domingo, 19 de junho de 2022

TEXTO: POUPAR É POSSÍVEL - ELAINE TOLEDO - COM GABARITO

 TEXTO: POUPAR É POSSÍVEL

                 Elaine Toledo

 Sempre dá para separar um dinheirinho para o futuro. Em sete passos fáceis, veja como:

1. Ande com um caderninho na bolsa e anote tudo o que gasta para saber para onde está indo seu dinheiro.

2. Se você não tem certeza de que conseguirá conter seus impulsos, deixe em casa cartões de crédito e cheques. Estabeleça um limite em dinheiro para carregar na carteira.

3. Planeje suas compras, todas elas, e pague apenas à vista.

4. Sempre pesquise preços e pechinche.

5. Só compre pela internet ou pelo telefone se for algo necessário, oferecido a um preço ótimo (a internet é um prato cheio para compradores compulsivos).

6. Passe longe das liquidações.

7. Pesquise pacotes econômicos para celular, telefone fixo, internet e TV a cabo.

 TOLEDO, Elaine. “Poupar é possível”. Revista Claudia. São Paulo, p. 83, fev. 2009.

 Bechara, Evanildo Bechara para concursos : ENEM, vestibular e todo tipo de prova de Língua Portuguesa / Evanildo Bechara; colaboração de Shahira Mahmud, Fatima Amendoeira Maciel. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

Compreensão do texto 

01. A frase do texto que traz somente marcas de linguagem formal é:

a.   “sempre dá para separar um dinheirinho”;

b.   “para saber para onde está indo seu dinheiro”;

c.   “sempre pesquise preços e pechinche”;

d.   “a internet é um prato cheio para compradores”;

e.   “pesquise pacotes econômicos para celular”.

 

02. A marca que indica uma preocupação com o paralelismo na construção de grande parte das frases do texto é:

a.   o início traz sempre uma forma verbal;

b.   o emprego de formas de imperativo;

c.   o apelo ao humor nas instruções;

d.   o uso de formas coloquiais de linguagem;

e.   a presença de testemunhos de autoridade.

03. A linguagem do texto ”Poupar é possível” é persuasiva, a intenção da autora é influenciar o comportamento do leitor, por isso a função da linguagem predominante é:

a)   Conativa, porque tenta “seduzir” o leitor a aceitar as ideias propostas pela autora.

b)   Poética, marcada pela presença de figuras de linguagem.

c)   Referencial, pois implica apenas informação.

d)   Fática, pelo envolvimento de frases reticentes.

e)   Metalinguística, porque usa a linguagem do cinema.

 

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