EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA
01 – Indique os elementos
mórficos das seguintes palavras:
(Quando não existe vogal
temática, o radical coincide com o tema).
a)
Disséssemos.
Radical:
diss
Vogal
temática: -e
Tema:
disse.
Desinência
do pretérito imperfeito do subjuntivo: -sse.
Desinência
da 1ª pessoa plural: -mos.
b)
Gostavam.
Radical:
gost
Vogal
temática: -a
Tema:
gosta.
Desinência
do imperfeito do indicativo: -va
Desinência
da 3ª pessoa plural: -m.
c)
Igualdade.
Radical:
Igual
Tema:
Igual
Sufixo:
-dade
d)
Pensamento.
Radical:
Pens
Vogal
temática: -a
Tema:
Pensa
Sufixo:
-mento
e)
Arredamentos.
Radical:
Arred
Vogal
temática: -a
Tema:
arreda
Sufixo:
-mento
Desinência
de número: -s
f)
Infelizmente.
Radical:
Feliz
Tema:
Feliz
Prefixo:
In
Sufixo:
-mente.
02 – Destaque os sufixos das
seguintes palavras:
Barbearia, bronquite,
ciclista, escorregadio, opúsculo,
civilizar, paralizar,
Férreo, vidraceiro,
comodamente, marquesa, mesinha,
pazinha.
03 – Com auxílio de sufixos
adequados, derive adjetivos de:
Anel: anelado.
Círculo: circulante. Cone: cônico.
Esfera: esférico.
Ovo: ovular. Face: faceta.
Estrela: estrelar.
Barba: barbeiro. Guerra: guerreiro.
Cólera: colérico.
Ferrugem: ferrugento. Riso: risonho.
Primavera: primaveril. Índio: indígena.
04 – Dê os adjetivos
terminados em –eo,
correspondentes aos substantivos abaixo:
Corpo: corpóreo. Ouro: áureo. Mármore: marmóreo.
Sangue: sanguíneo.
Osso: ósseo. Neve: níveo.
Enxofre: sulfúreo. Chumbo: plúmbeo. Prata: argênteo
Fogo: ígneo. Rosa: róseo. Cinza: cinéreo.
05 – Usando sufixos e
prefixos, substitua as expressões destacadas por palavras equivalentes:
a)
Fidel Castro discursou duas horas sem interrupção.
Fidel
castro discursou duas horas ininterruptamente.
b)
Pouco
a pouco ela foi merecendo nossa confiança.
Gradativamente ela foi merecendo nossa confiança.
c)
Ele desenhou a metade de um círculo no caderno.
Ele
desenhou um semicírculo no caderno.
d)
No cinema, eles sentaram-se quase na última fila.
No
cinema, eles sentaram-se penúltima.
e)
O jogador praticou a falta com premeditação.
O
jogador praticou a falta premeditadamente.
06 – Faça o exercício usando
os sufixos.
a)
Esta toalha não pode ser lavada.
Esta
toalha não é lavável.
b)
Eis ai uma zona de pântanos.
Eis
ai uma pantanosa.
c)
O pão parecia transformado em pedra.
O pão
parecia petrificado.
d)
A planilha poderia ser executada.
A
planilha era exequível, executável.
07 – Forme cognatos
(palavras com mesmo radical) a partir das palavras.
a)
Cruz: cruzada,
cruzeiro, crucifixo, cruzado.
b)
Amigo: amizade,
amigável, amigado.
c)
Pedra: pedregulho,
pedreira, pedreiro, empedrado.
08 – Qual é o item incorreto quanto à classificação dos
elementos mórficos dos verbos a seguir?
a)
Desenganar
(vogal temática)
b)
Desengane
(desinência modo-temporal)
c)
Desengano (vogal temática)
d)
Desenganemos
(desinência número-pessoal).
09 – Em cada uma das
palavras seguintes ocorre um prefixo latino. Identifique-o e escreva o seu
significado.
a)
Desrespeito: Des –
negação.
b)
Exportação: Ex – para
fora.
c)
Infiel: In – negação.
d)
Injetar: In – para
dentro.
e)
Retroagir: Retro –
movimento para trás.
10 – Por meio de sufixos
adequados, derive verbos das seguintes palavras:
a)
Central: centralizar h) Barba: barbear.
b)
Forte: fortalecer. i) Guerra: guerrear.
c)
Análise: analisar. j) Amarelo: amarelar.
d)
Prega: pregar. l) Riso: rir.
e)
Braço: bracejar. m) Ameno: amenizar.
f)
Flor: florear/florir n) Salto: saltar.
g)
Estrela: estrelar. o) Fértil: fertilizar.
11 – Numere as palavras da
coluna da esquerda de acordo com a significação do sufixo:
(2) Frondoso. (1)
Naturalidade.
(4) Homicídio. (2)
Abundância.
(5) Apendicite. (3) Diminuição.
(6) Parlamentarismo. (4) Crime.
(1) Peruano. (5)
Inflamação.
(3) Flautim. (6)
Sistema.
12 – (FUVEST) Os versos envelhecer, enegrecer e apodrecer
são formados com prefixos e sufixos, tendo como base o radical de velho, negro e pobre,
respectivamente. Dê verbos formados pelo mesmo processo, com o radical das
palavras ferver, alto, condente, voar.
Efervescer, enaltecer, encandescer,
esvoaçar.
13 – (MAUÁ) Siga o modelo:
Curar = curável, incurável.
a)
Ler = legível,
ilegível.
b)
Eleger = elegível,
inelegível.
14 – (UFGO) Na frase “Ela
tem um quê misterioso”, o processo
de formação da palavra destacada chama-se.
a)
Composição.
b)
Aglutinação.
c)
Justaposição.
d)
Derivação imprópria.
e)
Parassíntese.
15 – (FEI) Há exemplo de
palavra formada por prefixação em:
a)
Romaria.
b)
Caipira.
c)
Gibeira.
d)
Pensamento.
e)
Desaventos.
16 – (FEI) Assinale a
alternativa correta em relação à formação da palavra:
a) Vinagre
– derivação parassintética.
b) Girassol
– composição por aglutinação.
c) Realismo
– derivação prefixal.
d) Deter
– derivação prefixal.
e) Planalto – composição por aglutinação.
17 – (FUVEST) Assinale a
alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação.
a)
Readquirir / predestinado / propor.
b)
Irregular / amoral / demover.
c)
Remeter / conter / prever.
d)
Irrestrito / antípoda / prever.
e)
Dever / deter / antever.
18 – (UF VIÇOSA) Assinale a
alternativa em que a palavra grifada pertence à classe dos substantivos:
a)
O médico louco
disse que no hospício não havia telefone.
b)
De médico e de louco, todo mundo tem um pouco.
c)
Sou louco
por ti, América!
d)
Ele parecia completamente louco.
e)
A cidade julgava o prefeito louco.
19 – (MAUÁ) Substitua as
expressões em destaque por adjetivo correspondente:
a)
Voo de pomba: columbino.
b)
Punição de lei: legal.
20 – (FACESP/FECAP) Assinale
o item que apresenta o adjetivo incorreto
relacionado ao substantivo:
a)
Lácteo – leite.
b)
Hepático – fígado.
c)
Pluvial – rio.
d)
Bélico – guerra.
e)
Nenhum deles.
21 – Dê o feminino de:
a)
Elefante: elefanta. f) Pavão: Pavoa.
b)
Monge: monja. g) Rajá: rani.
c)
Cão: cadela. h) Zangão: abelha.
d)
Anão: anã. i) Hóspede: hóspeda/hóspede.
e)
Charlatão: charlatã.
22 – Preencha a lacuna das
seguintes frases com o respectivo feminino:
a)
O embaixador e a embaixatriz
estavam no aeroporto.
b)
O cavalheiro e a dama
dançavam alegremente no salão.
c)
O cavaleiro e a amazona
participam dos torneios de Barretos.
d)
O espião e a espiã
foram barrados na entrada do prédio.
e)
O profeta, a profetisa,
o poeta, a poetisa estavam na festa de
Baco.
23 – Complete as frases
abaixo com os seguintes coletivos: miríades, matilha, hordas, século, tropilha,
alcateia, caravana, baixela, renques, chorrilho, legião.
a)
A caravana
foi atacada por uma alcateia de lobos
famintos.
b)
No século
V, a Europa foi invadida por hordas de
bárbaros.
c)
Entre os renques
de árvores floridas revoavam miríades de
insetos zumbidores.
d)
A água-marinha guia a tropilha pelos descampados.
e)
A baixela
era de fino lavor.
f)
Quando te entusiasmas, dizes um chorrilho de disparates.
g)
Os caçadores açulavam a matilha contra a caça.
h)
À noite, no espaço, vinha a negra legião de sombras espargindo.
24 – Dê o significado de:
a)
O cabeça: chefe. d) O grama: peso.
b)
O cura: pároco. e) O lente: professor.
c)
O língua: intérprete. f) O rádio: aparelho.
25 – (FUVEST) Complete os
espaços em branco com o ou a, conforme o gênero do
substantivo destacado:
a)
Desta vez o
eclipse da Lua será apenas parcial.
b)
Uma gorjeta e o empregado lhe conseguiu o champanhe.
c)
A sentinela sofria nas mãos do seu
capitão.
d)
Apesar da ameaça, não explodiram a dinamite.
e)
É possível que se libere o lança-perfumes
para o carnaval.
26 – Flexione no plural:
a)
Mês: meses. h) Sol: sóis.
b)
Canil: canis. i) Álbum: álbuns.
c)
Caráter: carácteres. j) Projétil: projéteis.
d)
Rês: reses. l) Sal: sais.
e)
Espécime: espécimes. m) fã: fãs.
f)
Hífen: hifens. n) Túnel: túneis.
g)
Réptil: répteis. o) Mal: males.
27 – (FEI-SP) Qual o
substantivo de grau normal?
a)
Animalzinho.
b)
Carinho.
c)
Peixinho.
d)
Cachorrinho.
28 – (FUVEST) Esse
doutorzinho não acerta um diagnóstico sequer! O diminutivo de doutor revela:
a)
Tamanho.
b)
Intensidade.
c)
Ironia.
d)
Forma.
e)
N.D.A.
29 – Complete com o adjetivo
derivado do substantivo dos parênteses:
a)
Atravessamos as ruas caóticas de São Paulo (caos).
b)
Seus bilhetes eram versados numa linguagem lacônica (lacônia).
c)
Os ratos são animais daninhos (danos).
d)
Todos temiam seus ditos ferozes (feroz).
e)
O diretor era um homem fleumático (fleuma).
30 – Diga os graus dos
adjetivos:
a)
A intemperança não é menos funesta que a
preguiça.
Comparativo de inferioridade.
b)
As abelhas são tão operosas quanto as
formigas.
Comparativo de igualdade.
c)
O homem é o pequeníssimo bicho da terra, de
que fala o Camões.
Superlativo absoluto sintético.
d)
Os mais arrojados em falar são ordinariamente
os menos profundos em saber.
Superlativo relativo de superioridade e inferioridade.
31 – Preencha as lacunas com
o superlativo absoluto sintético erudito dos adjetivos entre parênteses.
a)
Paula era uma amiga simpaticíssima (simpática)
b)
Notabilíssimos (notáveis)
sábios rendem homenagem ao Deus altíssimo / supremo (alto).
c)
“Um dever amaríssimo!”
(Amargo). Machado de Assis.
32 – Classifique a palavra melhor nos exemplos abaixo:
(1)
Comparativo de superioridade de bom.
(2)
Superlativo relativo de bom.
(3)
Comparativo de superioridade de bem.
(1) A
água é a melhor das bebidas.
(3) Sabe isto melhor do que eu.
(2) Seu plano é melhor do que o meu.
33 – (FEI-SP) Assinale o
grau correto do adjetivo completa na
frase:
“... que me deu ao corpo a
mais completa imobilidade”.
a)
Superlativo absoluto sintético.
b)
Comparativo de superioridade.
c)
Superlativo absoluto analítico.
d)
Superlativo relativo.
e)
N.D.A.
34 – (FMU-SP) Nas orações:
“Este livro é melhor do que aquele” e “Este livro é mais lindo que aquele”, há
os graus comparativos:
a)
Superioridade, respectivamente
sintético e analítico.
b)
Superioridade, ambos analíticos.
c)
Superioridade, ambos sintéticos.
d)
Relativo.
e)
Superlativo.
35 – (FMU-SP) Assinale a
única alternativa em que se encontram as formas corretas do superlativo erudito
dos adjetivos: soberbo, malévolo e magro.
a)
Soberbíssimo, malevolíssimo, magérrimo.
b)
Magríssimo, malevoléssimo, soberbílimo.
c)
Soberbíssimo, malevolentíssimo,
macérrimo.
d)
Soberbérrimo, magrílimo, malevolentérrimo.
e)
Magérrimo, superbérrimo, malevolentílimo.
36 – (UFPB) Em “A torre é muito alta”, a expressão em negrito é:
a)
Superlativo relativo de superioridade
b)
Superlativo absoluto sintético.
c)
Comparativo de superioridade.
d)
Superlativo absoluto analítico.
e)
Comparativo relativo.
37 – (CTA/COMPUTAÇÃO-SP) As
expressões um homem sábio e clima salubre ficarão
corretas com o adjetivo no superlativo absoluto sintético erudito:
a)
Um homem sabidíssimo e clima salubríssimo.
b)
Um homem sapientíssimo e clima
salubérrimo.
c)
Um homem muito sábio clima muito salubre.
d)
Um homem sabidíssimo e clima salubridíssimo.
e)
N.D.A.
38 – (CTA/COMPUTAÇÃO- SP) Os
superlativos sintéticos eruditos de negro,
veloz e bom são, respectivamente:
a)
Negríssimo, velocíssimo, ótimo.
b)
Nigérrimo, velocíssimo, ótimo.
c)
Nigérrimo, velocíssimo, boníssimo.
d)
Negríssimo, velocíssimo, boníssimo.
e)
N.D.A.
39 – (PUCCAMP-SP) Se a altíssimo corresponde alto, a celebérrimo, libérrimo, crudelíssimo, humílimo, paupérrimo,
respectivamente, há de corresponder:
a)
Célebre, libero, cruel, úmido, pobre.
b)
Célebre, livre, cru, úmido, pobre.
c)
Célebre, livre, cruel, humilde, pau.
d)
Célebre, livre, cruel, humilde,
pobre.
e)
Célebre, livre, cru, humilde, pobre.
40 – (FUVEST) Assinale a
frase incorreta, quanto à flexão do grau adjetivo:
a)
Que tristezas são mais ruins que as
nossas?
b)
A proposta era mais boa do que má.
c)
A proposta era mais má do que boa.
d)
Minha casa é mais grande do que pequena.
41 – (UEPG-PR) Assinale a
alternativa em que o superlativo entre parênteses não se refere ao adjetivo:
a)
Alto (supremo).
b)
Doce (dulcíssimo).
c)
Mau (péssimo).
d)
Pequeno (ínfimo).
e)
N.D.A.
42 – (FUVEST-SP)
a)
Dê o numeral correspondente a três vezes
maior e o correspondente a três vezes menor.
Três
vezes maior: triplo.
Três
vezes menor: um terço.
b)
A palavra primeiro é um ordinal. Dê o ordinal
correspondente a 1.075:
Milésimo septuagésimo quinto.
43 – (PUCCAMP-SP) Os
ordinais referentes aos números 80, 300, 700, 900 são, respectivamente:
a)
Octagésimo – trecentésimo – septingentésimo –
nongentésimo.
b)
Octogésimo – trecentésimo –
septingentésimo – nongentésimo.
c)
Octingentésimo – tricentésimo – septuagésimo
– nonagésimo.
d)
Octogésimo – tricentésimo – septuagésimo –
nongentésimo.
e)
N.D.A.
44 – (uf Juiz de Fora - MG)
Marque o emprego incorreto do
numeral:
a) Século III (três)
b) Página
102 (cento e dois)
c) 80°
(octogésimo)
d) Capítulo
XI (onze)
e) X
tomo (décimo).
45 – (VUNESP-SP) Assinale o
caso em que não há expressão numérica
de sentido indefinido:
a)
Ele é o ducentésimo colocado.
b)
Quer que veja este filme pela milésima vez.
c)
“Na guerra meus dedos disparam mil mortes.”
d)
“A vida tem uma só entrada; a saída é por cem
portas.”
e)
N.D.A.
46 – (UEM-PR) O numeral
aparece registrado de forma incorreta
na alternativa:
a)
Só duzentas gramas de queijo?
b)
Na página cento e dois encontrarás as
respostas.
c)
Em que ano nasceu o papa Pio Décimo?
d)
O artigo 10 diz que...
e)
Interromperam a novela depois do trigésimo
capítulo.
47 – (FMU-SP) Triplo e
tríplice são numerais:
a)
Ordinal o primeiro e multiplicativo o
segundo.
b)
Ambos ordinais.
c)
Ambos cardinais.
d)
Ambos multiplicativos
e)
Multiplicativo o primeiro e ordinal o
segundo.
48 – Complete as frases
abaixo com o pronome eu ou
com o pronome mim.
a)
Não podia vir até mim.
b)
Sem ti e mim,
os alunos não conseguiriam as respostas.
c)
Ela não revelará o segredo sem eu pedir.
d)
Voltou-se contra você e mim.
e)
Foi tão bom para mim
receber esta notícia.
f)
Disse para eu
tomar conta da criança direitinho.
g)
Vim embora porque não havia nada de interessante
para eu fazer.
h)
Todos pediram para eu ficar lá.
i)
Para mim,
voltar para a festa seria impossível.
j)
Para eu
passar nos exames, tive de estudar bastante.
k)
Será impossível para mim,
entrar na faculdade.
l)
Elas deram os documentos para eu guardar.
m)
Os documentos foram enviados para mim.
49 – (CEFET-PR) Complete com
a forma pronominal adequada:
a)
Carlos, querem falar com você (com você/consigo).
b)
Rose, é melhor levar a bolsa com você (consigo/com você), pois podem roubá-la.
50 – (ITA-SP) O pronome de
tratamento usado para cardeais é:
a)
Vossa Santidade.
b)
Vossa Magnificência.
c)
Vossa Eminência.
d)
Vossa Reverendíssima.
e)
N.D.A.
51 – (UNESP-SP) Aponte a
letra em que o se dá apenas a
ideia de reflexibilidade.
a)
Não se dorme naquele hotel.
b)
Falam-se verdades, brincando.
c)
Fique, não se vá.
d)
Você se alegra com minha presença?
e)
N.D.A.
52 – (UFPG-PR) Onde estão os
livros? – Colocaram-nos na estante.
O pronome em destaque
pertence à:
a)
Primeira pessoa do plural.
b)
Segunda pessoa do plural.
c)
Terceira pessoa do plural.
d)
A e B estão corretas.
e)
Todas as alternativas estão corretas.
53 – Escreva nos parênteses
os números correspondentes às espécies dos pronomes.
(1)
Pessoais. (4)
Indefinidos.
(2)
Possessivos. (5) Relativos.
(3)
Demonstrativos. (6) Interrogativos.
(3) Isto é muito importante.
(4)Todos a olhavam curiosos.
(1) Não o maltratei.
(5) São pessoas a quem quero bem.
(2) Guarde o que é seu.
(6) Que lhe dirá ele?
54 – Classifique a palavra um dos exemplos seguintes:
(1)
Artigo indefinido.
(2)
Pronome indefinido.
(3)
Numeral.
(1) O que um faz, todos aprovam.
(3) Não lhe sobrou um só real.
(2) Lutou como um herói.
55 – Classifique os
pronomes:
(S) Pronome substantivo.
(A) Pronome adjetivo.
a) (S) Algo a incomoda?
b) (S) Acreditam em tudo o que dizem.
c) (A) Cada questão vale meio ponto.
d) (S) Encontrei quem pode conversar
comigo.
e) (A) Certos meninos gostam de
conversar.
f) (A) Há muita bagunça na sala.
56 – (FEI-SP) Indique o
sentido da palavra toda nas duas
frases abaixo:
a)
“Toda
vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.” (Manuel
Bandeira).
Advérbio de tempo (quando).
b)
“Imaginava-se em carne viva, toda vermelha.” (Graciliano Ramos).
Advérbio de modo (inteira).
57 – Dê os substantivos
cognatos de verbos seguintes:
a)
Incumbir: Incumbência. e) Abster-se: abstenção/abstinência.
b)
Admoestar: Admoestação. f) Deter: detenção.
c)
Pretender: pretensão. g) Entreter-se: entretenimento.
d)
Avassalar: avassalado.
58 – Escreva nos espaços o
presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos entre parênteses:
a)
A História restaura
o passado (restaurar).
b)
Farei tudo para que os dois se reconciliem (reconciliar).
c)
Alguns se vangloriam
do que não fizeram (vangloriar).
d)
Estouram os
morteiros e espocam os foguetes
(estourar/espocar).
e)
É preciso que se averigue
a causa e se obvie o ml
(averiguar/obviar).
f)
Peço-te que não afrouxes
o passo nem interceptes o de ninguém
(afrouxar/interceptar).
g)
Aconselho-os a que viajem amiúde, para que lhe ampliem
seus conhecimentos (viajar/ampliar).
h)
Ele gesticula
e vocifera contra os que lhe impugnam as opiniões
(gesticular/vociferar/impugnar).
59 – Dê as pessoas pedidas:
a)
Taquigrafar – 3ª pessoa singular presente
indicativo.
Taquigrafa.
b)
Deliciar – 2ª pessoa plural imperativo
afirmativo.
Deliciai vós.
c)
Pretender – 2ª pessoa plural imperativo
negativo.
Não pretendai vós.
d)
Distinguir – 2ª pessoa plural imperativo
afirmativo.
Destingui vós.
60 – Dizer a voz dos verbos
(ativa/passiva/reflexiva):
a)
Laranjas eram vendidas a três por dois. Ativa.
b)
Os abusos, como os dentes, nunca se arrancam
sem dores. Reflexiva.
c)
Os moradores entreolharam-se decepcionados. Reflexiva.
d)
Quem nunca comeu melado, quando come, se
lambuza. Ativa.
e)
A cidade estava citiada pelo exército romano.
Passiva.
61 – Eu trabalho na cidade. Eu trabalhei
na cidade. Eu trabalharei até mais
tarde.
Das formas verbais grifadas,
quais são rizotônicas?
Somente a
primeira: eu trabalho na cidade.
62 – Qual o tempo verbal
usado para indicar uma ação passada em relação a outra ação passada?
Mais – que –
perfeito.
63 – Assinale a correta:
“Brasil, ame-o ou deixe-o”.
a)
Os verbos estão no modo indicativo.
b)
Há um verbo no imperativo e outro no
indicativo.
c)
Os dois verbos estão no modo
imperativo.
d)
Há um verbo na primeira e uma na segunda
conjugação.
e)
Há uma forma verbal arrizotônica.
64 – O modo verbal na
primeira e uma na segunda conjugação.
a)
Subjuntivo.
b)
Indicativo.
c)
Imperativo.
d)
N.D.A.
65 – Numa das alternativas,
há formas rizotônicas. Assinale-a:
a)
Virei/respeitou/estava.
b)
Comprando/negociou/virou
c)
Conto/entra/imagina.
d)
Pensou/tossindo/fazia.
e)
Respondi/serrar/elogiando.
66 – (FEI-SP) Passe a frase
para a 2ª pessoa do singular:
“Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro
amanhã; venha (...)”
“Meu caro Dom
Casmurro, não cuides que o dispenso do teatro amanhã; vem (...)”.
67 – (FEI-SP) Na expressão “Deus
te favoreça!”, substitua o verbo favorecer por:
a)
Abençoar: Deus te
abençoe.
b)
Ouvir: Deus te ouça.
c)
Proteger: Deus te
proteja.
68 – (FUVEST) Coloque na
forma adequada os verbos entre parênteses:
a)
Ficarei feliz se você manter a calma.
Ficarei feliz se você mantiver a calma.
b)
Quando ele intervir na disputa, foi
inábil.
Quando ele interveio na disputa, foi inábil.
69 – (PUC-RS) Assinale a
opção que preenche corretamente os pontilhados:
Se o ..........., ............ –lhe que
não procure.
a)
Vir, dize
b)
Vir, diga.
c)
Virem, dizei.
d)
Vires, dize.
e)
Ver, dize.
70 – (UFPR) Qual é o período
gramaticalmente incorreto quanto à
forma do verbo no particípio?
a)
As luzes estão acesas.
b)
O motorista tinha soltado o volante.
c)
Havia expulsado o chefe de sua casa.
d)
A conta foi pagada pelo irmão.
e)
Tenho aceitado dinheiro.
71 – (MACK-SP) Assinale a(s)
alternativa(s) correta(s) quanto ao
emprego da forma verbal e some os valores:
1 – Faça o possível, estuda
bem a prova.
2 – Se vieres ao colégio,
trazes meu livro.
4 – Age com calma, não te importes com os exageros.
8 – Saia de casa e anda um
pouco todo dia.
16 – Não esqueça nunca tuas
obrigações.
32 – “Ame o teu próximo como
a ti mesmo”.
72 – (FAAP) Diga em que forma
se encontram os verbos abaixo:
a)
Deixando: gerúndio.
b)
Sentido: particípio.
73 – (FUVEST) ............
em ti, mas nem sempre ............ dos outros.
a)
Creias – duvides.
b)
Crê – duvidas.
c)
Creias – duvidas.
d)
Creia – duvide.
e)
Crê – duvides.
74 – Substitua as locuções
grifadas pelos advérbios correspondentes:
a)
A máquina trabalha sem interrupção: ininterruptamente.
b)
O homem repreendeu com aspereza o menino: asperamente.
c)
Agiu com
precipitação e sem reflexão: precipitadamente / irrefletidamente.
d)
O rapaz falou com coragem: corajosamente.
e)
Ele falou com clareza para os populares: claramente.
f)
O artista toca e canta ao mesmo tempo: simultaneamente.
75 – Complete as frases
abaixo com os advérbios derivados das palavras entre parênteses:
a)
Discutia-se calorosamente
(calor).
b)
O morro desabou fragorosamente
(fragor).
c)
O juiz o condenou inexoravelmente
(inexorável).
d)
Certos remédios agem lentamente (lento).
76 – (FAZLES-SP) Assinale a
função morfológica de caro em “Ele
vendeu caro as mercadorias.”
a)
Substantivo.
b)
Adjetivo.
c)
Advérbio.
d)
Pronome.
e)
Preposição.
77 – (PUC-SP) “De manhazinha
ensinaram que .......” A expressão adverbial expressa:
a)
Diminutivo com valor afetivo.
b)
Aumentativo com valor afetivo.
c)
Diminutivo com valor superlativo.
d)
Locução adverbial com valor modal.
e)
Locução adverbial com valor de situação.
78 – (PUC-SP) Empregue
corretamente os advérbios onde e aonde nas lacunas:
a)
“Aonde
o jegue me quiser levar, nós vamos, porque estamos indo é com Deus! (...)
Guimarães Rosa.
b)
“Todos sabem nesta cidade onde e o Oratório de Pedra” (...) Manuel A. Almeida.
79 – (FUVEST) Na passagem:
“... apresentando o inventário tão-somente
a casinha do povoado”, classifique tão-somente sob o ponto de vista gramatical.
Expressão
denotativa de restrição.
80 – (PUC-MG) Assinale a
alternativa em que o termo destacado tem valor de advérbio:
a)
Achei-o meio triste, com o ar abatido.
b)
Não há meio
mais fácil de estudar.
c)
Só preciso de meio metro dessa renda.
d)
Encarou-nos esboçando um meio riso.
e)
Ele caiu bem no meio do jardim.
81 – Destaque os advérbios
ou locuções adverbiais que se apresentam no seguinte texto:
“Ele já
andava meio desconfiado vendo as fontes
minguarem. E olhava com desgosto a
brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. Agora, confirmavam-se as suspeitas.” Graciliano
Ramos.
82 – Preencha os parênteses
segundo os advérbios:
a)
Advérbio de tempo.
b)
Advérbio de lugar.
c)
Advérbio de dúvida.
d)
Advérbio de modo.
e)
Advérbio de intensidade.
(d) Ele achou melhor ir embora.
(e) Estivemos bastante satisfeitos
com os resultados.
(a) Amanhã será um novo dia.
(b) Os estudantes acamparam logo
adiante.
(c) Possivelmente sua carreira tomará
novo rumo.
83 – Indique o tipo de
relação que há nas preposições em destaque nas seguintes frases:
a)
Relação de lugar.
b)
Relação de modo.
c)
Relação de causa.
d)
Relação de instrumento.
e)
Relação de finalidade.
f)
Relação de tempo.
(f) Não o vejo desde a primavera.
(a) Chegou até a beira da calçada.
(d) Viajarei de carro, odeio avião.
(c) Separaram-se por desconfiança.
(b) Acompanhamos o relato com curiosidade.
(e) Aqui não existe espaço para estes animais.
84 – Assinale a alternativa
em que a preposição estabeleça a mesma relação que no modelo.
Modelo: Criaram-na a pão-de-ló.
a)
Desejamos tudo de bom a você.
b)
A
julgar por esses resultados, tudo está arruinado.
c)
Feriram-na a pedradas.
d)
Andava a
colher algumas flores no jardim.
e)
Ao
escurecer, estaremos de volta.
85 – Classifique as
conjunções coordenativas de acordo com os seguintes modelos:
a)
Relação de adição.
b)
Relação de oposição.
c)
Relação de alternância.
d)
Relação de conclusão.
e)
Relação de explicação.
(a) Não vieram ao churrasco nem mandaram notícias.
(c) Era amor, ou era ódio.
(e) Ela deve ser famosa, pois todos falam dela.
(b) O lugar era inóspito, mas podia alojar todos.
(d) Saiu daqui faz pouco tempo, portanto não deve ter chegado.
86 – Assinale a alternativa
em que a conjunção se iguala ao modelo:
Modelo: Tudo aconteceu como eles queriam.
a)
Como me
atrasei, perdi o metrô.
b)
Andava tão ligeiro como uma lebre.
c)
Subiu para o quarto como um foguete.
d)
Como
escorregou, caiu.
e)
Ficou surpresa como esperávamos.
87 – Indique o tipo de
relação existente entre as seguintes conjunções subordinativas:
1)
Relação de causa.
2)
Relação de condição.
3)
Relação de consequência.
4)
Relação de tempo.
5)
Relação de finalidade.
(1) Estamos racionalizando água porque está em extinção.
(5) Ande sempre com extintor no carro
para que não seja multado.
(3) Havia tanta gente no elevador, que mal dava para respirar.
(2) Caso você queira viajar, faça uma poupança.
(4) Ficamos na festa até que todos fossem embora.
88 – (PUC-Rio) Sublinhe a
palavra que completa corretamente a sentença:
a)
Ao fim das investigações, a verdade emergiu tudo ficou bem esclarecido.
(Emergiu/imergiu).
b)
Incrivelmente, todas as nossas petições foram
deferidas (diferidas / deferidas).
c)
Não é absolutamente aceitável que se discriminem pessoas por religião, sexo ou cor.
(Descriminem/discriminem).
d)
Para que todos viajem
bem confortáveis, vamos alugar um ônibus maior. (Viagem/viajem).
89 – (ITA-SP) Dadas as
sentenças:
1)
Meu pai é corço e não salvadorenho.
2)
Confesso que ela é uma pessoa indefessa.
3)
O passo da cidade é revestido de mármore.
Constatamos que está(estão) correta(s):
a)
Apenas a sentença 1.
b)
Apenas a sentença 2.
c)
Apenas a sentença 3.
d)
Todas as sentenças.
e)
N.D.A.
90 – (OBJ-SP) Assinale a
alternativa cujas palavras preenchem corretamente as colunas:
Foi preso em ........., na ocasião do
............., por haver ........... o regulamento do .................
a)
Flagrante – acidente – infringido –
tráfego.
b)
Fragrante – incidente – inflingido – tráfico.
c)
Fragrante – acidente – infringido – tráfego.
d)
Flagrante – acidente – inflingido – tráfico.
e)
Flagrante – incidente – infringido – tráfego.
91 – (UCPR) Assinale a opção
em que há correspondência de significado:
a)
Retificar – corrigir.
b)
Surtir – abastecer.
c)
Infringir – transgredir.
d)
Espiar – observar.
e)
Fruir – desfrutar.
92 – (ITA-SP) Dadas as
afirmações:
I – Discriminar –
destrinçar, separar, discernir.
II – Ruço – forma incorreta
de russo quando este significa grisalho, pardacento.
III – Peão – espécie de
brinquedo.
Constatamos que está(ão) correta(s):
a)
Apenas a afirmação I.
b)
Apenas a afirmação II.
c)
Apenas a afirmação III.
d)
Todas estão corretas.
e)
N.D.A.
93 – (FUVEST) A .........
cientifica do povo levou-o a ............. de feiticeiros os ............. em
Astronomia.
a)
Insipiência – tachar – expertos.
b)
Insipiência – taxar – expertos.
c)
Incipiência – taxar – espertos.
d)
Incipiência – tachar – espertos.
e)
Insipiência – taxar – espertos.
94 – (UNITAU-SP) Complete as
orações a seguir escolhendo um dos vocábulos indicados e numerados entre
parênteses, para completar o sentido correto das mesmas:
I – ...........o erro, o
documento foi aceito. (1) Ratificado, (2) Retificado.
II – O jovem portou-se com
......... e boas maneiras. (3) descrição, (4) discrição.
III – Não tenho capacidade
para conversar com pessoa tão ..........(5) iminente, (6) eminente.
IV – O ............ é tão
intenso na época de férias que preferimos andar a pé. (7) tráfego, (8) tráfico.
V – Se as leis forem
..........., as penalidades serão aplicadas. (9) infringidas, (10) infligidas.
a) 1 –
4 – 6 – 8 – 10.
b) 2 –
3 – 5 – 7 – 10.
c) 2 – 4 – 6 – 7 – 9.
d) 1 –
4 – 5 – 8 – 9.
e) 1 –
3 – 5 – 8 – 9.
95 – (UFMA) Indique os
homônimos ou parônimos, cujas significados estão trocados:
a) Cínico (relativo à China), sínico (desavergonhado).
b) Laço
(nó), Iasso (cansado).
c) Assento
(banco), acento (sinal gráfico).
d) Tacha
(prego), taxa (imposto).
e) Arrolhar
(pôr rolha), arrulhar (som emitido pelos pombos).
96 – (UNAMA) Assinale as
opções em que as formas dos homônimos / parônimos estão corretas e some os valores:
1 – Conhecemos o imérito
professor que comprou a chácara.
2 – As reprimendas não
surtiram efeito no ladrão que foi prescrito da comunidade.
4 – Não deves delatar os
colegas que não compareceram à cessão de educação física.
8 – Onde ele chegará tão
apressado? Está faltando bom censo.
16 – A discrição do
vestibulando trouxe elogios vultuosos.
32 – O monge rezava em sua
sela com ar insosso.
64 – No cumprimento do dever, o guarda infligiu uma multa
severa.
97 – (UNIV. Est.
Londrina-PR) “O programa de incentivo
à agricultura atenderá os agricultores, sem ônus da parte deles.”
Assinale a alternativa que pode
substituir os termos destacados, sem alterar o sentido da frase:
a) Estímulo
– sobrecarga.
b) Fomento
– desgaste.
c) Exortação
– prejuízo.
d) Financiamento – obrigação.
e) Desenvolvimento
– juros.
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