domingo, 26 de junho de 2022

NOTÍCIA(FRAGMENTO): BOTOX, LASER, PEELING, VAIDADES E BADALAÇÕES - MARCELLA CENTOFANTI - COM GABARITO

 Notícia: Botox, Laser, Peeling, vaidades e badalações

             Marcella Centofanti

Quem são os dermatologistas mais requisitados da cidade e o que eles oferecem aos clientes em busca de uma pele mais jovem e bela

        Na busca da beleza e da juventude, cada vez mais as paulistanas – e os paulistanos – estão batendo na porta do consultório de um tipo de especialista em medicina quase inexistente há poucos anos: os chamados dermatologistas cosmiátricos. Quem os procura sonha ter outra vez, sem recorrer ao bisturi, uma pele elástica, bela, com poucas rugas e tão jovem quanto possível. Mais baratos e menos doloridos que as plásticas, os procedimentos aplicados e ensinados retardam as intervenções cirúrgicas. Um dos mais populares, a toxina botulínica (conhecida como Botox), completa uma década de uso cosmético neste ano. São Paulo é um centro de referência no assunto. A cidade concentra 909 médicos da área, um quinto de todos os que trabalham no país. [...] Estão todos visivelmente ricos. Badalados, chegam a cobrar 360 reais por consulta, não trabalham com convênios e, ainda assim, os interessados podem esperar perto de um ano para ser atendidos. São vaidosos assumidos. Alguns, um pouco além da conta. Aparecem com tanta frequência que vários deles foram convocados para dar explicações ao Conselho Regional de Medicina. Seus consultórios, em endereços nobres da capital, são um espetáculo. Amplos e bem decorados, oferecem manobrista, copeiro, computador conectado à internet na sala de espera, bolachas e pipoca.

        [...].

Marcella Centofanti. Veja SP, ano 35, n° 12, 27 mar. 2002. p. 12.

Fonte: Português em outras palavras – 8ª série – Maria Sílvia Gonçalves – ed. Scipione – São Paulo, 2002. 4ª edição. p. 74-5.

Entendendo a notícia:

01 – A parte da notícia focalizada, embora não se refira à busca por cirurgiões plásticos, apresenta dois aspectos em comum com o gráfico que você analisou anteriormente. Quais?

      Os dois aspectos em comum são: Aumenta significativamente o número de pessoas que procura a medicina estética; Aumenta também o número de homens interessados em melhorar a aparência.

02 – Considere o número de médicos que atendem em São Paulo. Por que a concentração ocorre nessa cidade?

      Provavelmente, porque nessa cidade estão as pessoas que têm dinheiro para pagar o tratamento.

03 – É natural que esses especialistas também sejam vaidosos? Por quê?

      Sim. Eles precisam mostrar aos clientes que o tratamento oferecido é realmente eficaz e ser cobaias deles mesmos. Além disso, o fato de terem escolhido esse ramo da medicina já demonstra que se interessam pela aparência.

04 – Que explicações o Conselho Regional de Medicina poderia estar exigindo desses especialistas?

      Provavelmente, precisam explicar que seu interesse não é apenas estético e financeiro, mas que também pensam na saúde de seus pacientes. Afinal, são médicos e não estrelas da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário