Texto: Concepções de juventude que estão presentes nas políticas públicas
Etapa problemática ou risco social
[...] Pauta-se nos comportamentos
considerados de risco como, por exemplo, envolvimento com a violência, a
criminalidade [...]. No Brasil, este foi o enfoque predominante nas ações
governamentais dos anos 1980 e 1990 que se concentraram em programas nas áreas
da saúde e da segurança pública. Tais ações têm como objetivo ocupar o tempo
livre dos jovens e eram direcionadas para públicos que apresentam
características de vulnerabilidade, risco ou transgressão [...].
Período
preparatório
Nesta abordagem, a juventude é entendida como
um período de transição entre a infância e a vida adulta. [...] Os jovens são,
portanto, desqualificados e definidos pelo o que não são. Esta abordagem
desconsidera a juventude como portadora de conhecimentos e vivências
anteriores. Além disso, passa a ideia de um mundo adulto estável, para o qual
se deve preparar.
Juventude:
Futuro do país
Esta perspectiva deposita na juventude
a resolução dos problemas de exclusão social e de desenvolvimento do país.
Aposta em uma contribuição construtiva dos jovens para a solução dos problemas
que afetam as comunidades em que vivem, porém ignora as suas necessidades e
demandas. No Brasil, esse enfoque foi muito difundido nos anos 2000, por meio
das agências de cooperação internacional, organismos multilaterais e fundações
empresariais.
VALLE, Ana Luiza
Rocha do; AZAMBUJA, Andréa; CARPEGIANI, Fernanda. Juventudes e Ensino Médio.
São Paulo: Projeto Faz Sentido, 2016. p. 13. Disponível em: https://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2017/08/20190111-RelatorioEstudoJovem_Fazsentido.pdf.
Acesso em: 4 fev. 2020.
Fonte: Vivências –
Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São
Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 110.
Entendendo o texto:
01 – Um dos títulos dos
trechos acima é “Juventude: Futuro do país”. O que vocês pensam sobre isso? Os
jovens são o futuro do país? Expliquem.
Resposta pessoal do aluno.
02 – Qual dos três trechos,
na opinião de vocês, mais se aproxima da visão que vocês têm do que é (ou são)
a juventude (ou juventudes)? Por quê? Caso não se identifiquem com nenhum
deles, proponham um trecho que se aproxime mais do que vocês pensaram.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Medeie o diálogo propondo questões norteadores sobre cada
item, auxiliando os alunos a sistematizar suas linhas de raciocínio.
03 – Leiam o trecho a
seguir. Vocês concordam com o panorama descrito? Por quê?
A participação de jovens no mercado de
trabalho no Brasil é marcada por vários desafios, como informalidade, baixa
remuneração, alto índice de rotatividade, precarização da relação de trabalho e
dificuldade de conciliação entre estudos, responsabilidades familiares e
trabalho. O desemprego entre os jovens brasileiros é de duas a três vezes maior
do que o desemprego entre os adultos.
ORGANIZAÇÃO
Internacional do Trabalho. Emprego Juvenil no Brasil. Disponível em: www.ilo.org./brasilia/temas/emprego/WCMS_618420/lang--pt/index.htm. Acesso
em: 4 fev. 2020.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Auxilia os alunos a relacionar o excerto com a seção de
abertura desta unidade, refletindo sobre o impacto do desamparo estrutural aos
jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário