quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

MODELO DE RELATÓRIO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

SUGESTÃO DE RELATÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


É uma aluna capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola e com base nos objetivos propostos e observação diária foi possível observar que apresenta interesse e gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdo específico. Teve desenvolvimento satisfatório compreendendo o processo de ensino aprendizagem reconhecendo as diferentes linguagens: verbal não-verbal musical gráfica, plástica, como meio de produzir, se expressar, comunicar suas ideias e interpretar atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Desta forma, a aluna tem conhecimento básico dos conteúdos do ensino fundamental, já que sabe usar seus conhecimentos internalizados por meio das diversas interpretações de textos, assim expandindo suas possibilidades de uso da linguagem e também a capacidade de análise crítica. Colabora na construção de regras para o bom convívio em grupo relacionando-se amigavelmente com professor e demais.

A aluna teve um aproveitamento rentável nas aulas que assistiu de ______ à ______ assimilou os conteúdos que foram trabalhados em sala, como nas interpretações de texto. Nas atividades orais teve um progresso significativo, em ortografia teve bom desempenho nas construções com padrões simples, nasalizações, uso do nome próprio e aplicações do mesmo. Quanto a parte gramatical, conhece e emprega acentos, encontros de vogais e consoantes, mostrou-se interessada nas resoluções da atividades trabalhadas em sala realizando-as e sanando dúvidas com auxílio da professora.

Associa um termo ou expressão a seu referente texto, identifica o conflito gerador do enredo ou outros elementos que constroem a narrativa, reconhece as diferentes linguagens: oral- literários: - cordel, causos, texto dramático – Imprensa: Entrevista, debates e depoimentos; Divulgação Científica – exposição, palestras, publicidade: Propaganda reconhecendo os efeitos de sentido obtidos a partir do tratamento da sonoridade ou da linguagem figurada. Tem domínio da norma padrão – Classes gramaticais. Quanto ao ensino através do texto, conhece a diversidade de gêneros e como meio de produzir, expressar, comunicar suas ideias e interpretar, atende assim a diferentes intenções e situações de comunicação; requisitos básicos do ensino fundamental. Sabe usar os conhecimentos internalizados com os conhecimentos adquiridos por meio da pratica de sala de aula para expandir suas possibilidades de uso da linguagem através da interpretação de textos, produção textual, desta forma ampliando a capacidade de análise crítica.

Durante o período letivo demonstrou interesse nos temas abordados apresentando bom aproveitamento. Apresenta responsabilidade, assiduidade e comprometimento diário com as atividades escolares, além de solicitude junto aos colegas e professores. No desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade apresenta avanços significativos. Lê com fluência textos diversos (contos, poesias, fábulas, quadrinhos, crônicas, reportagens e outros) com boa pontuação e entonação. Apresenta boa interpretação e oralidade desenvolvida. Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos. Nas atividades de ortografia tem bom desempenho nas construções com padrões simples, nasalizações, uso do nome próprio e aplicações do mesmo. Quanto a parte gramatical, conhece e emprega acentos, encontros de vogais e consoantes, classifica as palavras e reconhece as classes gramaticais, sendo assim está apta a continuar seus estudos.

O referido aluno demonstra interesse nos temas abordados, participa questionando e expondo sua opinião de forma sempre coerente com o que está sendo passado, dispõe de competência discursiva e linguística para comunicar-se em interações próprias das relações sociais de seu dia-a-dia e também na escola com colegas e professores. Reconhece a diferentes linguagens para interpretar textos comunicar suas ideias e desta forma atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Reconhece e classifica as classes gramaticais nos diferentes textos em diversas situações, uma vez que, o ensino da gramática é fundamental para que seja capaz de dominar a norma padrão da língua. Nas atividades orais teve um progresso significativo, mostrou-se mais interessado nas resoluções da atividades trabalhadas em sala realizando-as e sanando as dúvidas com auxílio da professora. Desta forma se encontra apto a dar seguimento aos seus estudos.

A referida aluna frequentou algumas aulas desta disciplina, é uma aluna capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola e com base nos objetivos propostos e observação diária foi possível observar que a aluna apresenta interesse e gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdo específico. Colabora na construção de regras para o bom convívio em grupo relacionando-se amigavelmente com professor e demais. Quanto ao ensino-aprendizagem tem domínio da leitura e interpretação de diversos textos, desenvolve habilidade de redigir e reconhece, classifica e aplica as classes gramaticais nos diferentes tipos de situações.

A referida aluna frequentou as aulas no período de ______ à _______ e com base nos objetivos propostos e observação diária foi possível observar que a aluna apresenta interesse e gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdo específico. Gênero dos substantivos. Caça palavras. Leitura de texto, tipos de frases, verbos adjetivos. Atividades gêneros dos substantivos e sua forma correta de escrever e de identificá-los como os epiceno, comum de dois, sobrecomum. Caça palavras focado nas dificuldades de leitura de cada aluno. Leitura de texto com as atividades voltadas para os verbos e adjetivos que o mesmo apresenta. Texto Anúncio de vendas, Ortografia em r x z x ch Caça palavras com SS. Localizar no texto a mensagem sugerida pelo escritor. Reproduzir um semelhante. Identificar nas palavras o forma correta de redigir com s,x.z.ch. localizar no caça palavras as questões com SS.- Texto: O rabo da raposa. Leitura, interpretação e discussão sobre o Tema: Vaidade. - Ortografia - Usando J ou G nas palavras. Adivinhas: O que é, o que é - Produção Textual - Descrição e Narração. Leitura, interpretação e discussão sobre o tema vaidade do texto: O rabo da raposa. Atividades no caderno sobre o uso ortográfico de J ou G. Adivinhas: o que é, o que é - Produção Textual sobre a descrição da escola, sendo feito um tour pela escola para depois produzir o texto descritivo. - Produção Textual Narração: Conte um fato ocorrido a caminho da escola. Fábula: O cão e a carne - Leitura, interpretação e discussão sobre a moral da história. - Atividades de gramática- Hiato e Tritongo - Pesquisa e recorte de revistas sobre Tritongo. Leitura, interpretação da Fábula: O cão e a carne com discussão sobre a moral da história. Atividades de gramática- hiato e tritongo. Pesquisa e recortes de revistas sobre tritongo e colagem no caderno. A língua em foco - Anedota - O pai do Joãozinho- Leitura e Interpretação - Caça-palavras com encontros consonantais. - Pesquisa e colagem de palavras com ditongo. A escrita, leitura e interpretação da anedota: O pai do Joãozinho. Discussão sobre o relacionamento de alunos e professores. Através do caça-palavras identificar os encontros consonantais. Pesquisa e colagem de palavras com ditongos. Quanto ao ensino-aprendizagem a aluna tem domínio da leitura e interpretação de diversos textos, desenvolve habilidade de redigir e reconhece, classifica e aplica as classes gramaticais nos diferentes tipos de situações.
A referida  aluna frequentou as aulas desta disciplina no período de _____ à _____ e com base nos objetivos propostos e na observação diária foi possível observar que  apresenta interesse  associando um termo ou expressão a seu referente texto, identifica o conflito gerador do enredo ou outros elementos que constroem a narrativa, reconhece as diferentes linguagens: oral- literários: - cordel, causos, texto dramático – Imprensa: Entrevista, debates e depoimentos; Divulgação Científica – exposição, palestras, publicidade: Propaganda reconhecendo os efeitos de sentido obtidos a partir do tratamento da sonoridade ou da linguagem figurada. Tem domínio da norma padrão – é participativa e teve gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdo específico. Colabora na construção de regras para o bom convívio em grupo relacionando-se amigavelmente com professor e demais. Nas atividades orais teve um progresso significativo, mostrou-se mais interessada nas resoluções da atividades trabalhadas em sala realizando-as e sanando as dúvidas com auxílio da professora.

O aluno teve um aproveitamento rentável nas aulas que frequentou, assimilou os conteúdos que foram trabalhados em sala ,como nas interpretações de texto, e na identificação das classes gramaticais .Nas atividades orais teve um progresso significativo , pois tem uma certa timidez mostrou-se mais interessado nas resoluções da atividades trabalhadas em sala realizando-as e sanando as dúvidas com auxílio do professor.

Com base nos objetivos propostos e observação diária foi possível observar que o aluno apresenta interesse e gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdo específico. Colabora na construção de regras para o bom convívio em grupo relacionando-se amigavelmente com professor e demais. Quanto ao ensino-aprendizagem o aluno tem domínio da leitura e interpretação de diversos textos, desenvolve habilidade de redigir e reconhece, classifica e aplica as classes gramaticais nos diferentes tipos de situações, desta forma está apto para ser aprovado para série seguinte.

Demonstra interesse nos temas abordados, participa questionando e expondo sua opinião de forma sempre coerente com o que está sendo passado. A aluna dispõe de competência discursiva e linguística para comunicar-se em interações próprias das relações sociais de seu dia-a-dia e também na escola com colegas e professores. Reconhece a diferentes linguagens para interpretar textos comunicar suas ideias e desta forma atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Reconhece e classifica as classes gramaticais nos diferentes textos em diversas situações, uma vez que, o ensino da gramática é fundamental para que a aluna seja capaz de dominar a norma padrão da língua. Desta forma se encontra apta a dar seguimento aos seus estudos.

 É um aluno capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola e com base nos objetivos propostos e observação diária foi possível observar que o aluno apresenta interesse e gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdo específico. Colabora na construção de regras para o bom convívio em grupo relacionando-se amigavelmente com professor e demais. Quanto ao ensino-aprendizagem tem domínio da leitura e interpretação de diversos textos, desenvolve habilidade de redigir e reconhece, classifica e aplica as classes gramaticais nos diferentes tipos de situações, desta forma deve dar seguimento aos estudos.

Teve desenvolvimento satisfatório compreendendo o processo de ensino-aprendizagem reconhecendo as diferentes linguagens: verbal não-verbal musical gráfica, plástica, como meio de produzir, se expressar, comunicar suas ideias e interpretar atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Desta forma, o aluno tem conhecimento básico dos conteúdos do ensino fundamental, já que sabe usar seus conhecimentos internalizados por meio das diversas interpretações de textos, assim expandindo suas possibilidades de uso da linguagem e também a capacidade de análise crítica.



Um comentário:

  1. 2 ELABORACAO DO TEXTO
    A partir dos itens que você escreveu no planejamento, labore um texto unico, utilizando a norma padrão
    da lingua. Por se tratar de um relatório de pesquisa, procure ndo utilizar a primeira pessoa do singularul
    no seu texto, mas sim a primeira
    Qm puder me ajuda pvr

    ResponderExcluir