quinta-feira, 14 de abril de 2022

ANEDOTA: MOSCA NO BIFE - COM GABARITO

 Anedota: Mosca no bife

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1O8t-79FavQbtZrZPMXgWX1kwktb6gYWQ-Mv4KiYI3bbRREOpCe1W4PGOJSZY7ucIpkeSN0wdR7l0hkgNkZoNyNEsnC2Og2uRaKlzrBhS3Su0RRctYiDpjIpz5EhdV26M_oe9NuBnHGOTd0_miKIi3g_NfDIkWYM_C1I0YobrEr6ydOc8upaXaee1/s310/mosca.jpg

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 36.

Entendendo a anedota:

01 – Observe a situação em que se dá o diálogo entre as personagens. Perceba como são a mesa, as cadeiras, as roupas dos fregueses e a do garçom, a decoração, etc. Pode-se dizer que o restaurante é fino, ou trata-se de um restaurante popular?

      É um restaurante fino.

02 – O freguês reclama ao garçom, dizendo que há uma mosca em seu prato. Considerando a situação, a intenção do cliente não é informar esse fato.

a)   Qual é a verdadeira finalidade de sua fala?

Desejo de que seu prato fosse trocado.

b)   Como o cliente diria de modo explícito (claro, direto) o que pensou?

Sugestões: “Veja que absurdo: existe uma mosca no meu prato!”; “Troque o meu prato, pois há uma mosca na comida”.

03 – Não percebendo essa finalidade, o garçom não pôde compreender totalmente o sentido da frase de seu cliente. Pela resposta que dá, ele achou que o freguês estivesse preocupado com outro problema. Qual seria essa preocupação?

      Achou que o problema fosse encontrar um modo de matar ou eliminar a mosca, e não a insatisfação do cliente com as condições de higiene do restaurante.

04 – O garçom, em sua fala, usa expressões como “não esquenta”, “vai se danar”. Você acha que, nesse tipo de restaurante, os garçons costumam usar essa linguagem?

      Não, é próprio dos garçons de restaurantes finos empregar uma linguagem mais refinada. A linguagem do garçom reforça a ideia de que o restaurante não é tão bom como parecia.

05 – A anedota é engraçada porque quebra, seguidamente, a expectativa criada pela situação. Quais são essa quebras?

      A situação sugere refinamento em vários aspectos: roupas, ambiente e comida. No entanto, três fatos quebram a expectativa, seguidamente: o aparecimento da mosca, a fala grosseira do garçom e a existência de mais um inseto (e vivo!) no prato do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário