sexta-feira, 22 de abril de 2022

E-MAIL: CONVITE - COM QUESTÕES GABARITADAS

 E-mail: Convite

        De: ricsouza@ig.com.br

        Para sebas@uol.com.br

        Assunto: Convite

        Tião,

        Você já tem programa para o feriado de Finados? Que tal ir comigo e a turma para o sítio do meu avô? A Tita 8-) e o Juninho d:-), meus primos, vão tb. Se você não se lembrar deles, dê uma espiada com atenção nos emoticons junto aos nomes deles. Lembrou?

        Cara, o passeio promete, a programação tá D+. A turma tá na maior animação, e vai ser mais legal ainda se você for com a gente. Dá pra trazer seu violão?

        Me responda até quarta.

        Abraço do

        Ricardo

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 59-60.

Entendendo o e-mail:

01 – A palavra e-mail designa duas coisas: a mensagem enviada através da Internet e o endereço para onde enviamos essa mensagem. Geralmente, um endereço eletrônico no Brasil tem a seguinte estrutura: nome@provedor.com.br. O nome designa o usuário. O símbolo @(arroba) informa ao computador que esse conjunto é um endereço de e-mail. O provedor é a empresa que possibilita o acesso à Internet, mediante o pagamento de uma taxa. O com significa comercial e o br é a sigla de Brasil. No e-mail em estudo:

a)   Qual é o endereço eletrônico (e-mail) do remetente?

ricsouza@ig.com.br

b)   E o do destinatário?

sebas@uol.com.br

02 – Abaixo dos e-mails do remetente e do destinatário, há um item assunto. A palavra convite, escrita no campo destinado ao assunto, resume o assunto da mensagem enviada?

      Sim.

03 – No e-mail – nesse caso a mensagem enviada através da Internet –, além do vocativo e da assinatura do remetente, há o assunto e a despedida. A assinatura é facultativa.

a)   No e-mail de Ricardo, o assunto começa em “Você já tem programa para”. Onde ele termina?

Me responda até quarta.

b)   Qual é o assunto desse e-mail?

O convite a Tião para um passeio; portanto, trata-se de assunto de ordem pessoal.

c)   Que expressão Ricardo usa para se despedir de Tião?

Abraço do.

04 – Quando o e-mail é dirigido a uma pessoa íntima, algumas palavras podem ser abreviadas, como, por exemplo: com (c/), mais (+), quando (qdo), porque (pq). No e-mail de Ricardo, de acordo com o contexto, a que palavras se referem as abreviações:

a)   Tb? Também.

b)   Vc? Você.

05 – Depois do nome da Tita e do Juninho, Ricardo usou emoticons como um recurso para caracterizar os primos e fazer com que seu amigo Tião se lembrasse deles. Leia abaixo e, depois, responda:

          8-) = usar óculos;       d:-) = de boné.

O que os emoticons usados por Ricardo informam sobre:

a)   A Tita? Que ela usa óculos e é alegre.

b)   O Juninho? Que ele está sempre de boné e também é alegre.

06 – Observe a linguagem empregada neste trecho do e-mail:

        “Cara, o passeio promete, a programação tá D+. A turma tá na maior animação, e vai ser mais legal ainda se você for com a gente. Dá pra trazer seu violão?”

a)   Que elementos (palavras, expressões) fogem à variedade padrão da língua?

As gírias: cara, legal; As formas reduzida: tá, pra. D+; O emprego da expressão com a gente em lugar de conosco.

b)   Levante hipóteses: O que justificaria o uso desse tipo de linguagem no e-mail de Ricardo?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O fato de os correspondentes serem amigos e, portanto, terem um relacionamento íntimo, descontraído, sem formalidades.

07 – Reúna-se com seus colegas de grupo e, juntos, concluam: Para que serve o e-mail e quais são suas características?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É um tipo de texto usado para trocar mensagens pela internet, comunicando a alguém um assunto pessoal. Contém os seguintes elementos: resumo do assunto; data, às vezes também a hora em que o e-mail foi enviado; endereço eletrônico do remetente e do destinatário; vocativo; assunto; despedida e assinatura. Pode fazer uso de abreviações e emoticons, quando for dirigido a uma pessoa íntima. A linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os correspondentes, podendo ser mais ou menos formal e, eventualmente, conter gírias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário