CRÔNICA:
GOVERNAR
Carlos Drummond de Andrade
Os garotos da rua resolveram brincar de
governo. Escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de
todos.
--- Pois não, aceitou Martim. Daqui por
diante vocês farão os meus exercícios escolares e eu assino. Januário pagará o
meu lanche.
--- Com que dinheiro? – atalhou
Januário.
--- Cada um de vocês contribuirá com um
real por dia para a caixinha do governo.
--- E o que nós lucramos com isso? –
perguntaram todos.
--- Lucram a certeza de que têm um bom
presidente. Eu separo as brigas, distribuo as tarefas, trato de igual para
igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
--- Assim não vale. O presidente deve
ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos
vantagens.
--- Eu sou o presidente e não posso ser
igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e
perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser
presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
Carlos Drummond de Andrade
01 – A ideia de governar, na
visão do personagem presidente é governar:
(A) para o bem de todos.
(B) para ter
privilégios.
(C) com seriedade.
(D) para o bem dos
estudantes.
(E) para resolver os
problemas do bairro.
02 – O nome do presidente
escolhido é:
(A) Antônio.
(B) Joaquim.
(C) Marcos.
(D) Januário.
(E) Martim.
03 – Duas expressões ou
palavras ressaltam situações do mundo infantil. São elas:
(A) exercícios
escolares e lanches.
(B) serão multados e minha
comitiva.
(C) escolher presidente e
governar.
(D) contribuição financeira
e serão multados.
(E) perderão o direito e
cargo cheio de espinhos.
04 – No final da história, o
presidente:
(A) resolveu o problema do
lanche na escola.
(B) resolveu o problema dos
exercícios escolares.
(C) conversou com os
professores sobre os problemas dos alunos.
(D) foi retirado
do cargo.
(E) viajou com sua comitiva.
05 – “...este cargo é cheio
de espinhos.” O antônimo da expressão destacada é:
(A) ocupado.
(B) grosso.
(C) maciço.
(D) Vazio.
(E) contém muito.
06 – A palavra garotos,
que aparece em “Os garotos da rua...” tem:
(A) duas sílabas.
(B) três sílabas.
(C) quatro sílabas.
(D) cinco sílabas.
(E) seis sílabas.
07 – A palavra Governar, que
aparece no título do texto, tem:
(A) três vogais e três
consoantes.
(B) três vogais e quatro
consoantes.
(C) três vogais e
cinco consoantes.
(D) quatro vogais e quatro
consoantes.
(E) cinco vogais e cinco
consoantes.
08 – Em “Pensam que ser presidente
é moleza.”, as palavras destacadas apresentam, respectivamente,
vocábulos:
(A) monossílabo e
trissílabo.
(B) dissílabo e monossílabo.
(C) trissílabo e dissílabo.
(D) polissílabo e dissílabo.
(E) polissílabo e
trissílabo.
09 – “Januário pagará
o meu lanche.”. O termo grifado classifica-se como:
(A) substantivo comum.
(B) substantivo abstrato.
(C) substantivo
próprio.
(D) substantivo composto.
(E) substantivo coletivo.
10 – Os garotos da rua
resolveram brincar de governo.” O sinônimo para o termo destacado é:
(A) falar.
(B) trabalhar.
(C) conversar.
(D) levar a sério.
(E) divertir-se.
11 – Em: Os garotos estavam
alegres, o termo grifado é:
(A) adjetivo.
(B) numeral.
(C) verbo.
(D) substantivo.
(E) artigo.
12 – A frase que apresenta
um numeral cardinal é:
(A) Joaquim foi o último a
chegar.
(B) O menino recebeu o triplo
do que esperava.
(C) Cada garoto ganhará a
metade de uma maçã.
(D) Para governar
receberei dois mil reais.
(E) O primeiro colocado
receberá um prêmio.
13 – A alternativa em que
todas as palavras estão escritas corretamente é:
(A) saudade,
limpeza e sujeito.
(B) saldade, limpeza e
sugeito.
(C) saldade, limpesa e
sujeito.
(D) saudade, limpesa e
sugeito.
(E) saldade, limpeza e
sujeito.
14 – A alternativa que
apresenta a grafia correta é:
(A) chícara.
(B) caixa.
(C) próssimo.
(D) ezecutar.
(E) bondoza.
15 – O substantivo comum de
dois gêneros é:
(A) menino.
(B) garoto.
(C) servente.
(D) professor.
(E) filho.
👏👏
ResponderExcluirMuito ruin
ResponderExcluir