sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

TEXTO CIENTÍFICO: POR QUE CHORAMOS AO CORTAR CEBOLA? ALEXANDRE LEIRAS GOMES - COM GABARITO

POR QUE CHORAMOS   AO  CORTAR  CEBOLA?


     Não importa quem está no comando das artes culinárias, mesmo o mais bravo dos mestres-cucas se debulha em lágrimas diante de uma cebola! Se você já passou pela experiência de cortar uma, sabe que não se trata de emoção de cozinheiro e, sim, de ardência nos olhos mesmo. Mas por que a cebola faz qualquer um chorar?

       A explicação está na química. Dentro das células da cebola existem compostos de uma substância chamada enxofre, que é responsável pelo cheiro característico do vegetal. Quando as células se rompem pela ação da faca, esses composto se transformam em gases que são liberados no ar  e chegam até os nossos olhos, fazendo-os arder.
       Sentimos o desconforto na visão porque os gases liberados pela cebola se transformam em ácido quando entram em contato com a lágrima natural que lubrifica nossos olhos. Como o tal ácido é um composto estranho para o corpo, nosso organismo logo dá um jeito de se proteger, ativa as nossas glândulas lacrimais – os nossos, digamos, para-brisas oculares -, que produzem mais lágrimas para lavar a irritação e expulsar o ácido indesejado.
      Quer dizer que toda vez que precisamos cortar uma cebola vai ser esse chororô? Nada disso! Aqui vai uma dica preciosa que você pode espalhar para os adultos: lave bem a cebola e corte-a debaixo da torneira. Desse modo, o ácido irá se formar quando entrar em contato com água e não com os seus olhos. Mas é preciso ser ágil para evitar o desperdício desse líquido tão precioso!

GOMES, Alexandre Leiras. Publicado em 01 dez.2010
Entendendo o texto

1) Qual é o tema explorado pelo texto? A imagem, ou seja, o texto não verbal, auxiliou você a chegar a essa conclusão? Por quê?
 CEBOLA. Lacrimejamos ao cortar a cebola. Porque ela solta uma substância química.

2) Que explicação está contida no texto para o choro involuntário durante o corte de uma cebola?
 Por possuir uma substância química.

3) Como você descreveria as linguagens verbal e não-verbal utilizadas nesse texto?
 Resposta pessoal.

4) É feita ao leitor no texto que tipo de alerta ou de advertência?
 É só lavar e cortar embaixo da água.


5 comentários: