segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): SEIO DE MINAS - PAULA FERNANDES - COM GABARITO

Música(Atividades): Seio de Minas

                                       Paula Fernandes
Eu nasci no celeiro da arte
No berço mineiro
Sou do campo, da serra
Onde impera o minério de ferro

Eu carrego comigo no sangue
Um dom verdadeiro
De cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro

Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais

Meu caminho primeiro
Vi brotar dessa fonte
Sou do seio de Minas
Nesse estado, um diamante

Eu nasci no celeiro da arte
No berço mineiro
Sou do campo, da serra
Onde impera o minério de ferro

Eu carrego comigo no sangue
Um dom verdadeiro
De cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro

Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
Das estradas reais

Meu caminho primeiro
Vi brotar dessa fonte
Sou do seio de Minas
Nesse estado, um diamante.

Entendendo a canção:
Após realizar a leitura da letra da música, faça o que se pede:
01 – Grife as rimas presentes na letra da música.
      Gerais, reais, fonte, diamante, Mineiro, verdadeiro, inteiro, primeiro.

02 – Observe o mapa do Brasil abaixo:



        O estado representado no mapa pela cor verde é o mesmo mencionado na música. Qual o nome dele?
      Minas Gerais.

03 – Quais são as riquezas naturais e minerais que esse estado possui, de acordo com a música?
      Serra, ferro, ouro, campo, monte, fonte, diamante.

04 – A pessoa que fala na música compara o seu estado com uma joia. Que joia é essa?
      Ela compara o estado com o ouro.

05 – Qual é o local em que a personagem reside, de acordo com a música? Copie o verso que comprova isso.
      Ela reside no campo: “... sou do campo da serra...”.

06 – Qual é o significado do título da música? Explique.
      Seio – centro de Minas.

07 – Qual é o tema da música? Justifique.
      Uma pessoa que sente orgulho do seu estado e canta sobre as riquezas que ele possui.

08 – Faça um poema sobre seu estado contando sobre suas riquezas e seus sentimentos por morar nele. Não esqueça de dar um título interessante ao seu texto.
      Resposta pessoal do aluno.


30 comentários:

  1. Minha professora fez esse texto e as mesmas perguntas sou muito sortudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha professora também passou essa mesma lição o texto as perguntas tudo 😍tive muita sorte mesmo 😘

      Excluir
    2. Minha prof usou tbm só que ela fez mais 3 questões

      Excluir
    3. Minha professora passou a mesma lição
      Mais o oito é
      C9mplete com Ge ou Je
      ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

      Excluir
  2. Minha professora fez algumas perguntas iguais então eu acertei tudo!!😆😆

    ResponderExcluir
  3. Meu professor vez esse texto é eu acertei tudo

    ResponderExcluir
  4. A minha tambem,porem com as perguntas fora de ordem

    ResponderExcluir
  5. Aminha prof passou igual sinhô 😂😂😂🤗🤗🤗🤗😆😆😆

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Eu tambem moro no estado de minas gerais e gosto muito dele

      Excluir
  7. Sou muito sortuda tbm kkk

    ResponderExcluir
  8. Tambemmmmmm mesma coisa que vcs😆😆🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗😇🤗🤗😗😗😙😙😙😁😁😁😁😁😁😁😎😎😎😎😎😎

    ResponderExcluir
  9. Somos sortudos 😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😁😁😁😁

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que consegui acha a resposta se não eu estaria frita na frigideira é cozida pela panela de pressão

    ResponderExcluir
  11. Graças a Deus eu achei a resposta muito muito obrigada

    ResponderExcluir