sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: ALEGRIAS DO NATAL - CRISTINA PORTO - COM GABARITO

Texto: Alegrias do Natal
Cristina Porto

   Natal, pra mim, em sabor de alegria e surpresas, sabe por quê? Porque em minha casa cada um preparava uma surpresa para o outro.
 Naquele Natal, porém, havíamos combinado que ninguém ia dar presente, por causa das despesas com a chegada do nenê (mamãe estava esperando nenê). Eu já havia me conformado em não dar nem receber surpresas.
        Mas quando acordei no dia 25, quase morri de alegria, sobre o que havia no meu quarto? Uma cadeirinha de balanço de madeira com uma almofada de retalhos bem coloridos. Papai havia feito a cadeira e mamãe havia feito a almofada, nem precisa dizer que fiquei muito contente.
        Papai e mamãe ainda dormiam, então chegou a minha vez de fazer minha surpresa, eu havia preparado uma, e estava escondido no meu guarda-roupa.
        A surpresa é que meu presente era para o nenê, que ia nascer. Como eu não podia gastar dinheiro escolhi um calçãozinho da Madalena, a minha boneca, lavei bem lavadinho, passei bem direitinho, dobrei e coloquei numa sacola. Embrulhei com um papel bem bonitinho e escondi.
        Peguei então o pacotinho, entrei bem quietinha no quarto dos meus pais e coloquei o presentinho sabe onde? Bem em cima da barriga da mamãe, depois voltei para o meu quarto.
      Quando eles levantaram, foram até a minha cama e me deram um beijo com gosto diferente, sabe? Eu também dei um beijo diferente neles, não precisamos falar mais nada, porque já havíamos entendido tudo.
                                                                                     
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      Alegrias do Natal.

02 – Quem é o autor do texto?
      Cristina Porto.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto possui 07 parágrafos.

04 – Qual é o tema principal do texto?
      O texto fala sobre surpresas de Natal.

05 – O que a família combinou para aquele Natal? Por quê?
      Eles combinaram que ninguém ia dar presentes, por causa das despesas com a chegada do nenê.

06 – Segundo o texto o que era bom no Natal?
      De acordo com o texto o bom do Natal é ter o sabor de alegria e surpresas.

07 – Que surpresa a personagem principal ganhou?
      Ela ganhou uma cadeira de balanço de madeira com uma almofada de retalhos, o pai fez à cadeira e a mãe fez a almofada.

08 – Qual foi o presente que a personagem principal deu?
      Deu uma roupinha da boneca para o nenê.

09 – O que aconteceu quando os pais viram o presente em cima da barriga da mamãe?
      Eles foram até a cama da personagem e lhe deram um beijo com gosto diferente.


3 comentários: