Música(Atividades): Bola de
Meia, Bola de Gude
Milton Nascimento
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.
Entendendo
a canção:
01 - Qual é o gênero do texto?
a) Uma narração
b) Um poema
c) Um anúncio
d) Uma propaganda
02 – Quantas estrofes aparecem no texto? Quantos versos o texto possui
ao todo?
São seis estrofes. E vinte e nove versos.
03 – Quais estrofes possuem mais
versos? Quantos versos as compõem?
A
primeira, a segunda, a quarta, a quinta e a sexta estrofe. São cinco versos.
04 – Qual estrofe possui menos versos?
Quantos versos a compõe?
A
terceira. Possui quatro versos.
05 – Releia a primeira estrofe. O que o autor quis dizer?
a) Que as crianças gostam muito
dele, por isso o ajudam.
b) Que em sua casa tem uma
criança que está sempre o ajudando.
c) Que em seu coração mora uma criança que o ajuda nas
dificuldades.
06 – O que o autor quis dizer com os
versos abaixo? Marque a alternativa correta.
a) Que há uma bruxa
fazendo bruxarias para ele.
b) Que nas dificuldades o menino que
vive em seu coração o ajuda.
c) Que há um menino morando com a
bruxa.
07 – Releia a terceira estrofe e
responda: Quais as coisas que o compositor acha que sempre devem existir?
Amizade, palavra, respeito, caráter,
bondade, alegria e amor.
08 – Releia a quarta estrofe. O que o
autor não consegue aceitar?
Qualquer sacanagem ser coisa normal.
09 – Todas as frases a seguir
correspondem a momentos em que, segundo o texto, o autor pode contar com o
apoio do menino que existe dentro dele, EXCETO:
a) Quando o adulto balança.
b) Quando o adulto fica triste.
c) Quando o adulto fraqueja.
d) Quando o adulto joga bola de
gude.
10 – Parafraseando a letra
da música Bola de meia, bola de gude, em que Milton Nascimento nos recorda que
há um menino / há um moleque / morando sempre [em nosso] coração / toda vez que
o adulto balança / ele vem para [nos] dar a mão, é fundamental refletir sobre o
respeito por este menino moleque e suas formas de produzir cultura, a entender
como é, e como são vistas as crianças e suas produções artísticas.
Sobre o trabalho com Artes
no contexto escolar, avalie as asserções abaixo:
I – Uma estratégia de ensino
da arte precisa provocar os alunos sem impor limites estéticos, sem limitar o
uso de cores, formas, traçados ou qualquer padronização.
II – Uma estratégia de
ensino da arte deve partir do pressuposto de que há como educar sem considerar
o aluno por inteiro, sua cultura, necessidades, experiências, gosto e desejos.
III – Uma estratégia de
ensino da arte deve contemplar meramente os mais renomados artistas, pois o
contexto cultural da criança poder ser pouco interessante.
IV – Uma estratégia de
ensino da arte necessita propor atividades de memorização, coordenação motora e
repetição para que os alunos avancem.
É correto apenas o que se
afirma em:
a)
I e IV.
b)
III e IV.
c)
I, II e III.
d)
I e II.
e)
I, II, III e IV.
11 – O “eu poético” é um
adulto que diz ter uma criança habitando seu coração. Em que momento da vida do
adulto a criança se faz presente?
Toda vez que o adulto balança, ou seja,
diante de problemas, desafios e da tristeza.
12 – Que referências do
texto dizem respeito ao mundo da criança?
“Bruxa”, “Bola de meia e bola de gude.”
13 – Releia estes versos:
“Há um passado no meu presente / Um sol bem quente lá no meu quintal.”
a)
Como você explica a expressão destacada?
Que o menino que ele foi um dia, ainda está presente nele adulto.
b)
Com base nesse raciocínio, qual o significado
do segundo verso da dessa questão?
O sol quente simboliza o calor, o aconchego, a proteção e também a luz. A referência a esse ambiente remete a ideia de segurança e proteção.
14 – O “eu poético” diz
“Pois não posso, não devo, não quero / Viver como toda essa gente insiste em
viver.”
a)
Quem é “essa gente” a quem ele se refere?
Ele diz que não vai deixar de ser alegre, deixar o menino que vive
nele morrer.
b)
Ao dizer “não posso, não devo, não quero”, o
“eu poético” assume uma atitude diante das coisas que lhe considera erradas.
Como ele quer viver?
Ele quer viver acreditando nas coisas bonitas como: amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor.
15 – O que o menino
representa para o adulto nessa canção?
O menino representa nós mesmos na forma
mais pura r livre de toda a bagagem negativa que nós adquirimos ao longo dessa
vida de ilusões eu somos ensinados a viver.
16 – Pode-se dizer que o
menino também representa para o adulto um amigo, aquele em quem ela busca apoio
em sua caminhada pela vida? Explique.
Sim. Pois na canção percebe que quando o
adulto passa por dificuldades chama o menino para ampará-lo, dando-lhe força e
coragem.
OBRIGAADAAA!
ResponderExcluirPenso que a questão 13 B, pode ter mais uma outra resposta... a 14 B também... penso que houve falha na diagramação das respostas pois a resposta da 14B é na veradade, a resposta da 13 B:
ResponderExcluir"O sol quente simboliza o calor, o aconchego, a proteção e também a luz. A referência a esse ambiente remete a ideia de segurança e proteção."
Uau
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