Cartum: Joel está aprendendo a soletra
Feiffer
A mamãe está me ensinando a soletrar,
mas eu não entendia, e ela disse que era muito simples: Joel, G-A-T-O quer
dizer GATO, e eu disse: Por quê?
E ela disse porque é assim, e eu
perguntei por que era assim, e ela disse que Deus queria que fosse assim e eu
perguntei: Por que W-X-Y-Z não quer dizer GATO?
E ela disse que é porque não é assim e
eu disse por que não se eu quero que seja assim e ela disse que é por causa das
regras...
E eu disse que as regras são bobas e
G-A-T-O quer dizer GATO é uma regra estúpida e ultrapassada, e W-X-Y-Z quer
dizer GATO é melhor e mais moderno e ela disse: Não tente reformar o mundo,
Joel, ou você será muito infeliz...
E eu perguntei por que as regras
antigas estão sempre certas e por que as regras novas estão sempre erradas, e
ela disse: Já fui paciente demais com você, rapazinho, e agora soletre gato do
modo certo ou irá para a cama uma semana sem ver TV...
E eu disse quem precisa ver TV, e ela
disse: Deixe de ser malcriado, você precisa de TV, e eu disse: Não podemos
conversar como duas pessoas civilizadas, e ela disse que eu arranjei essas
ideias engraçadas na rua; ficarei sem TV durante um mês...
E eu disse que W-X-Y-Z quer dizer GATO.
E ninguém me fará mudar de ideia.
A-B-C-D-E-F-G
Quer dizer socorro.
Entre sensos e
pensos. Gráfica Bahiense, 1976.
Fonte: Livro –
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª
edição - Atual Editora – 2002 – p. 54-5.
Entendendo o cartum:
01 – Embora Joel seja a
única personagem que aparece no cartum, podemos tomar conhecimento de uma
situação vivida por ele e sua mãe. Nas discussões com ela, fica claro o
temperamento de Joel, o seu modo de ser e de pensar. Como você caracterizaria o
garoto?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Joel
é um garoto teimoso e inconformado com as regras impostas.
02 – Na 2ª cena, a mãe de
Joel dá mostras de que está se cansando de tantas perguntas. Qual das respostas
dela comprova sua impaciência?
“Deus queria que
fosse assim”. Não conseguindo convencer o filho, a mãe apela até para
argumentos religiosos.
03 – Da 5ª para a 6ª cena, a
mãe de Joel vai ficando cada vez mais nervosa.
a) Observe as ameaças que ela faz em relação à TV. O que muda de uma cena para a outra?
Inicialmente, Joel ficaria uma semana sem ver TV; depois o castigo
passa para um mês.
b) Na sua opinião, qual comentário de Joel teria levado a mãe a ficar tão nervosa?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: “Não podemos conversar como
duas pessoas civilizadas”. Colocando-se como superior e mostrando um
comportamento não emocional, diferentemente da mãe, Joel a irrita ainda mais.
04 – Compare a última cena
com as demais. Observe, principalmente, o rosto da personagem.
a) O que sua expressão sugere?
Espanto e medo.
b) Ainda na última cena, Joel cria uma nova forma de escrever a palavra socorro. O que você acha que deve estar acontecendo nesse momento entre ele e a mãe?
Provavelmente a mãe está vindo para bater nele ou puni-lo de outra
forma.
05 – A revolta de Joel tem
suas razões: quando aprendemos a falar e a escrever, as regras da língua falada
e escrita já estão prontas, e não temos muitas chances de modifica-las.
a) O que você acha que aconteceria se cada um de nós criasse regras próprias para falar e escrever?
As pessoas não se entenderiam e seria a maior confusão.
b) Joel, revoltado, deseja se livrar das regras da língua escrita. Mas, ao afirmar que, para ele, a palavra gato deve ser escrita com w-x-y-z, o menino estaria mesmo se libertando das regras? Por quê?
Não; porque, ao criar novas regras de escrita, ele também ficaria
preso a elas.
06 – A mãe diz ao garoto:
“Não tente reformar o mundo, Joel, ou você será muito infeliz”. Você acha que
toda pessoa como Joel, que discorda das regras estabelecidas, torna-se infeliz?
Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
Obgd💘
ResponderExcluir