segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): ESTADO VIOLÊNCIA - TITÃS - COM GABARITO

Música(Atividades): Estado Violência

                                                      Titãs
Sinto no meu corpo
A dor que angustia
A lei ao meu redor
A lei que eu não queria
Estado Violência
Estado Hipocrisia
A lei não é minha
A lei que eu não queria
Meu corpo não é meu
Meu coração é teu
Atrás de portas frias
O homem está só

Homem em silêncio
Homem na prisão
Homem no escuro
Futuro da nação
Homem em silêncio
Homem na prisão
Homem no escuro
Futuro da nação

Estado Violência
Deixem-me querer
Estado Violência
Deixem-me pensar
Estado Violência
Deixem-me sentir
Estado Violência
Deixem-me em paz

Estado Violência
Deixem-me querer
Estado Violência
Deixem-me pensar
Estado Violência
Deixem-me sentir
Estado Violência
Deixem-me em paz

Estado Violência
Deixem-me querer
Estado Violência
Deixem-me pensar
Estado Violência
Deixem-me sentir
Estado Violência
Deixem-me em paz.

Entendendo a música:
01 – Quais instrumentos você consegue identificar na introdução da música?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual a posição do autor da música em relação ao Estado e seu poder sobre a sociedade? Explique.
      Apresenta um indivíduo para quem o Estado, autoritário e violento, é indiferente a sua vontade.

03 – Relacione a Ditadura Militar aos seguintes versos:
      “Homem em silêncio
       Homem na prisão
       Homem no escuro
       Futuro da Nação.”
Este texto ajuda a responder.
      “Prisões políticas”, lembranças de 68 que não podem ser esquecidas.

04 – Segundo a música dos Titãs, o que significa “Estado de Violência” na real história de nossa sociedade?
      Significa que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário é que controla o povo através da alienação, e das leis que gera violência, e só o pobre é que vai em cana.

05 – Qual o contexto histórico da música?
      Esse é um período pós ditadura, porém onde a censura ainda era vigente principalmente na mídia, a juventude mas do que nunca gritava pela revolução, com irreverência e protesto, contra o governo e o próprio sistema como você pode perceber pela letra que relata um grito de liberdade, contra a repressão, a violência e a censura por parte do governo, que ainda na recente pós ditadura gerava uma tensão enorme, em seus efeitos.

06 – De acordo com o compositor da música que dor é essa que ele sente no próprio corpo e o angustia?
      A dor pela falta de liberdade e de expressão.

07 – O que o você entendeu por “Estado Hipocrisia”?
      É um estado de fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtude, que na realidade não possui.

08 – Para você qual é a violência do Estado? Justifique.
      É o próprio estado. Ele é, antes de tudo, uma força que sai da sociedade e se volta contra ela com um poder estranho que a subjuga, um poder que é obrigado a se revestir de aparatos armados, de prisões, e de ordenamento jurídico que legitime a opressão de uma classe sobre a outra.

09 – Por que o compositor diz que a lei não é dele e nem mesmo ele a quer?
      Porque a lei foi feita e executada pelo estado, contra a população. Ele não quer, por ser uma lei dura da época da ditadura.

10 – O Estado como conhecemos hoje é fruto de um processo histórico que se desenvolve juntamente à sociedade capitalista. De acordo com o que estudamos até agora, o que é o Estado?
      É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Sendo formado pelo Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.


Um comentário:

  1. Uma sociedade capitalista na verdade pretende a ascensão de um Estado Mínimo, aonde seu poderio se resumo a manter os direitos de cada civil.

    ResponderExcluir