terça-feira, 26 de dezembro de 2017

CRÔNICA:GOVERNAR - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

CRÔNICA: GOVERNAR
                          Carlos Drummond de Andrade

  Os garotos da rua resolveram brincar de governo. Escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
    --- Pois não, aceitou Martim. Daqui por diante vocês farão os meus exercícios escolares e eu assino. Januário pagará o meu lanche.
  --- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
  --- Cada um de vocês contribuirá com um real por dia para a caixinha do governo.
   --- E o que nós lucramos com isso? – perguntaram todos.
   --- Lucram a certeza de que têm um bom presidente. Eu separo as brigas, distribuo as tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
        --- Assim não vale. O presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
        --- Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
        Foi deposto, e dissolvida a República.
                                                                         Carlos Drummond de Andrade
01 – A ideia de governar, na visão do personagem presidente é governar:
(A) para o bem de todos.
(B) para ter privilégios.
(C) com seriedade.
(D) para o bem dos estudantes.
(E) para resolver os problemas do bairro.

02 – O nome do presidente escolhido é:
(A) Antônio.
(B) Joaquim.
(C) Marcos.
(D) Januário.
(E) Martim.

03 – Duas expressões ou palavras ressaltam situações do mundo infantil. São elas:
(A) exercícios escolares e lanches.
(B) serão multados e minha comitiva.
(C) escolher presidente e governar.
(D) contribuição financeira e serão multados.
(E) perderão o direito e cargo cheio de espinhos.

04 – No final da história, o presidente:
(A) resolveu o problema do lanche na escola.
(B) resolveu o problema dos exercícios escolares.
(C) conversou com os professores sobre os problemas dos alunos.
(D) foi retirado do cargo.
(E) viajou com sua comitiva.

05 – “...este cargo é cheio de espinhos.” O antônimo da expressão destacada é:
(A) ocupado.
(B) grosso.
(C) maciço.
(D) Vazio.
(E) contém muito.

06 – A palavra garotos, que aparece em “Os garotos da rua...” tem:
(A) duas sílabas.
(B) três sílabas.
(C) quatro sílabas.
(D) cinco sílabas.
(E) seis sílabas.

07 – A palavra Governar, que aparece no título do texto, tem:
(A) três vogais e três consoantes.
(B) três vogais e quatro consoantes.
(C) três vogais e cinco consoantes.
(D) quatro vogais e quatro consoantes.
(E) cinco vogais e cinco consoantes.

08 – Em “Pensam que ser presidente é moleza.”, as palavras destacadas apresentam, respectivamente, vocábulos:
(A) monossílabo e trissílabo.
(B) dissílabo e monossílabo.
(C) trissílabo e dissílabo.
(D) polissílabo e dissílabo.
(E) polissílabo e trissílabo.

09 – “Januário pagará o meu lanche.”. O termo grifado classifica-se como:
(A) substantivo comum.
(B) substantivo abstrato.
(C) substantivo próprio.
(D) substantivo composto.
(E) substantivo coletivo.

10 – Os garotos da rua resolveram brincar de governo.” O sinônimo para o termo destacado é:
(A) falar.
(B) trabalhar.
(C) conversar.
(D) levar a sério.
(E) divertir-se.

11 – Em: Os garotos estavam alegres, o termo grifado é:
(A) adjetivo.
(B) numeral.
(C) verbo.
(D) substantivo.
(E) artigo.

12 – A frase que apresenta um numeral cardinal é:
(A) Joaquim foi o último a chegar.
(B) O menino recebeu o triplo do que esperava.
(C) Cada garoto ganhará a metade de uma maçã.
(D) Para governar receberei dois mil reais.
(E) O primeiro colocado receberá um prêmio.

13 – A alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente é:
(A) saudade, limpeza e sujeito.
(B) saldade, limpeza e sugeito.
(C) saldade, limpesa e sujeito.
(D) saudade, limpesa e sugeito.
(E) saldade, limpeza e sujeito.

14 – A alternativa que apresenta a grafia correta é:
(A) chícara.
(B) caixa.
(C) próssimo.
(D) ezecutar.
(E) bondoza.

15 – O substantivo comum de dois gêneros é:
(A) menino.
(B) garoto.
(C) servente.
(D) professor.

(E) filho.

2 comentários: