sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

BULLYING: BRINCADEIRAS QUE FEREM - COM GABARITO

Bullying: brincadeiras que ferem


  Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Você sabe o que é isso? Onde e como ele ocorre?
      Você já ouviu falar de bullying? O termo em inglês pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas – tão comum entre crianças e jovens – é muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valentão, brigão. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaçadores, humilhar, rejeitar e até mesmo ameaçar sexualmente um colega dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo são classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social – em casa, no clube, no local de trabalho etc. –, mas é na escola que se manifesta com mais frequência. (...)
        O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse 'fenômeno' começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores consequências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente. (...)
        Quem já não teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mão de um grupo de colegas que o transformava em 'bode expiatório' de brincadeiras no colégio? Exemplos não faltam. Entre alguns deles está o da gaúcha Daniele Vuoto, que conta toda a sua história em um blog onde também discute sobre o assunto e troca experiências com outras vítimas desse tipo de agressão, psicológica, física e até de assédio sexual. (...)
        "O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais de demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele.
        Porém, a realidade de vítimas que 'sofrem em silêncio', como Daniele explica em seu blog, está mudando. Além de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experiências, o assunto vêm ganhando corpo e se tornando pauta de veículos de comunicação de massa, a exemplo das matérias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discussões como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...)

Disponível em:

Entendendo o texto:

01.   Como o autor define bullying?
Define como as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas.

02.   Por que o termo foi utilizado em inglês?
Porque a palavra “Bully” é inglesa e significa valentão, brigão.

03.   Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?
Resposta pessoal do aluno.

04.   Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.
Resposta pessoal do aluno.

05.   Que soluções você apontaria para o problema?
Resposta pessoal do aluno. Podendo ser a reeducação para quem faz o Bullying, e o tratamento para quem sofre o Bullying.

06.   Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.

07.   Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?
Resposta pessoal do aluno.

   08 – Qual a diferença entre bullying e cyberbullying? Qual das duas práticas pode tomar um vulto muito maior e sair do controle dos praticantes?
      Bullying é praticado quando há convivência direta.
      Cyberbullying é feito via digital, em forma de boatos e difamações na     internet.
      O cyberbullying pode tomar um vulto maior porque quem pratica, além de   anônimo, espalha informações que podem ser aumentadas por outros      praticantes e envolver muitas pessoas.

  09 – Existe diferença entre preconceito e bullying?
      Bullying é mais abrangente porque não há razão específica para ameaçar,      perseguir, etc.
      Preconceito é formado de uma ideia preconcebida sobre um determinado     aspecto: raça, opção, religiosa, etc. O bullying se caracteriza por uma ação    específica de palavras ou comportamentos, enquanto o preconceito pode se    caracterizar, também, pela omissão, o afastamento.

   10 – Qual é o perfil das vítimas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?
      As vítimas, em geral, são crianças e adolescentes inseguros, tímidos ou   com dificuldade de comunicação.
  11 – Por que essas vítimas não relatam o seu sofrimento quando estão vivenciando isso? O que o sofrimento causando gera na vítima, a longo prazo?
      As vítimas têm medo ou vergonha de se expor. Aos poucos ficam com  baixa autoestima.
   12 – Quais são as consequências para quem pratica o cyberbullying?
      Pode ser considerado crime caso o agressor seja maior de idade. Quando é menor pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar uma vez que é protegido pela ECA – Estatuto da criança e do Adolescente.
  13 – Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?
      Quem apenas ri ou se diverte está estimulando o comportamento de quem pratica o bullying, portanto participa.
  14 – O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?

      Resposta pessoal do aluno.

6 comentários:

  1. Achei interessante o texto, leva o aluno a uma boa reflexão e reconhecimento e valorização do ser humano.

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  2. Achei muito interessante e educadivo a minha filha adorou

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  3. MUITO BOM. ADOREI PRECISAMOS ESTAR SEMPRE TRABALHANDO ESSE TEMA NAS ESCOLAS; POIS O BULLYING AINDA PERMANECEM DENTRO DAS MAIORIAS DAS ESCOLAS. E AS FAMÍLIAS NÃO ESTÃO DANDO CONTA DE OLHAR SEUS FILHOS. FALTA LIMITE E AMOR AO PRÓXIMO.

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  4. Muitoo interativo, ameii trabalhar com ele

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  5. E um texto informativo? Como classificar esse tipo de texto?

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