terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CRÔNICA : PNEU FURADO - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

CRÔNICA: Pneu furado
                      Luís Fernando Veríssimo

      O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita. Tão bonita que atrás parou outro carro e dele desceu uma homem dizendo: “Pode deixar”. Ele trocarei o pneu.
      - Você tem macaco? – Perguntou o homem.
      - Não – Respondeu a moça.
      - Vamos usar o meu – disse o homem – Você tem estepe?
      - Não -disse a moça.
      - Vamos usar o meu – Disse o homem.
      E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
      - Puxa, você trocou o pneu do carro pra mim. Muito obrigado.
      - É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
      - Coisa estranha.
      - É uma compulsão. Sei lá.
                                                          
Interpretação do texto:
1 – Por que o homem trocou o pneu do carro?
A ( X )  Porque ele queria ser simpático com a moça.
B (  ) Porque ele tinha compulsão de trocar pneus.
C (  ) Porque era seu dever ajudar o próximo.
D (  ) Porque ele tinha estepe e macaco.

2 – O que ele sentiu vendo a moça entrar no ônibus?
A (  ) Raiva                                        C ( X ) Espanto
B (  ) Gratidão                                    D(  )Felicidade

3 – A reação do homem quando o dono do carro agradeceu por ele ter trocado o pneu foi de:
A (X) Vergonha                                   C (  )Satisfação
B (  ) Violência                                    D(  ) Timidez

4 – Quem conta a história é:
A (  ) A moça que esperava o ônibus
B (  ) O dono do carro que estava com o pneu furado
C (  ) Um narrador que participa da história
D (X) Um narrador observador que está fora da história.

5 – Leia o trecho e grife a alternativa que mostra um adjetivo (uma característica ou qualidade) da personagem:
“... De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita.”
A (  ) Lado                                           C (  ) Pneu
B (X) Bonita                                         D (  ) Muito

6 – “O carro, estava encostado no meio-fio, com um pneu furado.” Faça um X na alternativa em que as duas palavras são substantivos.
A (X) carro , pneu                                   C (  ) furado, estava
B (  ) pneu , encostado                           D(  ) com, pneu



55 comentários:

  1. Qual o gênero e tipo de texto?

    Explique o título do texto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Eu tinha o texto sem a pontuação, agora tenho mais uma atividade para dar aos meus alunos! thanks!

    ResponderExcluir
  3. Vc me ajudou na rescrita que eu vou vaser dessa crônica

    ResponderExcluir
  4. Como faso uma cronica do texto de luiz fernando, peneu furado

    ResponderExcluir
  5. Como faso uma cronica do texto de luiz fernando, peneu furado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retire da crônica que vc leu( a )cinco substantivos (b) dois verbos(no tempo presente) (c)dois verbo(de
      (no tempo passado)(d)umadverbio) de modo de negação)(e) um pronome (caso reto) f) uma preposição

      Excluir
  6. Alguem sabe quem e o personagem. Principal

    ResponderExcluir
  7. Gual e o espaço em q e desenvolvida a história?e um espaço comum?

    ResponderExcluir
  8. Tenho qie fazer uma redação falando dessa parte do texto imagine que a moça da história fosse dona do carro mais que não tivesse nenhum interesse pelo homem que trocou o pneu. Tem que ter 20 linhas

    ResponderExcluir
  9. A quantas palavras há nesse trecho

    ResponderExcluir
  10. Como os personagens são apresentados?

    ResponderExcluir
  11. Alguém me ajuda a responder essa questão pfvr!

    O que Vc faria se acontecesse com você?
    Interpretação de "Pneu Furado"

    ResponderExcluir
  12. Qual o objetivo principal do cronista ao escrever o texto

    ResponderExcluir
  13. Ajudou muito obrigada 😉👍🏿


    Obrigadas

    ResponderExcluir
  14. Alguém pode me dizer os elementos da narrativa dessa crônica?

    ResponderExcluir
  15. Que características podemos indentificar na crônica lida?

    ResponderExcluir
  16. Pneu Furado
    O carro estava no meio fio, com o seu pneu furado. De pé ao lado do carro, olhava desconsoladamente para o meu pneu, uma moça muito bonitinha.
    Tão bonita que atrás parou outro caro e dele desceu um homem dizendo: pode deixar. Ele trocaria o pneu.
    _ você tem macaco? __ perguntou o homem.
    _ não ___ respondeu a moça.
    _ tudo bem, eu tenho__ disse o homem __perguntou você tem estepe?
    _ ñ __ disse a moça.
    _ vamos usar o meu __ disse o homem.
    E pôs -se a trabalha, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
    Terminou no momento em que chegava um ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aperta, vendo o ônibus se afastar.
    Dali a pouco chegou o dono do carro.
    _ puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
    _ É. Eu ..... eu não posso ver o pneu furado. Tenho que trocar.
    _ coisa estranha:
    _ É uma compulsão. Sei lá.
    1°) Exemplifique, apontando os parágrafos, a sequência de ações que compõem o enredo.
    A) Apresentação ( Inicio)



    B) complicação ( problema)




    C) clímax ( quando o problema vai ser resolvido )




    D) desfecho: ( Termino)

    Me ajudem pfv

    ResponderExcluir
  17. Onde se passa a ação desta história?Em que local?

    ResponderExcluir
  18. Conforme o texto ,ao trocar 0 pneu do carro,o homem teve a intenção de ?

    ResponderExcluir
  19. Hahaha
    Me ajudou muito
    Ganhei 11 pontos na atividade 🥰❤️

    ResponderExcluir
  20. Quais são as figuras de linguagem encontradas nesse texto??alguem me ajuda pfvr

    ResponderExcluir
  21. min ajudou muito a produzir uma cronica.

    ResponderExcluir