sexta-feira, 22 de abril de 2022

POEMA: RECADO - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO

 Poema: Recado    

              Carlos Queiroz Telles

Vocês podem me falar.

Vocês podem me explicar.

Vocês podem me ensinar.

Vocês podem me pedir.

Vocês podem me exigir.

Vocês podem me ordenar.

Vocês podem me forçar.

Vocês podem me obrigar

a fazer o que eu não quero.

 

Só não venham, por favor,

me dizer o que eu quero!

Sonhos, grilos e paixões. São Paulo: Moderna, 1990. p. 3.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 170.

Entendendo o poema:

01 – Todo o poema é construído a partir de uma relação de oposição entre os interlocutores, identificados por pronomes.

a)   Que pronomes identifica o locutário?

Vocês.

b)   Que pronomes identificam o locutor?

Me, eu.

c)   Classifique-os.

Vocês: pronome de tratamento; me: pronome oblíquo átono; eu: pronome reto.

02 – O poema se intitula “Recado”.

a)   Quem você acha que pode ser o locutor desse “recado”? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente um adolescente.

b)   E quem poderia ser o locutário?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: As pessoas que normalmente interferem na opinião das outras, ou seja, alguém mais velho, um professor, os pais, etc.

03 – Observe, a seguir, os dois grupos de palavras que finalizam os versos do poema na primeira estrofe. Se necessário, consulte o dicionário para perceber a diferença de sentido entre elas.

Grupo 1                                            Grupo 2

Falar                                                 Exigir

Explicar                                            Ordenar

Ensinar                                             Forçar

Pedir                                                 Obrigar

Essas palavras representam os esforços feitos pelos outros para que o locutor faça aquilo que não quer.

a)   Leia na vertical as palavras dos dois grupos. Em seguida, compare a primeira palavra de cada grupo com a última palavra. Nota-se que, de uma palavra para outra, vai ocorrendo uma mudança. Esse tipo de alteração corresponde a qual das ideias abaixo:

Oposição           --        Gradação       --       Exclusão.

b)   Compare as palavras do primeiro grupo com as palavras do segundo grupo. Em qual deles se nota maior imposição de ideias?

No segundo grupo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário