domingo, 10 de dezembro de 2017

TEXTO: O QUE É DEMOCRACIA - COM GABARITO

Texto: O que é Democracia

     A palavra democracia tem origem na cultura grega e pode ser traduzida como governo do povo ou de todos os cidadãos. Na cidade de Atenas, por volta do ano 500 a. C. (Antes do nascimento de Cristo), criou-se o sistema de governo que chamamos de democracia. Nessa sociedade, havia homens livres, que eram cidadãos, e os escravos, que além de trabalhar para os homens livre não tinham direitos políticos. Para ser um cidadão, era preciso também ser filho de pais atenienses. Portanto, nem os estrangeiros nem os escravos poderiam ser cidadãos.
        Os cidadãos, por sua vez, exerciam a democracia direta, quer dizer, reuniam-se em um local público para tomar decisões importantes sobre os destinos da cidade. As leis eram criadas e aprovadas por essa assembleia de cidadãos.
        Já nos dias atuais, a democracia se organiza de outra forma. Em geral, ela se relaciona com um tipo especial de governo republicano. Nas sociedades republicanas democráticas, os governantes são eleitos diretamente pelo povo, como ocorre no Brasil atualmente. No entanto, diferentemente do que ocorria em Atenas na Antiguidade, nos dias de hoje não podemos aprovar diretamente com nosso voto as leis que são propostas. Quem faz isso são os deputados e senadores que escolhemos para nos representar.
        Em uma democracia, deve haver também liberdade de expressão. Ninguém pode ser proibido de manifestar livremente o seu pensamento, nem ser preso sem que se prove que tenha cometido um crime previsto em lei. O cidadão tem o direito de se opor às ideias dos governantes e de participar de movimentos sociais que proponham mudanças no município, no estado ou no país.
        Nos governos ditatoriais, ocorre o inverso. Com apoio militar, em geral, um grupo toma o poder pela força e impõe suas regras e leis a toda a população. Assim, não há liberdade de expressão e aqueles que discordarem das ideias desse governo podem ser presos ou excluídos da sociedade. Em vários casos, como ocorreu no Chile e no Brasil, milhares de pessoas foram mortas por discordar dos governos militares.
        É importante compreender que nos governos ditatoriais ocorre, quase sempre, um fortalecimento do Poder Executivo (do chefe de governo, em especial, do presidente) e um enfraquecimento do Poder Legislativo (deputados, senadores ou vereadores, que elaboram e aprovam as leis). O presidente que tomou o poder e seus ministros decidem o destino da nação sem que os deputados e senadores possam interferir. Em ditaduras, como já ocorreu no Brasil, o Poder Legislativo até mesmo deixou de funcionar.
        Nos governos democráticos republicanos, os direitos dos cidadãos, as obrigações do Estado e dos governantes e suas funções são definidas por uma Constituição. Ela é elaborada por representantes eleitos pelos cidadãos, reunidos no que se denomina de Assembleia Constituinte. Essa Constituição passa a ser a lei maior do país, definindo a forma de eleição do presidente, dos deputados, dos governadores e dos prefeitos.

Interpretação do texto:
01 – Qual é o tema geral tratado no texto?
      Trata-se da origem e formas de governo na Democracia.

02 – Numere os parágrafos do texto. Em seguida, escreva uma frase que mostre qual é o assunto de cada parágrafo.
      1° parágrafo: Origem da democracia, com seus direitos e deveres.     
      2° parágrafo: As leis eram criadas e aprovadas pela Assembleia de cidadãos.
      3° parágrafo: Nas sociedades republicanas democráticas as leis são aprovadas pelos deputados e senadores eleitos pelo povo.
      4° parágrafo: O cidadão tem direito a liberdade de expressão, de opinar e participar do movimentos sociais.
      5° parágrafo: No governo ditatoriais, com apoio dos militares, eles impõem as leis e regras a toda população.
      6° parágrafo: Nos governos ditatoriais, há um fortalecimento do Poder Executivo e um enfraquecimento do Poder Legislativo. Onde o destino do País e decidido pelo presidente e seus ministros.
      7° parágrafo: Nos governos democráticos republicanos, as leis são elaboradas pelos representantes eleitos pelos cidadãos, que se reuni em Assembleia Constituinte.

03 – Segundo o texto, a democracia em Atenas foi criada por volta do ano 500 a.C., no período conhecido como Antiguidade. Indique quantos anos se passaram desde essa data até o ano em que você está vivendo.
      Passaram 2.517 anos.

04 – Indique uma característica importante da democracia em Atenas.
      É a Democracia direta.

05 – Indique uma característica importante da democracia existente no Brasil atual.
      É a Democracia Representativa, onde o povo elege seus representantes através do voto.

06 – Conforme o que você leu no texto, explique o significado dos termos a seguir:
a)   República: Forma de governo em que o Estado se constitui de modo a atender o interesse geral, dos cidadãos.

b)   Constituição: Ato, processo ou efeito de constituir.
                      Conjunto dos elementos que constituem algo; composição.

07 – Explique a frase a seguir, utilizando as informações do texto: “A democracia ateniense excluía parte da população, enquanto as democracias modernas incluem o maior número possível de eleitores”.
      A Democracia Ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe atenienses) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.

      Já na democracia moderna, onde a maioria dos cidadãos são pobres e são eles que elegem os políticos. Cabe aqui uma frase de Sócrates: “A Democracia é o governo dos ignorantes.”

21 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e atividade. São textos assim com contextualização que nos mostram que a história é viva e dinâmica.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,me ajudou muito a contextualização,e a compreensão.

    ResponderExcluir
  3. Essa resposta da número 6 ao invés de Constituição é Estado.
    Qual será a resposta do:
    Estado??

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou bastante brigadão❤❤❤

    ResponderExcluir