quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): DITADORES (COMO DIRIA RAULZITO) - ZÉ GERALDO - COM GABARITO

Música(Atividades): Ditadores (Como Diria Raulzito)

                               Zé Geraldo

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados
A corrupção é cria do homem
Está por todo lado
Aumentam pedágios escolas TRU
Trocentos por cento de aumento no IPTU
Tamo nu!

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Aprovam decretos por decurso de prazo
Botam os velhos na fila
Isso não vem ao caso
Os negros, os índios, os demais sem terra
Deixa pra depois

Uma boa ajuda aos contras
Pra equilibrar as baixas
Debita isso tudo no Caixa Dois
Ora pois

Mete fogo na mata
Mata o bicho
Joga o lixo atômico
No fundo de qualquer quintal
Não faz mal

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro.

Entendendo a canção:

01 – Quando você leu o título da canção, construiu hipóteses sobre seu conteúdo. Suas suposições se confirmaram após a leitura? Explique.
      Sim, pois o ditador é uma pessoa que concentra em suas mãos todos os poderes.

02 – Qual o tema principal da canção?
      Ditadura Militar.

03 – Como podemos compreender o verso: “Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados”?
      Significa, todas as pessoas que eram contrário ao governo militar, desde estudantes, professores, jornalistas, artistas, cantores, médicos, assistentes sociais, bancários, donas de casa, enfim eram presos, torturados, violentados. Muitos morreram ou desapareceram lutando para que hoje nós vivêssemos numa democracia.

04 – É possível perceber quando essa letra da canção foi escrita? Por quê?
      Não, pois o autor mistura fatos e períodos históricos, como por exemplo a ditadura (1964-1985), já os impostos citados como o IPTU foi instituído pela Constituição Federal (1988), marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação, perseguição políticas.

05 – Que tipo de linguagem está escrita nesta canção?
      Linguagem Informal / Coloquial.

06 – Nos versos:
      “Quanto mais conheço os ditadores
       Mais eu amo meu cachorro.”
        O que quis dizer o autor?
      Que os ditadores eram o contrário dos cachorros, seus instintos de crueldade, maldade e vingança eram violentos. Pior do que um animal.

07 – Que povo usa-se o termo “Ora pois”, que se encontra na canção?
      Os Portugueses.

08 – Atualmente as pessoas dão um valor exagerado aos animais de estimação, principalmente os cachorros por serem muito inteligente e fiel ao seu dono. Cite versos da música que mostra isto:
      “Quanto mais conheço os ditadores / mais eu amo meu cachorro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário