Receita mineira: Môi de repôi nu ái i ói
5 denti di ái.
3 cuié di ói.
1 cabêsss di repôi.
1 cuié di mastumati
Sá agosto.
Modi
fazê
Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum
sá. Quenta o ói na caçarola i foga o ái socado no ói quentim. Pica o repôi
beeemmm finim. Foga o repôi no ói quentim junto cum o ái fogado. Põim a
mastumati i méxi cum a cuié pra fazê o môi. Sirva cum rôis i meléti. Isso é bom
dimais da conta sô.
Fonte: Gramática
Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição
reformulada – São Paulo. 2008. p. 44-6.
Entendendo a receita
mineira:
01 – Existem muitas
brincadeiras a respeito do modo como falam certos grupos de pessoas de vários
estados brasileiros. A receita lida é um exemplo, pois imita com certo exagero
a fala de mineiros de certas regiões e, deixa de seguir as regras da língua
escrita. Reescreva a receita de acordo com as normas dessa variedade
linguística.
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Na receita foram usados
os verbos picar, socar, pôr. Que outros verbos ou expressões poderíamos usar no lugar
desses, sem modificar o sentido das frases?
Pode ser: cortar, amassar, colocar.
03 – No trecho “Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá.
Quenta o ói na caçarola i foga o ái socado no ói quentim.”, há repetição de
duas palavras.
a) Identifique-as.
Alho e óleo.
b) A repetição de palavras é muito comum na língua falada. Como você reescreveria o trecho a fim de evitar ou amenizar as repetições?
Descasque e pique o alho e soque-o com sal. Esquente o óleo na
caçarola e refogue o alho.
04 – Na receita lida, o
locutor emite sua opinião a respeito do prato, embora esse procedimento não
seja comum nas receitas. Identifique o trecho em que isso ocorre.
Isso é bom dimais da conta sô.
05 – No trecho “beeemmm finim”, observe a forma como a
palavra bem foi escrita.
a) O que essa grafia sugere quanto ao modo de pronunciar a palavra?
Sugere que a vogal da sílaba foi pronunciada de modo prolongado.
b) Que sentido esse modo de pronunciar a palavra cria no contexto?
Esse modo de pronunciar a palavra dá a entender que o repolho deve
ser cortado muito fino.
06 – Embora a receita seja
uma brincadeira, você acha que esses ingredientes e as indicações do modo de
fazer podem resultar num prato saboroso?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Sim, a receita em si, pode resultar num prato saboroso.
07 – A língua empregada na
receita lida é diferente daquela utilizada pelos jornais, revistas e livros.
Apesar disso, é possível compreender a receita?
Sim, é possível compreendê-la
perfeitamente.
08 – Se sua família veio de
uma região do país diferente daquela em que você mora, comente com os colegas:
Que diferenças é possível observar entre o português falado naquela região e o
falado na cidade em que você vive hoje? Cite alguns casos.
Resposta pessoal
do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário