Relato: Transformando a realidade ao
meu redor
Jovens reduzem evasão escolar de um jeito diferente no sertão do Ceará
De acordo com o Censo Escolar 2018, realizado pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
o Brasil possui 2 milhões de crianças e jovens fora da escola sendo que, desse
total, cerca de 1,3 milhão são adolescentes entre 15 e 17 anos. Essa situação
também era um problema presente na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em
Santana do Cariri (CE): só em 2017, 79 alunos abandonaram as aulas. Preocupadas
com as consequências dessa exclusão escolar para o futuro dos colegas, três
alunas do 2º ano do Ensino Médio decidiram agir. Era a largada do projeto “Células
motivadoras: conectando-se com o futuro”, um dos premiados na 5ª Edição do
Desafio Criativos da Escola, de 2019, iniciativa do Instituto Alana.
Para entender os reais motivos que
levavam tantos adolescentes a desistirem da escola, as alunas conversaram com
os colegas em exclusão escolar para escutar os motivos da desistência. A
vulnerabilidade social, o baixo incentivo familiar, a falta de estrutura da
escola e a dificuldade de transporte eram problemas identificados
frequentemente. [...] Após essas descobertas, as estudantes sentiram
necessidade de se aproximar desses colegas e, com o auxílio dos educadores,
começaram a visitá-los para apoiar seu retorno às aulas.
As garotas criaram, ainda, as “Cartas
Quentes”, mensagens de incentivo escritas pelos próprios alunos para os colegas
que estavam fora da escola, e organizaram rodas de conversa e palestras para
dialogar sobre a importância de seguir os estudos. Como resultado, o número de
alunos evadidos caiu para 59, em 2018, e despencou para apenas um caso no
primeiro semestre deste ano. Hoje, todas as turmas do colégio têm uma “célula
motivadora”, um grupo de apoio feito de jovem para jovem para incentivar que
todos continuem frequentando as aulas. O projeto segue a todo vapor e as
meninas pretendem expandir a iniciativa para outras duas escolas municipais de
Santana do Cariri.
[...]
JOVENS reduzem evasão escolar de um
jeito diferente no sertão do Ceará. Criativos da escola. Disponível em: https://criativosdaescola.com.br/jovens-reduzem-evasao-escolar-de-um-jeito-diferente-no-sertao-o-ceara/.
Acesso em: 30 jan. 2020.
Fonte: Vivências –
Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São
Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 154.
Entendendo o texto:
01 – O que vocês acham do
projeto relatado nesse trecho?
Resposta pessoal
do aluno.
02 – O resultado desse
projeto seria diferente se não tivesse sido realizado em conjunto, “de jovem
para jovem”? Expliquem.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: A realização conjunta do projeto foi determinante para os
resultados obtidos.
03 – Vocês já participaram
de algum projeto com o objetivo de solucionar algum problema compartilhado por
um grupo?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Caso
algum dos alunos já tenha participado, valorize seu relato e oriente os demais
a praticarem a escuta ativa.
04 – Projetos como o relato
no trecho de texto acima mostram a importância da colaboração coletiva para a
transformação de sonhos em realidade. Vocês consideram possível uma sociedade
baseada na colaboração? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: É possível e desejável que a sociedade seja baseada na
colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário