ÍNDIO QUER APITO, COMPUTADOR E
INTERNET
Em Abril,
deste ano, a TV Vermelho mostrou a aldeia indígena Itapoã, em Olivença, Ilhéus,
sul da Bahia. Por lá, a rede de deitar se somou à rede virtual. E, no lugar do
arco e flecha, mouse e PC. O vídeo sobre as Mídias Nativas, realizado nesta
aldeia Tupinambá, revela o impacto destas mudanças na comunidade. Segundo os
entrevistados, o uso das novas tecnologias tem contribuído para que a população
indígena compartilhe seus saberes na busca de uma maior integração nacional.
O vídeo
sobre o Mídias Nativas demonstra o quanto já caducaram velhos preconceitos
sobre o povo mais original do Brasil e como essas populações desejam ser
incorporadas nas preocupações do Estado e da sociedade sobre seus direitos e
respeito com sua cultura.
A comunidade
inaugurou um espaço que se tornou a base das produções e experimentações dos
indígenas com novas tecnologias e mídias. O nome dado ao lugar, não por acaso,
é Ciberoca.
Para os
indígenas, a construção desse espaço representa um avanço importante no tipo de
uso que eles fazem das tecnologias. "Com novos recursos, teremos mais
condições de reivindicarmos melhorias para nosso povo", afirma Alex
Tupinambá, coordenador da rede Índios Online.
http://www.vermelho.org.br/noticia
Adaptação:
Janete Motta
1)
Trabalhando o texto:
a)
Explique a frase do título:
“Índio
quer apito, computador e internet.”
Ele quer
através das multimídias, a outras culturas seus saberes.
b) De
acordo com o texto, quais tecnologias foram instaladas na aldeia?
Computadores
e internet.
c) Você
concorda que as pessoas indígenas tenham acesso a estas tecnologias? Por quê?
Resposta
pessoal.
2)
Conheça um pouco sobre o índio Daniel Munduruku, grande escritor, que muito
utiliza os recursos tecnológicos para escrever seus livros:
Escritor
indígena com 38 livros publicados, graduado em Filosofia, História e
Psicologia. Doutor em Educação na USP. Diretor presidente do INBRAPI-Instituto
Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, Comendador da Ordem do Mérito
Cultural da Presidência da República, Conselheiro Consultivo do Museu do Índio
RJ.
Membro da
Academia de Letras de Lorena.
http://danielmunduruku.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta
Daniel Munduruku acredita que, ao lerem livros escritos por índios, as crianças têm a chance de conhecer quem eles são de verdade. Um trabalho importante para derrubar pensamentos antigos e, ainda recuperar a pureza das brincadeiras que, pelo menos, as crianças índias ainda preservam.
http://planetasustentavel.abril.com.br/
3) Retire dos parágrafos:
a) um substantivo próprio: Daniel
Munduruku
b) dois substantivos
comuns: livros, crianças.
c) um verbo no infinitivo com
dígrafo: conhecer.
d) uma palavra com ditongo: índios.
e) uma palavra com hiato: crianças.
4) O primeiro parágrafo é um exemplo de:
( ) narração (X)
biografia ( ) reportagem
5) O substantivo coletivo de índios é:
(X) tribo (
) cacique ( ) aldeia
6) Sequência de palavras escritas corretamente:
a) ( ) flexa, harco, peiche,
cassa
b) ( ) flecha, arco, pexe, caça
c) (X) flecha,
arco, peixe, caça
7) *** Escolha duas palavras e
forme frases no tempo...
a) presente: Eu leio
livros.
b) pretérito: Os índios eram discriminados.
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