sexta-feira, 22 de abril de 2022

TIRA: CALVIN NA NEVE - SEQUÊNCIA LÓGICA DE IDEIAS - COM GABARITO

 Tira: Calvin na neve


                Bill Watterson. O ataque dos transtornados monstros de neve mutantes assassinos. São Paulo: Best News, 1994. p. 62.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 143-4.

Entendendo a tira:

01 – Nos Estados Unidos, durante o inverno, as crianças saem às ruas com roupas especiais para enfrentar a neve. Calvin, ao chegar em casa, faz um relato à sua mãe sobre como foi a aula.

a)   O que ele conta de diferente a ela?

Conta os problemas que teve com suas calças de neve.

b)   Depois de tantas dificuldades, por que ele ainda está interessado em usar essas roupas no dia seguinte?

Porque gostou da aventura; porque assim ficou fora da aula.

02 – Leia:

        “Bom, o zíper ficou coberto de gelo, eu tentei força-lo. Minha luva ficou presa, emperrou o zíper.”

        Compare esse escrito com a fala de Calvin do 2° quadrinho. Você vai notar que algumas palavras da fala de Calvin responsáveis pela ligação entre as palavras foram eliminadas.

a)   Quais são essas palavras?

Então, aí, e.

b)   Compare o sentido do escrito com a fala de Calvin e conclua: Que papel as palavras que foram eliminadas têm no texto?

Elas têm o papel de ligar as partes do texto.

03 – Identifique na fala de Calvin do 3° quadrinho outras palavras que tenham no texto o mesmo papel.

      Mas, então, e então, daí, e no final.

04 – Algumas palavras da fala de Calvin retomam outras palavras mencionadas anteriormente; com isso, elas ligam partes do texto.

a)   No 2° quadrinho, a palavra lo retoma qual palavra anterior?

Zíper.

b)   E a palavra las do último quadrinho?

Calças.

05 – A palavra mas, no 3° quadrinho, liga duas ideias opostas. Quais são elas?

      Tirar as calças e esquecer-se de tirar as botas.

06 – Calvin arrumou a maior confusão com suas calças de neve, mas tudo o que ele disse tem uma sequência lógica. Suponha que ele falasse deste modo:

        “O zíper emperrou. Então eu caí. Aí a professora teve que chamar dois zeladores. Então eu quero ter certeza de usá-las de novo, mas minha luva ficou presa. Aí eu fiquei preso nas minhas calças de neve.”

a)   Da forma como esse texto está, existem palavras ligando as partes que ele apresenta?  Se sim, quais?

Sim: então, aí, então, las, mas, aí.

b)   Apesar disso, o texto apresenta uma sequência lógica de ideias?

Não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário