segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

REPORTAGEM : SEM EMBURRECER - REVISTA VEJA - COM GABARITO

Texto: Sem Emburrecer    

  
  Não são todos os desenhos que desrespeitam a inteligência das crianças.
    Já se escreveu muita besteira sobre como os desenhos animados e as séries de televisão fazem mal para as crianças. Se isso fosse verdade, toda geração hoje na faixa dos 30 anos, que cresceu diante de aparelhos de TV, seria formada por seres limítrofes. [...] No Cartoon Network, da TV por assinatura, há vários desenhos novos, produzidos pelo próprio canal, cujo principal objetivo é entreter crianças e adolescentes, sem no entanto subestimar a inteligência deles. O melhor, e o que faz mais sucesso, chama-se O Laboratório de Dexter. Mas A Vaca e o Frango e As Meninas Superpoderosas também são ótimas surpresas.
        Criado por Gendy Tartakovsky, [...] O Laboratório de Dexter tem como principal triunfo a caracterização dos personagens centrais, o casal de irmãos Dee Dee e Dexter. Ela gosta de dançar. Ele adora ciências, e esconde nos subterrâneos de seu quarto um laboratório cheio de engenhocas avançadas. Mas nenhum deles se define apenas por esses traços. Eles são como crianças de verdade, e crianças de verdade, como se sabe, não são só cândidas e inocentes. Dexter, por exemplo: sua irritação com Dee Dee, que não para de invadir seu espaço, rende momentos engraçadíssimos. [...]
        Todos esses desenhos têm em comum o fato de brincar com o universo cultural das crianças dos dias de hoje. Há referências constantes, por exemplo, aos seriados japoneses, com seus monstrengos, guerreiros-robôs e super-heróis. Em outras palavras, um personagem como Dexter ajuda o espectador mirim a digerir de maneira mais esperta e bem-humorada a dieta de assuntos que a internet, a televisão e a publicidade lhe proporciona. Não se trata exatamente de fazer sátira de costumes, como no caso dos Simpsons. Mas aquilo que os professores chamam de “espirito crítico” não está ausente desses programas. “Fico louco da vida quando alguém que nunca assistiu a desenhos animados diz que eles emburrecem as crianças”, afirma Tartakovsky. Ele tem toda razão.

          Veja. São Paulo: Abril, ano 33, n. 1645, 16 abr. 2004. (Fragmento).
Interpretação do texto:

01 – O texto transcrito trata de uma questão polêmica: os supostos malefícios causados às crianças pelos desenhos animados. Qual a opinião apresentada na reportagem a respeito desse assunto?
      Segundo a reportagem, nem todos os desenhos animados fazem mal às crianças e adolescentes ou desrespeitam a inteligência deles.

a)   Que argumentos são utilizados no primeiro parágrafo para sustentar esse ponto de vista?
O primeiro argumento utilizado é o de que “toda geração hoje na faixa dos 30 anos, que cresceu diante de aparelhos de TV, seria formada por seres limítrofes”, se fosse verdade o fato de que os desenhos animados prejudicam as crianças.
O segundo é uma referência aos desenhos novos, produzidos pelo canal Cartoon Network, destinados a crianças e adolescentes. Tais programas entretêm sem subestimar a inteligência do público infantil.

02 – Quais são, segundo o texto, os aspectos que fazem com que os desenhos analisados contribuam para a formação de crianças e adolescentes?
      Segundo o texto, desenhos como os citados brincam com o universo cultural das crianças de hoje, fazendo referências constantes a assuntos que chegam ao conhecimento infantil via internet, televisão ou publicidade. Personagens como Dexter ajudam a criança a “digerir de maneira mais esperta e bem humorada” a quantidade de informações que recebe diariamente, já que o espírito crítico é parte integrante desse tipo de desenho animado. Além disso, em O Laboratório de Dexter, as personagens centrais, os irmãos Dee Dee e Dexter, são caracterizados como crianças de verdade, isto é, não são apenas “cândidas e inocentes”, mas apresentam traços como irritação ou desrespeito ao espaço do outro.

03 – O título já anuncia o ponto de vista que será defendido na reportagem. Explique.
      O título Sem emburrecer já indica que, na reportagem, será contestada a ideia de que os desenhos animados podem ser nocivos às crianças. O uso da preposição sem, que indica negação, associada ao verbo emburrecer, sugere a posição defendida na reportagem: nem todos os desenhos e programas destinados às crianças subestimam a inteligência delas.

a)   A palavra emburrecer, apresentada no título, exemplifica um determinado processo de formação de palavras. Qual é ele? Justifique.
Emburrecer é um verbo formado por derivação parassintética. Ao radical burr-, foram acrescentados, simultaneamente, o prefixo em- e o sufixo –ecer, dando origem ao termo usado no título do texto.


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