sábado, 2 de dezembro de 2017

ATIVIDADES DE SUJEITO E PREDICADO PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

ATIVIDADES DE SUJEITO E PREDICADO
Sujeito
        Em uma oração (frase e que é obrigatória a presença de um verbo), o sujeito é aquele termo que está presente e nos informa alguma coisa. É aquele que faz a ação.
        Ele atua como uma espécie de suporte para o predicado, que informa o que foi feito pelo sujeito.
Predicado
        O predicado nada mais é do que aquilo que se fala do sujeito. Existem três tipos de predicado: verbal, nominal e verbo-nominal.

ATIVIDADES - Sujeito e Predicado

01 – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) Sujeito
(2) Predicado

(1) A Terra gira suavemente.
(2) Godofredo é muito engraçado.
(1) Os testes foram cancelados.
(2) Os atletas ficaram felizes e emocionados

(1O carro bateu no muro.
(2) A maionese estava vencida.
(2) Todo o sorvete derreteu.
(1) Eu recebi uma boa notícia.
(1) A ovelha fugiu do cercado.
(2) A lâmpada caiu no chão da sala.
(1) Os animais fugiram do circo.

02 – Separe os sujeitos e predicado das orações abaixo:

a)  Os jovens gostam de aventuras.

Sujeito: Os jovens
Predicado: gostam de aventuras.

b) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.
Sujeito: O ônibus escolar
Predicado: chegou cedo no ginásio.

c) Ariana e Luana saíram de férias.
Sujeito: Ariana e Luana
Predicado: saíram de férias.

d) Os animais foram bem cuidados no zoológico.
Sujeito: Os animais
Predicado: foram bem cuidados no zoológico.

e) A arara e o papagaio são duas aves brasileiras.
Sujeito: A arara e o papagaio
Predicado: são duas aves brasileiras.

f) O palhaço paçoquinha vive no Circo da Alegria.
Sujeito: O palhaço paçoquinha
Predicado: vive no Circo da Alegria.

03 – Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: 
Papai e mamãe – Tistu – Nós – A veterinária –
                     Ziraldo – Os livros
a)   Ziraldo é o autor do livro O menino Maluquinho
b)   Tistu é o Menino do dedo verde.
c)   Nós vamos iniciar o período de avaliações.
d)   Papai e mamãe são minha família.
e)   A veterinária cuidou do meu cachorrinho.
f)    Os livros me levam a lugares incríveis.

04 – Sublinhe o sujeito das frases:
a) Uma fêmea caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora.
b) O jogador está machucado.
c) O macaco comeu todas as bananas.
d) A professora ensinou sujeito e predicado.
e) A Terra gira em torno do Sol.
f) Os lavradores preparam a terra.

05 – Complete as frases com um sujeito adequado:
a) _____________ caiu do coqueiro.
b) ________________latiu a noite inteira!
c) ________________é uma mãe dedicada.
d) __________________foram ao circo.
e) _________________sabe toda a matéria da prova.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Sublinhe o predicado das frases:
a) As crianças estão abandonadas.
b) O cachorro é amigo do homem.
c) Meus primos estão morando longe da cidade.
d) O sol estava muito forte.
e) Raul gosta muito de sorvete.
f) Rafaela, Manuela e Roberta estão esperando a enfermeira.



11 comentários:

  1. Atividade maravilhosa. .Apresentei aos meus alunos eles adoraram

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , estou fazendo uma atividade dessas hj é não sei a resposta me ajudou muito 😘

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada ajudou mtt kkkkk eu n sei de nada

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por dividir conosco tuas atividades.

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei a atividade muito boa, mas o item D da segunda questão me deixou com dúvidas na resposta. O sujeito não seria inexistente, pois o verbo haver é impessoal?
    Grata

    ResponderExcluir
  6. legal,pena que tenho que copiar então
    BOLSONARO �� ��1️⃣7️⃣
    BOLSOMITO

    ResponderExcluir
  7. Obrigado vocês mim ajudará muito vocês são top. @laura_pereirahh aí meu Instagram vão lá é aberto

    ResponderExcluir