Música(Atividades): Drão
Gilberto Gil
Drão!
O amor da gente é como um grão
Uma semente de ilusão
Tem que morrer pra germinar
Plantar nalgum lugar
Ressuscitar no chão
Nossa semeadura
Quem poderá fazer aquele amor morrer
Nossa caminhadura
Dura caminhada
Pela noite escura
Drão!
Não pense na separação
Não despedace o coração
O verdadeiro amor é vão
Estende-se infinito
Imenso monolito
Nossa arquitetura
Quem poderá fazer aquele amor morrer
Nossa caminhadura
Cama de tatame
Pela vida afora
Drão!
Os meninos são todos sãos
Os pecados são todos meus
Deus sabe a minha confissão
Não há o que perdoar
Por isso mesmo é que há de haver mais compaixão
Quem poderá fazer
Aquele amor morrer
Se o amor é como um grão
Morre, nasce trigo
Vive, morre pão
Drão!
Drão!
Entendendo a canção:
01 – Justifique o título a música:
É o apelido dado
a Sandra, ex-mulher de Gilberto Gil, que seria o aumentativo de Sandra, virou
apenas “Drão”.
02 – Você concorda com o
verso que diz que “Tem que morrer pra germinar?” Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.
03 – Você concorda com os
versos “O amor da gente / É como um Drão / Uma semente de ilusão?” Explique.
Resposta pessoal
do aluno.
04 – Que outro título você
daria a essa música? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
05 – A música foi composta
por Gilberto Gil, quando este se separou de sua esposa Sandra. Que versos da
música podem comprovar a afirmativa acima? Cite pelo menos três:
“Drão,
Não pense na separação
Não despedace o coração
O verdadeiro amor é vão.”
06 – Qual o posicionamento
do eu lírico diante da separação? Cite versos que comprovam isso.
“Drão,
Os meninos são todos sãos,
Os pecados são todos meus.”
07 – “Nossa caminhada dura /
Dura caminhada.” Baseando-se nos versos acima, explique o processo de formação
e o significado da palavra “caminhadora”.
O processo de
formação é a palavra caminhada mais a palavra dura, ou seja, a difícil
caminhada após a separação, já que o autor escreveu depois de se separar.
08 – “Nossa caminhadora /
Cama de tatame / Pela vida afora.” Explique o sentido da expressão “Cama de
tatame” empregada na música, levando em conta o campo semântico da palavra
“tatame”:
É um tipo de cama, ou seja, é um colchão
fino posto no chão, sem a utilização da cama. É onde eles dormiam.
09 – Explique o que o eu
lírico quis dizer ao afirmar que o amor da gente é uma semente de ilusão.
Assim como o trigo, ele nasce, vive e
renasce de outra forma.
10 – Que mensagem a música,
de um modo geral, lhe transmitiu?
A música fala exatamente dessa mudança,
de um tipo de amor que vive, morre e renasce de outra maneira.
11 – Que história é contada
nesta canção?
Uma história de amor, ou melhor, de uma
separação.
12 – Cite as rimas
encontradas na 1ª estrofe desta canção.
Grão/ilusão – Germinar/lugar.
Fazer/morrer – Semeadura/ dura.
13 – Quais sentimentos foram
despertados em você, depois de ter refletido sobre a letra da música.
Resposta pessoal do aluno.
14 – Apesar de ser uma
canção que fala de amor, podemos perceber um cunho político social nos versos:
“Os meninos são todos são / Os pecados são todos meus”. Que alusão ele faz?
Aos direitos da juventude, principalmente
da juventude marginalizada das periferias das grandes cidades.
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