quinta-feira, 5 de abril de 2018

TEXTO: MACHISMO - LAÉRCIO ZANINI - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Machismo


    O texto abaixo foi publicado na seção “Cartas do leitor” da Folha de São Paulo de 30/8/00. Referida a um crime que teve repercussão na imprensa escrita e falada, esta carta dá uma notável demonstração de machismo e desprezo pelas mulheres.
     A recente morte violenta de uma jornalista choca a todos porque, nesse fato, o assassino foge ao perfil comum de tais tipos, mas certas situações que levam a isso aí, nos círculos milionários, meios artísticos, esportivos e de poder. Tudo porque o homem não aprende. Há milênios, gosta de passar aos demais uma imagem de eterna juventude e virilidade, posando com fêmeas muito jovens. Fingem acreditar que elas estão aí por amá-los. São poucas vezes atraídas pelo seu intelecto, e muitas pela fama, poder e dinheiro. A durabilidade de tais ligações, no geral, termina quando tal fêmea atinge seu objetivo. Pior ainda, quando essa fêmea mostra também intelecto e capacidade de sobrevivência sem seu protetor. Duro, triste, real.
                                               
                            (Laércio Zanini, Garça, SP).

Entendendo o texto:
a)     O texto usa, em relação às mulheres, um termo fortemente conotado, e lhes atribui um comportamento que as desqualifica. Transcreve uma frase em que o termo ocorre, associado à descrição de comportamentos que desqualificam as mulheres. Sublime o termo em questão na sua frase.
      “A durabilidade de tais ligações, no geral, termina quando tal fêmea atinge seu objetivo.” – O termo fêmea realça apenas o aspecto sexual, sugerindo que a mulher faz uso de sua sexualidade de forma interesseira.

b)     Quais os traços de caráter das mulheres em relação aos quais os homens deveriam se precaver, segundo o autor dessa carta?
      Segundo o autor da carta, os homens deveriam precaver-se contra o comportamento oportunista e interesseiro das mulheres, que seriam atraídas “pela fama, poder e dinheiro” muito mais do que pelo “intelecto” masculino.

 c)     A quem se refere o autor da cara, na frase “o homem não aprende”?
            O autor emprega um singular generalizante: “o homem não aprende” refere-se a todo homem, qualquer homem, equivalendo a “os homens não aprendem”. Trata-se de sinédoque (singular pelo plural).




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. com base nas resposta anterior , escreva uma pequena carta , com até 15 linhas , tomando Laércio Zanini como seu interlocutor e criticando as posições que ele adotou em seu cometário sobre as mulheres.

    preciso de uma carta...

    ResponderExcluir