terça-feira, 5 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): AMADO - VANESSA DA MATA - COM GABARITO

Música(Atividades): Amado

                               Vanessa da Mata

Como pode ser gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós, gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém

Peço tanto a Deus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus

Sinto que você é ligado a mim
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais

É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer

Sinto absoluto o dom de existir
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina

É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você.

Entendendo a canção:

01 – Na canção, as frases: “Como pode ser gostar de alguém / E esse tal alguém não ser seu.”, por que isso aconteceu?
      Porque esse alguém é casado, por isso não podem estar juntos.

02 – Pela estrutura, linguagem e temática desta canção, podemos classifica-la como formal ou informal?
      Informal.

03 – A música apresenta um eu lírico (uma voz interior) que expressa suas emoções. Como podemos descrever a personalidade dessa pessoa?
      Ela vive um “drama” porque ela é contra viver a divisão no relacionamento e se recusa a perder o parceiro, está com a autoestima baixa, carente e sem forças para dar um basta neste relacionamento.

04 – Qual o objetivo do eu lírico ao escrever essa canção?
      Contar a história de uma amor proibido que deseja esquecer, mas quando pede a Deus só de pedir lembra.

05 – Você concorda com a postura do eu lírico? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Nos versos: “Peço tanto a Deus / Para lhe esquecer / Mas só de pedir me lembro.”, que figura de linguagem encontramos?
      Antítese.

07 – O que a autora quis nos dizer nos versos: “Minha linda flor / Meu jasmim será.”?
      Minha linda flor, meu jasmim será, os melhores beijos serão seus (sonha com os beijos que jamais deu em mais ninguém e que guarda para essa pessoa especial).


Um comentário: