ARTIGO DE OPINIÃO: Você faz a diferença
Marisa Lajolo
A escrita, os livros e a leitura estão
presentes em várias expressões que enchem nossa boca e nossos ouvidos. Quem é
que nunca ouviu a frase “o homem que lê vale mais”? Ou que gostaria
que sua vida ou a de alguém fosse um livro aberto? E qual mãe, depois
do almoço de domingo, não tem vontade de perguntar a todos da família onde
está escrito que cozinhar e lavar pratos é tarefa somente de
mulheres?
Às expressões acima somam-se tantas
outras... Puxe pela memória. Você vai se lembrar! Em todas elas, as palavras
leitura, escrita e livros têm sentido positivo. Atestam e passam recibo do
valor de uma pessoa, da transparência e inteligibilidade de um processo, da
forma escrita como determinadora ou, pelo menos, de influenciadora de normas e
comportamentos. No entanto, ouvimos a todo momento dizer que o brasileiro lê
pouco. E por que um povo que em tese não gosta de ler atribuiria tanto valor à
leitura a ponto de fazer dela e dos livros metáfora de valores construtivos?
Talvez a história não seja bem assim e a questão não esteja na quantidade de
romances, ficções e aventuras consumidos anualmente.
Pesquisas recentes sugerem que no
Brasil se lê, sim. Só que não os autores que deveriam ser os mais lidos e
os mais apreciados.
[...]
Marisa Lajolo.
Extraído do blog:
<bpmeuclidesdacunha.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html. In: Nova
Escola, dezembro de 2013. p. 14.
Fonte: Língua
Portuguesa – Caminhar e transformar – Aos finais do ensino fundamental – 1ª
edição – São Paulo – FTD, 2013. p. 244-7.
Entendendo o texto:
01 – Leia o verbete relativo
à palavra argumentar.
Argumentar
1 v.int. apresentar fatos, ideias, razões lógicas, provas etc. que
comprovem uma afirmação, uma tese [...] 2
t.i.int. apresentar ideias em objeção a outras ideias; entrar em controvérsia;
discutir, disputar [...]
Dicionário Eletrônico
Houaiss, 2009.
Podemos dizer que o texto de Marisa Lajolo utiliza argumentos? Explique sua resposta.
Sim, já que a
autora defende um ponto de vista.
02 – Para defender seu ponto
de vista sobre a relação entre a leitura e o brasileiro, Marisa Lajolo usa dois
argumentos principais. Quais são eles?
No dia a dia, o
brasileiro usa expressões ligadas à leitura; pesquisas mostram que o brasileiro
lê.
03 – Que relação a autora
estabelece entre a leitura e o uso de expressões a ela vinculadas?
A autora declara
que o uso de expressões típicas do campo semântico da leitura não estão
presentes à toa na fala dos brasileiros, e sim porque eles leem.
04 – No texto, a autora
exemplifica a presença da leitura na fala do brasileiro apresentando frases
comuns à nossa linguagem.
a) Leia novamente as frases sublinhadas.
“[...] Quem é que nunca ouviu a frase “o
homem que lê vale mais”? Ou que gostaria que a sua vida ou a
de alguém fosse um livro aberto? E qual mãe, depois do almoço de
domingo, não tem vontade de perguntar a todos da família onde
está escrito que cozinhar e lavar pratos é tarefa somente de mulheres?
A palavra livro foi usada no sentido próprio, do dicionário, como um objeto com folhas coladas?
Não. A palavra
livro não está no sentido denotativo, e sim no conotativo.
b) Com suas palavras, escreva o que significa cada uma dessas frases.
O homem que gosta de ler é mais interessante; a pessoa expõe sua
vida a todos, sem distinções; não há regras que determinem que cozinhar e lavar
sejam tarefas somente de mulheres.
c) Por que podemos dizer que “a vida é um livro aberto” constitui uma metáfora?
Porque há semelhança de significado entre livro e vida. A vida é
considerada como um livro em que todas as informações estão dispostas a quem
quiser ler.
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