Tira: Cachorro folgado
Fonte: Gramática
Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição
reformulada – São Paulo. 2008. p. 41-2.
Entendendo a tira:
01 – Você gostou, ou seja,
achou apropriado o nome da tira? Caso negativo, qual outro nome daria?
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Observe o comportamento
do cachorro na tira.
a) Você considera o comportamento do cachorro normal ou absurdo?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O comportamento do cachorro não
é normal.
b) Você diria que a tira é coerente? Porquê?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, a tira é coerente, porque
não há contradição, uma vez que o cachorro foi aos poucos conquistando sua
posição.
03 – Observe que, além de
conexão entre as ideias, há na tira conexão também entre as palavras. Observe o
2° quadrinho.
a) A palavra depois foi empregada nesse quadrinho porque anteriormente uma expressão já tinha sido utilizada para indicar o tempo. Qual é essa expressão?
No começo.
b) A palavra ele refere-se a um substantivo já empregado anteriormente. Qual é ele?
Cachorro.
04 – A construção deixei ele, empregada no 2° quadrinho,
e outras como vi ela, peguei ele, etc. fogem à variedade
padrão, apesar de serem muito utilizadas na linguagem oral e em determinados
tipos de textos impresso em que predomina a linguagem informal. Caso o autor da
tira quisesse escrever de acordo com a variedade padrão formal, como ficaria a
fala do 2° quadrinho?
Eu o deixei
dormir ou eu deixei-o dormir.
05 – A fala do 4° quadrinho
não está solta em relação às anteriores. Porém, caso o autor quisesse liga-la
às demais por meio de uma palavra, que palavras poderiam iniciar o balão?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: agora, atualmente, hoje, portanto, assim, desse modo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário