domingo, 3 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): PRA VOCÊ - PAULA FERNANDES - COM GABARITO

Música(Atividades): Pra Você

                                    Paula Fernandes
Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada
Eu quero ser pra você
A confiança, o que te faz
Te faz sonhar todo dia
Sabendo que pode mais

Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz, a melodia capaz
De fazer você dançar
Eu quero ser pra você
A Lua iluminando o Sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor

Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você
Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada

Eu quero ser pra você
A confiança, o que te faz
Te faz sonhar todo dia
Sabendo que pode mais e mais e mais
Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz, a melodia capaz
De fazer você dançar

Eu quero ser pra você
A Lua iluminando o Sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor
Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você

Se eu vivo pra você
Se eu canto pra você
Pra você
Eu quero ser pra você
A Lua iluminando o Sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor

Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você
Eu quero ser pra você
Eu quero ser pra você
Pra você.

Interpretação da canção:

01 – Nos versos:
“Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada.”

A cantora utiliza que figura de linguagem?
      Podemos perceber a utilização da metáfora, pois o eu lírico se compara com um “Clarão que traz o dia.”

02 – Que temática a canção aborda?
      O desejo do eu poético ser a felicidade da pessoa amada, como podemos confirmar nos versos: “E a cada novo sorriso teu / Serei feliz por amar você.”

03 – O que busca o eu lírico durante toda a música?
      Durante toda a música ela busca fazer o seu amado feliz, pois ela quer ser: alegria, clarão do dia, confiança, a lua iluminando o sol, enfim ser sua paz.

04 – A que gênero literário pertence a música “Pra você”?
a)   Lírico (expressa sentimentos);
b)   Narrativo (narra-se uma história);
c)   Dramático (interpretam-se diálogos).

05 – Com suas palavras explique os versos “Eu quero ser pra você a alegria de uma chegada?”
      Ela quer ser uma emoção sem explicação, uma alegria única de reencontro.

06 – O eu lírico menciona várias palavras que deseja ser para a pessoa amada. Identifique-as.
      Quer ser: a alegria, o clarão do dia, a confiança, o encontro inesperado, o arrepio de um beijo, a Lua iluminando o sol, os braços abertos, enfim ser sua paz.

07 – Ao desejar ser tais palavras, esse eu lírico demonstra ser uma pessoa com quais qualidades?
      Ser bondosa, carinhosa, meiga, sensível, educada e completamente apaixonada.

08 – Explique a diferença entre sentido denotativo e sentido conotativo a partir do verso “Eu quero ser pra você a lua iluminando o sol”.
      O sentido aqui é conotativo, ou seja, metafórico, pois denotativo seria no sentido puro da palavra (dicionário) e aqui é figurativo.

09 – Qual o gênero musical dessa canção? Que indícios te levaram a sua resposta?
      Gênero musical; Sertanejo. Pelo ritmo, padrão estético e sonoro.

10 – A cantora Paula Fernandes, antes de se tornar famosa, participou de uma novela da rede globo de televisão chamada:
a)   Uga, Uga, de Carlos Lombardi.
b)   Vale Tudo, de Gilberto Braga.
c)   As filhas da mãe, de Silvio de Abreu.
d)   América, de Glória Perez.
e)   Desejo Proibido, de Walter Negrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário