segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): DEUS E EU NO SERTÃO - VICTOR E LÉO - COM GABARITO

Música(Atividades): Deus e Eu No Sertão

                                        Victor e Léo
Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão
Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão

Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir
Deus e eu no sertão

Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão

Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão
Não há solidão

Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina

De volta pra casa
Queima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão
Deus e eu no sertão.

Entendendo a canção:
01 – Qual a temática apresentada pela música?
      Trata da felicidade que é viver no sertão.

02 – Em algum momento da história a vida no campo foi como a música diz?
      Sim. Até as décadas de 1960 à 1970.

03 – Ocorreram transformações no campo? Qual?
      Sim. A mecanização do campo.

04 – Que tipo de sentimentos a música despertou em você?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Você vê a vida no campo, conforme relata a música?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como você vê a relação do eu lírico com Deus na letra?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Observe o trecho da música “Deus e eu no sertão”:
      “Das horas não sei
       Mas vejo o clarão
       Lá vou eu cuidar do chão.”
a)   No verso: “Das horas não sei”, a frase se encontra em que ordem?
Ordem indireta.

b)   Reescreva o verso acima na ordem direta.
Não sei das horas.

c)   A ordem indireta é mais ou menos sonora do que a direta?
A ordem indireta é mais sonora.

08 – Releia a seguinte estrofe, e explique com suas palavras o que você entendeu do verso destacado:
      “Casa simplesinha
       Rede pra dormir
       De noite um show no céu
       Deito pra assistir.”
      Resposta pessoal do aluno.

a)   No verso: “casa simplesinha”, o diminutivo negritado, significa que se trata de uma casa suja, desorganizada, mal cuidada? Explique.
Não. Significa uma casa pobre, simples e não tem nada a ver com mal cuidada.

09 – Como se caracteriza o eu lírico da música “Deus e eu no sertão?”
      Ele se caracteriza como uma pessoa feliz, pois no sertão ele encontra a paz, vive com humildade, admirando a natureza, sendo que o trabalho no campo é prazeroso e diante desta calmaria ele sente a presença divina “Deus”, por isso não sente solidão.

10 – A música faz descrições de lugares:
a)   Como são caracterizados os lugares na música?
São caracterizados poeticamente, pois vive perto da mata; do ribeirão; dorme na rede; a terra é sua inspiração; vai à missa e tem um violão.

b)   Como se sente o eu lírico diante desse quadro?
Se sente feliz com a calmaria no sertão, onde sente a presença Deus, por isso nunca está sozinho.

11 – Apesar da canção “Deus e eu no sertão” não ser um texto árcade ela possui características bem próximas do Movimento Literário Arcadismo. Identifique na música versos que ilustrem as seguintes características árcades:
a)   Valorização da vida no campo (fugere urbem) - Fugir da cidade.
A música fala de uma vida simples, longe da correria das grandes metrópoles.

b)   Simplicidade (aurea mediocritas).
Uma casa simplesinha, uma rede pra dormir e um fogão de lenha.

c)   Proximidade com a natureza.
Mostra os elementos da natureza como: o sol a lua e as estrelas e o contínuo contato do homem com a natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário