domingo, 17 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): DEIXA A VIDA ME LEVAR - ZECA PAGODINHO - COM GABARITO

Música(Atividades): Deixa a Vida Me Levar

                                               Zeca Pagodinho
Eu já passei por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou de origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez

E deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Só posso levantar as mãos pro céu
Agradecer e ser fiel
Ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso
Com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu

Se a coisa não sai do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos, lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Eu já passei por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou de origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez

Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Só posso levantar as mãos pro céu
Agradecer e ser fiel
Ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso
Com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu

Se a coisa não sai do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos, lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu.

Entendendo a canção:

01 –  Qual a ideologia da letra da canção?
      A indiferença socioeconômica do povo brasileiro.

02 – Nos versos:
      “Eu já passei
      Por quase tudo nessa vida
      Em matéria de guarida
      Espero ainda a minha vez”

Que o autor quis dizer?
      Quem espera, é porque depende dos outros. Não podemos esperar a vida melhorar, tem que corre atrás.

03 – Que ideia nos passa o verso: “Deixa a vida me levar, vida leva eu!”?
      Passa uma ideia tentadora de despreocupação, tranquilidade, graça, diversão, sombra e água fresca.

04 – Na 3ª estrofe o que o Autor nos leva a intervir?
      Que ele crê em um Deus que determinou todas as coisas boas e más da vida dele, por isso se a vida está levando-o para determinada situação, a única coisa que ele deve fazer é agradecer a Deus.

05 – Você está levando a sua vida para onde escolheu ou está esperando que ela te leve para algum lugar que você não sabe qual é?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – A filosofia do “deixa a vida me levar” é algo tão interessante que poderia ser substituído por:
a)   Conversa fiada;
b)   Sentimento de angústia;
c)   Preconceito;
d)   Livros de auto-ajuda.

07 – A letra da música “Deixa a vida me levar” é considerada:
a)   Apologia ao conformismo.
b)   Libertação da preocupação.
c)   Supremacia da “lei do menor esforço”.
d)   Entrega total a Deus de todas as suas responsabilidades.

08 – Esta música que traduz alegria, fé, otimismo, enfim, o espírito do brasileiro, foi gravada no ano de 2002 pelo sambista Zeca Pagodinho e se tornou o quê?

     O hino da seleção brasileira de futebol na conquista do pentacampeonato que aconteceu no mesmo ano.



5 comentários:

  1. Liberdade da preocupação é ter o controle da vida. Deixar a vida levar é contar com a sorte. Melhor é levará vida pra onde se quer chegar e não onde os outros querem que chegue.

    ResponderExcluir
  2. Deus não é responsável pelas suas dificuldades...mas tem muita gente interessada que vc pense assim. Alguns por desconhecimentos e outros pra tirar vantagens disso. Somos filhos amados igualmente. A deficiência na Educação, Saúde, Segurança, Emprego, está ligado ao ministério dos deuses políticos...somos nós que os escolhemos. Gostei demais deste Blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. ...sempre fiquei encucado com esta letra...mas não é a primeira letra poLêmica que o Zeca canta...."se quiser fumar eu fumo" eu também não concordava sobre ela e tirava minhas conclusões. É bom que elas existam, para abrir reflexões.

    ResponderExcluir
  4. ..o chato é que as vezes a gente ouve algumas declarações de amigos e vizinhos que vc já identifica em algumas letras de músicas e percebe que aquilo virou uma verdade pra aquelas pessoas, que por despreparo ou preguiça de refletir, virou uma forma de pensar...é o que faz hoje de forma devastadora as fakenews.

    ResponderExcluir