quinta-feira, 14 de abril de 2022

RECEITA MINEIRA: MÔI DE REPÔI NU ÁI I ÓI - VARIEDADE LINGUÍSTICA - COM GABARITO

 Receita mineira: Môi de repôi nu ái i ói

Ingridienti

5 denti di ái.

3 cuié di ói.

1 cabêsss di repôi.

1 cuié di mastumati

Sá agosto.

Modi fazê

        Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá. Quenta o ói na caçarola i foga o ái socado no ói quentim. Pica o repôi beeemmm finim. Foga o repôi no ói quentim junto cum o ái fogado. Põim a mastumati i méxi cum a cuié pra fazê o môi. Sirva cum rôis i meléti. Isso é bom dimais da conta sô.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 44-6.

Entendendo a receita mineira:

01 – Existem muitas brincadeiras a respeito do modo como falam certos grupos de pessoas de vários estados brasileiros. A receita lida é um exemplo, pois imita com certo exagero a fala de mineiros de certas regiões e, deixa de seguir as regras da língua escrita. Reescreva a receita de acordo com as normas dessa variedade linguística.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Na receita foram usados os verbos picar, socar, pôr. Que outros verbos ou expressões poderíamos usar no lugar desses, sem modificar o sentido das frases?

      Pode ser: cortar, amassar, colocar.

03 – No trecho “Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá. Quenta o ói na caçarola i foga o ái socado no ói quentim.”, há repetição de duas palavras.

a)   Identifique-as.

Alho e óleo.

b)   A repetição de palavras é muito comum na língua falada. Como você reescreveria o trecho a fim de evitar ou amenizar as repetições?

Descasque e pique o alho e soque-o com sal. Esquente o óleo na caçarola e refogue o alho.

04 – Na receita lida, o locutor emite sua opinião a respeito do prato, embora esse procedimento não seja comum nas receitas. Identifique o trecho em que isso ocorre.

      Isso é bom dimais da conta sô.

05 – No trecho “beeemmm finim”, observe a forma como a palavra bem foi escrita.

a)   O que essa grafia sugere quanto ao modo de pronunciar a palavra?

Sugere que a vogal da sílaba foi pronunciada de modo prolongado.

b)   Que sentido esse modo de pronunciar a palavra cria no contexto?

Esse modo de pronunciar a palavra dá a entender que o repolho deve ser cortado muito fino.

06 – Embora a receita seja uma brincadeira, você acha que esses ingredientes e as indicações do modo de fazer podem resultar num prato saboroso?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, a receita em si, pode resultar num prato saboroso.

07 – A língua empregada na receita lida é diferente daquela utilizada pelos jornais, revistas e livros. Apesar disso, é possível compreender a receita?

      Sim, é possível compreendê-la perfeitamente.

08 – Se sua família veio de uma região do país diferente daquela em que você mora, comente com os colegas: Que diferenças é possível observar entre o português falado naquela região e o falado na cidade em que você vive hoje? Cite alguns casos.

      Resposta pessoal do aluno.

 

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