sábado, 2 de dezembro de 2017

CRÔNICA: O GAROTINHO ESPERTO E O PAPAI NOEL - PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

Crônica: O garotinho esperto e o Papai Noel

      Aquele garotinho de seis anos de idade, naquele Natal, já tinha sentado no colo de mais ou menos uns quatro Papais Noeis e sempre ele fazia o mesmo pedido:
      -- Papai Noel, o senhor vai me dar o boneco do Batman?
   -- Vamos ver filhinho, vamos ver. Durante este ano você se comportou direitinho? Você foi um bom garoto na escola? E em casa, comeu todas as verduras que a sua mãe colocou no prato?
        -- Eu fui sim! Fui um ótimo menino o ano inteirinho!
        O garotinho, observador que só ele, foi logo apertando o Papai Noel com cada pergunta:
        -- Papai Noel, como é que o senhor faz para estar em todos os shoppings ao mesmo tempo?
        Muito surpreso com a inteligência do garoto, Papai Noel teve que usar de muita criatividade para sair do aperto:
        -- Filhinho, eu tenho muitos e muitos ajudantes porque são muitas crianças para atender e, sozinho, eu não consigo atende-las.
        -- Ah! Então é por isso que o senhor tem esse celular aí (apontando para o saco do Papai Noel que estava aberto). O meu amigo Robertinho também tem um desses. É com ele que o senhor conversa com os seus ajudantes, não é?
        -- Sim filhinho, é com ele mesmo. O bom velhinho vendo que aquele garotinho era muito esperto achou melhor dar um jeito para que ele ganhasse logo o presente dele senão o espertinho ia acabar colocando ele em maus lençóis.
        Olhando para os pais do garotinho, e com a voz alta e em bom tom, para que todos pudessem ouvir, ele perguntou para a mamãe do guri?
        -- Ô Mãe! O garotinho aqui vai ganhar o boneco do Batman, não vai? Ele se comportou direitinho? Comeu toda a comida? Tomou banho, não teve medo do bicho papão?
        Agora era a mãe que estava se vendo sem saída e, diante de uma pergunta tão direta, meio encabulada, diante dos outros pais ela teve que responder:
        -- Ele foi um bom garoto sim! Ele vai ganhar o boneco do Batman.
        O garotinho todo feliz da vida disse para o Papai Noel:
        -- O senhor é o melhor Papai Noel do mundo. “Brigado”, tio!

                                                                              Edilson Rodrigues Silva.

Interpretação do texto:
01 – Qual o título do texto?
      O Garotinho esperto e o Papai Noel.

02 – Quantos anos tem o garotinho? E pra quantos Papai Noel, ele fez o mesmo pedido?
      Ele tinha 6 anos de idade. Fez o mesmo pedido para quatro Papai Noel.

03 – E qual é o presente que ele quer?
      O boneco do Batman.

04 – Qual foi a resposta do garoto, quando o Papai Noel lhe perguntou se ele tinha comportado direitinho e obedecido os pais?
      Eu fui sim! Fui um ótimo menino o ano inteirinho.

05 – No trecho: “Papai Noel, como é que o senhor faz para estar em todos os shoppings ao mesmo tempo?”, qual foi a resposta?
      Porque eu tenho muitos ajudantes.

06 – Para o garoto, qual é o meio de comunicação utilizado pelo Papai Noel para se comunicar com seus ajudantes?
      É o celular.

07 – Dê acordo com o texto, quem fez a pergunta: “Ô Mãe! O garotinho vai ganhar o boneco do Batman, não vai?
      Foi o Papai Noel.

08 – Qual a resposta dada pela mãe do garotinho esperto, ao Papai Noel?
      Ele foi um bom garoto sim! Ele vai ganhar o boneco do Batman.

09 – Retire do texto; a frase que mostra o agradecimento do garotinho, pelo presente que ganhou:
      O senhor é o melhor Papai Noel do mundo. “Brigado”, tio!

10 – Quem é o autor do texto?
      Edilson Rodrigues Silva.

11 – Qual é a festa comemorada nesta data?
      Natal, o nascimento do menino Jesus.

12 – Para você, qual o significado do Natal?

      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário