quinta-feira, 14 de abril de 2022

CARTUM: JOEL ESTÁ APRENDENDO A SOLETRA - FEIFFER - COM GABARITO

 Cartum: Joel está aprendendo a soletra

        

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8Z4kbrt9Wnk_jrCaL47S9X2zubCgIZYTM0heopw1CzrLTXbuPx9wwAiGEZH57a-QKUw1YVcvtsuA4g9s3CoOYzutre2wALfQbPDwDgIZP9ileTYdUAssfy9SEV1Vw5R65ppQ7pb_1gv3yERC0VUho6MMyELepDpbePEZ2KJep8am0uVJ1ddfHxzf_/s225/SOLETRAR.jpg

      Feiffer

        A mamãe está me ensinando a soletrar, mas eu não entendia, e ela disse que era muito simples: Joel, G-A-T-O quer dizer GATO, e eu disse: Por quê?

        E ela disse porque é assim, e eu perguntei por que era assim, e ela disse que Deus queria que fosse assim e eu perguntei: Por que W-X-Y-Z não quer dizer GATO?

        E ela disse que é porque não é assim e eu disse por que não se eu quero que seja assim e ela disse que é por causa das regras...

        E eu disse que as regras são bobas e G-A-T-O quer dizer GATO é uma regra estúpida e ultrapassada, e W-X-Y-Z quer dizer GATO é melhor e mais moderno e ela disse: Não tente reformar o mundo, Joel, ou você será muito infeliz...

        E eu perguntei por que as regras antigas estão sempre certas e por que as regras novas estão sempre erradas, e ela disse: Já fui paciente demais com você, rapazinho, e agora soletre gato do modo certo ou irá para a cama uma semana sem ver TV...

        E eu disse quem precisa ver TV, e ela disse: Deixe de ser malcriado, você precisa de TV, e eu disse: Não podemos conversar como duas pessoas civilizadas, e ela disse que eu arranjei essas ideias engraçadas na rua; ficarei sem TV durante um mês...

        E eu disse que W-X-Y-Z quer dizer GATO.

        E ninguém me fará mudar de ideia.

        A-B-C-D-E-F-G

        Quer dizer socorro.

Entre sensos e pensos. Gráfica Bahiense, 1976.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 54-5.

Entendendo o cartum:

01 – Embora Joel seja a única personagem que aparece no cartum, podemos tomar conhecimento de uma situação vivida por ele e sua mãe. Nas discussões com ela, fica claro o temperamento de Joel, o seu modo de ser e de pensar. Como você caracterizaria o garoto?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Joel é um garoto teimoso e inconformado com as regras impostas.

02 – Na 2ª cena, a mãe de Joel dá mostras de que está se cansando de tantas perguntas. Qual das respostas dela comprova sua impaciência?

      “Deus queria que fosse assim”. Não conseguindo convencer o filho, a mãe apela até para argumentos religiosos.

03 – Da 5ª para a 6ª cena, a mãe de Joel vai ficando cada vez mais nervosa.

a)   Observe as ameaças que ela faz em relação à TV. O que muda de uma cena para a outra?

Inicialmente, Joel ficaria uma semana sem ver TV; depois o castigo passa para um mês.

b)   Na sua opinião, qual comentário de Joel teria levado a mãe a ficar tão nervosa?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: “Não podemos conversar como duas pessoas civilizadas”. Colocando-se como superior e mostrando um comportamento não emocional, diferentemente da mãe, Joel a irrita ainda mais.

04 – Compare a última cena com as demais. Observe, principalmente, o rosto da personagem.

a)   O que sua expressão sugere?

Espanto e medo.

b)   Ainda na última cena, Joel cria uma nova forma de escrever a palavra socorro. O que você acha que deve estar acontecendo nesse momento entre ele e a mãe?

Provavelmente a mãe está vindo para bater nele ou puni-lo de outra forma.

05 – A revolta de Joel tem suas razões: quando aprendemos a falar e a escrever, as regras da língua falada e escrita já estão prontas, e não temos muitas chances de modifica-las.

a)   O que você acha que aconteceria se cada um de nós criasse regras próprias para falar e escrever?

As pessoas não se entenderiam e seria a maior confusão.

b)   Joel, revoltado, deseja se livrar das regras da língua escrita. Mas, ao afirmar que, para ele, a palavra gato deve ser escrita com w-x-y-z, o menino estaria mesmo se libertando das regras? Por quê?

Não; porque, ao criar novas regras de escrita, ele também ficaria preso a elas.

06 – A mãe diz ao garoto: “Não tente reformar o mundo, Joel, ou você será muito infeliz”. Você acha que toda pessoa como Joel, que discorda das regras estabelecidas, torna-se infeliz? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

Um comentário: