sábado, 2 de abril de 2022

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: OZZY ESCOLA - COM GABARITO

 Quadrinhos: Ozzy escola

Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhsZ5d7vYMJ9DwAnZB2JaX1Tmi1IxvvLaHxrN8kguYa-gTQwK4-jDnP2JxMxs78ALo0nW1xuJ2Qu_QiqKQoHjv5QKJaOZAvxxv1RzhAYVSfxADV5HIUNFh4kjK_WcuthzTDhlQg91asGSg1PobVfSF0oSYrroV8adZsIMBAirI2NLshf6LDeiROWhK/s290/ANGELI.jpg
                      Angeli. Ozzy 1 – Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 7.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 08-10.

Entendendo os quadrinhos:

01 – Ozzy, personagem de Angeli, é um menino que odeia tomar banho e se arrumar. Nas situações mostradas nos quadrinhos, ele aparece conversando com alguém. Observe as falas do diálogo.

a)   Quem você acha que é o interlocutor de Ozzy, ou seja, com quem ele está falando?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente é a mãe ou outra mulher responsável por ele, como uma avó ou uma tia.

b)   Como você chegou a essas conclusão?

As falas apresentam um tom imperativo e a palavra relaxada foi empregada no feminino.

02 – Ao conversarmos com uma pessoa, podemos empregar algumas palavras para trata-la de modo adequado: você, senhor(a), tu, etc. No 1° quadrinho, Ozzy é tratado por senhor.

a)   Geralmente essa palavra é utilizada quando falamos com um menino?

Não.

b)   Na situação da tira, por que Ozzy foi tratado assim?

Porque a pessoa que fala com Ozzy está zangada com ele.

03 – Releia o 4° quadrinho. “Depois vão pensar que eu sou a relaxada! / Já estou indo!”.

        “Depois vão pensar que eu sou a relaxada!”

         Depois vão pensar que eu sou relaxada!

        Que diferença de sentido há entre os dois enunciados, em consequência do emprego da palavra a antes de relaxada?

      Com o emprego da palavra a, o interlocutor dá a entender que as pessoas vão pensar que, dos dois (o menino e a mãe), ela é que é relaxada, e não ele.

04 – A linguagem serve para muitas coisas: interagir, comunicar, divertir, etc. Por meio da linguagem, podemos até influenciar o comportamento das pessoas.

a)   Com que finalidade o interlocutor de Ozzy utilizou a linguagem?

Com a finalidade de fazer com que o menino penteasse o cabelo e, assim, ficasse mais apresentável.

b)   Ele atingiu seu objetivo? Por quê?

Não, pois o cabelo do menino, todo melado de geleia, ficou pior do que antes.

05 – Nos quadrinhos vemos a sombra de Ozzy e de seu interlocutor. Observe os gestos do interlocutor e a expressão facial de Ozzy durante a conversa.

a)   O que os gestos do interlocutor expressam?

Primeiramente, com o dedo em riste, expressam ameaça; no 3° quadrinho, a mão na cintura mostra que ele está bravo; no penúltimo quadrinho, expressam desapontamento.

b)   O que a expressão facial de Ozzy sugere?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Expressa desapontamento e desejo de “negociar”.

c)   Por que você acha que o autor dos quadrinhos, em vez de representar o interlocutor de Ozzy, preferiu representar sua sombra?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez para estimular a imaginação do leitor.

d)   Conclua: Quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, somente as palavras são capazes de expressar o que queremos?

Não, pois nós nos expressam com todo o corpo: com os gestos, com a face, com os olhos, etc.

06 – Quando a unidade básica da linguagem é a palavra, dizemos que se trata de linguagem verbal; quando não é a palavra, dizemos que se trata de linguagem não verbal; e, quando combina as duas, linguagem mista. Na tira de Angeli, foi utilizada linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista? Justifique sua resposta.

      Foi utilizada a linguagem mista, pois há palavras (linguagem verbal) e desenhos (linguagem não verbal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário