sexta-feira, 14 de junho de 2019

TEXTO: AS INFLUÊNCIAS DO CINEMA NA SAÚDE - ELISA FERREIRA - COM GABARITO

Texto: As influências do cinema na saúde
                       
                Elisa Ferreira

        Cinema é local de lazer, entretanto, alguns filmes podem ser considerados danosos à saúde. Médicos australianos, após casos de desmaios e enjoos, advertiram os cidadãos do país de que o filme 127 Horas, não é indicado para algumas pessoas devido ao realismo da cena de uma mutilação. Além dele, alguns filmes como Babel e Tropa de Elite causaram reações em alguns telespectadores, devido ao nível de realidade em cena.
        Segundo Marisa Palácios, vice-diretora e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc-UFRJ), é possível que o sistema nervoso dos espectadores, ao se deparar com a realidade forçadamente, cause reações indesejáveis. Ela destaca, no entanto, que, para que saber mais sobre o assunto, é preciso um estudo aprofundado sobre os filmes e cada pessoa, avaliando faixa etária, sexo e histórico médico.
        Do ponto de vista psicológico, Marisa acredita que a reação que o filme provoca não é diferente da sensação diante de uma situação semelhante na vida cotidiana. Para ela, a censura seria algo negativo, já que não há censura para a realidade. “Poderíamos dizer que essas coisas sem dúvida fazem mal à saúde. Mas não é possível simplesmente não exibi-las, elas não deixam de acontecer”, expõe a vice-diretora do Iesc.
        Marisa ainda acredita que, apesar de algumas situações serem extremas e desconfortáveis, mesmo na vida real, apresentá-las no cinema é uma forma interessante de reflexão. 

        Filmes 3D

        Alguns especialistas questionam as exibições de tecnologia 3D, que acrescentam maior realidade às cenas. Os riscos são reduzidos quando os óculos, que tem a finalidade de transformar a ilusão da tela em 3D, são utilizados de maneira correta e sem grandes frequências. Além disso, a predisposição para algumas doenças, principalmente dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, náuseas e até vertigem são fatores importantes para o mal-estar causado ao longo da sessão.
        Marisa orienta para a higienização dos óculos: “qualquer coisa que se ofereça ao uso individual tem que ter padrões adequados de higienização, particularmente os óculos podem estar contaminados e produzir uma conjuntivite, por exemplo”. Algumas Secretarias de Saúde Brasileiras já se manifestaram a respeito da higiene do material e notificaram diversas salas de cinema para que façam a correta higienização dos óculos, mas, para isso, é necessária severa fiscalização.

Entendendo o texto:

01 – A reportagem é um texto que costuma apresentar a opinião de pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com o assunto. Essas pessoas, ao opinarem sobre os fatos, comumente empregam expressões indicadoras de intenção, sentimentos e/ou grau de envolvimento em relação ao conteúdo da informação. O sentido das expressões  é possível (2º parágrafo) e sem dúvida (3º parágrafo) no texto, é, respectivamente:
a)   Certeza – obrigação.
b)   Obrigação – permissão.
c)   Apreciação – proibição.
d)   Proibição – obrigação.
e)   Probabilidade - certeza.

02 – Os tempos verbais utilizados na reportagem podem denotar uma intenção do falante, e não o momento da ação. É o caso do futuro do pretérito. A forma verbal poderíamos (3º parágrafo) foi utilizada com a intenção de:
a)   Expor o ponto de vista de uma especialista.
b)   Tornar menos autoritária a afirmação.
c)   Mostrar compromisso com as influências do cinema na saúde.
d)   Revelar um posicionamento coletivo sobre o assunto.
e)   Convencer os leitores das influências maléficas do cinema na saúde.

03 – A alternativa em que a palavra ou a expressão destacada NÃO tem como referente no texto o que vem explicitado nos parênteses é:
a)   3º parágrafo: "Poderíamos dizer que essas coisas..." (Refere-se a "reações dos telespectadores".).
b)   1º parágrafo: "Além dele, alguns filmes..." (Refere-se a "o filme 127 Horas".).
c)   2º parágrafo: "Ela destaca, no entanto, que..." (Refere-se a "Marisa Palácios".).
d)   4º parágrafo: "...apresentá-las..." (Refere-se a "algumas situações".).
e)   2º parágrafo: "...para saber mais sobre o assunto..." (Refere-se à possibilidade de o sistema nervoso dos espectadores, ao se deparar com a realidade forçadamente, causar reações indesejáveis.).

04 – A reportagem é um texto predominantemente expositivo que costuma apresentar a opinião de pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com o assunto. Essas pessoas, ao opinar sobre os fatos, comumente empregam expressões indicadoras de intenção, sentimentos e ou grau de envolvimento em relação ao conteúdo da informação. É o caso das expressões “é possível” e “sem dúvida”. O que elas indicam no texto?
      São elementos modalizadores que indicam menor ou maior comprometimento do autor com as informações apresentadas, respectivamente.

05 – Os tempos verbais também podem denotar uma intenção do falante, e não o momento da ação. É o caso do futuro do pretérito. Por que a entrevista utilizou a forma “poderíamos” no 3° parágrafo?
      Para tornar menos autoritária a afirmação.

06 – As opiniões dos entrevistados podem ser apresentadas através do discurso indireto, como ocorre no 2° parágrafo, ou através do discurso direto.
a)   Qual sinal de pontuação está sendo usado no texto para separar o discurso direto?
    Aspas.

b)   Por que a inclusão desse recurso é importante nesse gênero textual?
O discurso direto na reportagem confere maior credibilidade às informações.

07 – Os pronomes pessoais são importantes elementos de coesão textual, podendo fazer referência a elementos do contexto extralinguístico/situacional e linguístico/textual. Indique a que se referem, na reportagem, os pronomes sublinhados a seguir:
a)   “Além dele, alguns filmes...” (1° parágrafo).
         “O filme 127 horas”

b)   Ela destaca, no entanto, que...” (2° parágrafo).
         “Marisa Palacios”

c)   “Para ela, a censura...” (3° parágrafo).
         “Marisa”

d)   “... elas não deixam de acontecer” (3° parágrafo).
         “Essas coisas”

e)   “... não exibi-las...” (3° parágrafo).
         “Essas coisas”

f)    “... apresenta-las...” (4° parágrafo).
         “Algumas situações”

08 – Além dos pronomes, expressões nominais também podem ter função referencial. Indique os referentes das expressões “essas coisas” e “o assunto”. Elas denotam sentido menos ou mais específico que seus referentes?
      “Essas coisas” possui referente implícito no texto, deduzido a partir das informações. Seriam as cenas realistas mostradas nos filmes, que podem causar reações indesejáveis nos espectadores. “O assunto” refere-se ao fato de que o sistema nervoso dos espectadores, ao se deparar com a realidade forçadamente, possa causar reações.

09 – As conjunções e locuções conjuntivas não só sintática, mas também semanticamente os segmentos textual. Além de ajudarem a estabelecer a coesão textual, muitas vezes, são pistas para perceber as intensões expressas no texto. Indique os sentidos produzidos por esses conectivos nos trechos a seguir:
a)   “Cinema é local de laser, entretanto, alguns filmes...” (1° parágrafo).
b)   “Ela destaca, no entanto, que...” (2° parágrafo).
      Demonstram que o jornalista deseja apresentar diferentes pontos de vista ao contrapor fatos: aspectos positivos e negativos do cinema (a) e resultado da pesquisa e necessidade de aprofundar os estudos (b).

10 – As preposições e locuções prepositivas também são importantes para o estabelecimento da coesão textual, exprimindo diferentes valores semânticos. Indique as circunstâncias introduzidas por elas nos trechos a seguir:
a)   Após casos de desmaios e enjoos” (1° parágrafo).
Tempo.

b)   Devido ao realismo da cena...” (1° parágrafo).
Causa.

c)   Sobre os filmes e cada pessoa” (2° parágrafo).
Assunto

d)   Para saber mais” (2° parágrafo)
Finalidade.

e)   Apesar de algumas situações serem extremas e desconfortáveis” (4° parágrafo).
         Oposição, contraste.

11 – Qual o objetivo do autor ao utilizar a expressão “vice-diretora e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (LESC-UFRJ)” (2° parágrafo. As virgulas poderiam ser retiradas? Explique.
      Tem função explicativa/informativa, principal característica da reportagem. Costuma materializar a intenção do produtor do texto de destacar alguma característica – no caso da reportagem, de apresentar as credenciais da entrevistada, que fazem com que seja aceita como “autoridade” no assunto. O termo deve ser separado, por vírgulas (travessões ou parênteses), do elemento a que se refere visto ser um esclarecimento complementar.

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