POESIA :Destes penhascos fez a natureza
Cláudio Manuel Costa
Nestes versos, a paisagem de Minas
Gerais desempenha papel muito importante no desenvolvimento do soneto.
Destes penhascos fez a
natureza
O berço em que nasci: oh!
quem cuidara
Que entre penhas tão duras
se criara
Uma alma terna, um peito sem
dureza.
Amor, que vence os tigres,
por empresa
Tomou logo render-me; ele
declara
Contra o meu coração guerra
tão rara,
Que não me foi bastante a
fortaleza.
Por mais que eu mesmo
conhecesse o dano,
A que dava ocasião minha
brandura,
Nunca pude fugir ao cego
engano:
Vós, que ostentais a
condição mais dura,
Temei, penhas, temei, que
Amor tirano,
Onde há mais resistência,
mais se apura.
Costa, Cláudio Manuel da.
In: Proença Filho, Domício (Org.).
A poesia dos inconfidentes. Rio de
Janeiro: Aguilar, 1996. p. 95.
Interpretação do texto:
01 – Na segunda estrofe,
ocorre uma personificação do Amor. Como ele é apresentado?
O Amor é apresentado como um guerreiro
forte, que vence os tigres, e que toma como objetivo render o eu lírico,
declarando-lhe guerra ao coração.
a)
Qual é a imagem utilizada na terceira estrofe
pelo eu lírico para se referir a esse Amor? Explique o uso dessa imagem.
O eu lírico se refere ao sentimento amoroso como um “cego engano”,
do qual ele não conseguiu fugir. Ao utilizar essa imagem, o eu lírico associa o
Amor a algo que lhe causa sofrimento, mas que, mesmo assim acaba por vencê-lo.
02 – Quem é i interlocutor a
quem o eu lírico se dirige na última estrofe? O que o eu lírico lhe diz?
O eu lírico dirige-se às pedras. Ele diz
para temerem a ferocidade do Amor (caracterizado como “tirano”), que mais se
empenha onde há mais resistência.
03 – No soneto transcrito, o
poeta evidencia uma forte característica de sua obra: a incorporação de
elementos da paisagem local ao cenário árcade. Qual é o elemento local presente
no texto?
O elemento da paisagem
local (Minas Gerais) incorporado é o cenário rochoso (penhascos e penhas).
a)
Que relação, o eu lírico estabelece, na
primeira estrofe, entre esse cenário e si mesmo? Explique.
O eu lírico marca a oposição entre o cenário e sua alma: seria de
esperar que entre as rochas que caracterizam o cenário se encontrasse um “peito
forte”, mas entre as “penhas” se criou uma “alma terna” e um “peito sem
dureza”, que não consegue resistir à guerra que o Amor declara contra ele.
04 – A apresentação do
cenário é importante para o desenvolvimento do tema do soneto. Explique de que
maneira o eu lírico relaciona o cenário em que nasceu a esse tema.
O eu lírico opõe
a dureza do cenário à força do Amor. Nem mesmo um cenário como esse garantiu
sua proteção contra o sentimento que o tomou, conforme se observa na segunda
estrofe do soneto final, o eu lírico alerta as “penhas” sobre a tirania do amor
que será mais forte quanto mais resistência houver. Poderíamos dizer que, nessa
estrofe, o eu lírico sugere que cenário “duro” é o que determina a força maior
que o Amor empregará para vencer seu adversário.
05 – De acordo com o soneto, o que significa as palavras
abaixo:
·
Penha: rocha.
·
Render: sujeitar, dominar, vencer.
·
Apurar-se: esmerar-se, esforçar-se, aplicar-se.
06 – Qual é a causa da
perplexidade do sujeito lírico, expressa na primeira estrofe?
A causa da sua
perplexidade é a constatação da diferença entre a ternura de sua alma e a
dureza da paisagem de pedra, onde ele se criou.
07 – Quase duzentos anos
depois, em 1940, outro poeta da mesma região de Minas Gerais publicou os
seguintes versos:
“Alguns
anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de
ferro.
Noventa por cento de ferro nas
calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é
porosidade e comunicação.”
Carlos Drummond de Andrade
a)
Qual é a semelhança entre o soneto de Cláudio
e os versos de Drummond?
Ambos estabelecem relações entre a alma e a paisagem da terra natal.
b)
Qual é a diferença entre as comparações
feitas pelos dois poetas?
Para Cláudio, a alma é terna, contrastando com a dureza da paisagem
de pedra.
Para Drummond, a alma tem quase o mesmo teor de ferro que as pedras
de Itabira.
08 – Cláudio utilizou os
elementos convencionais da paisagem neoclássica (locus amoenus)? Justifique sua
resposta.
Não. Os elementos
que compõem a paisagem neoclássica são suaves, idealizados e artificiais, como
um jardim; os elementos utilizados pelo poeta são duros, grosseiros e realistas
– a paisagem rochosa de Minas.
09 – Utilizando uma
convenção literária neoclássica, o poeta personifica o Amor.
a)
Qual foi a decisão tomada pelo Amor, em
relação ao sujeito lírico?
O Amor decidiu dominá-lo.
b)
Segundo a última estrofe, a dureza da pedra
seria defesa suficiente contra o Amor? Por quê?
Não. Porque o Amor se torna mais forte em quem mais resiste a ele.
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