Quadrinhos: Ozzy escola
Fonte: Gramática
Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição
reformulada – São Paulo. 2008. p. 08-10.
Entendendo os quadrinhos:
01 – Ozzy, personagem de
Angeli, é um menino que odeia tomar banho e se arrumar. Nas situações mostradas
nos quadrinhos, ele aparece conversando com alguém. Observe as falas do
diálogo.
a) Quem você acha que é o interlocutor de Ozzy, ou seja, com quem ele está falando?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente é a mãe ou outra
mulher responsável por ele, como uma avó ou uma tia.
b) Como você chegou a essas conclusão?
As falas apresentam um tom imperativo e a palavra relaxada foi
empregada no feminino.
02 – Ao conversarmos com uma
pessoa, podemos empregar algumas palavras para trata-la de modo adequado: você, senhor(a), tu, etc. No
1° quadrinho, Ozzy é tratado por senhor.
a) Geralmente essa palavra é utilizada quando falamos com um menino?
Não.
b) Na situação da tira, por que Ozzy foi tratado assim?
Porque a pessoa que fala com Ozzy está zangada com ele.
03 – Releia o 4° quadrinho. “Depois vão pensar que eu sou a relaxada! /
Já estou indo!”.
“Depois vão pensar que eu sou a
relaxada!”
Depois vão pensar que eu sou relaxada!
Que diferença de sentido há entre os dois enunciados, em consequência do emprego da palavra a antes de relaxada?
Com o emprego da palavra a, o interlocutor dá a entender
que as pessoas vão pensar que, dos dois (o menino e a mãe), ela é que é
relaxada, e não ele.
04 – A linguagem serve para
muitas coisas: interagir, comunicar, divertir, etc. Por meio da linguagem,
podemos até influenciar o comportamento das pessoas.
a) Com que finalidade o interlocutor de Ozzy utilizou a linguagem?
Com a finalidade de fazer com que o menino penteasse o cabelo e,
assim, ficasse mais apresentável.
b) Ele atingiu seu objetivo? Por quê?
Não, pois o cabelo do menino, todo melado de geleia, ficou pior do
que antes.
05 – Nos quadrinhos vemos a
sombra de Ozzy e de seu interlocutor. Observe os gestos do interlocutor e a
expressão facial de Ozzy durante a conversa.
a) O que os gestos do interlocutor expressam?
Primeiramente, com o dedo em riste, expressam ameaça; no 3°
quadrinho, a mão na cintura mostra que ele está bravo; no penúltimo quadrinho,
expressam desapontamento.
b) O que a expressão facial de Ozzy sugere?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Expressa desapontamento e
desejo de “negociar”.
c) Por que você acha que o autor dos quadrinhos, em vez de representar o interlocutor de Ozzy, preferiu representar sua sombra?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez para estimular a
imaginação do leitor.
d) Conclua: Quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, somente as palavras são capazes de expressar o que queremos?
Não, pois nós nos expressam com todo o corpo: com os gestos, com a
face, com os olhos, etc.
06 – Quando a unidade básica
da linguagem é a palavra, dizemos que se trata de linguagem verbal; quando não é a palavra, dizemos que se trata de linguagem não verbal; e, quando combina
as duas, linguagem mista. Na tira de
Angeli, foi utilizada linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem
mista? Justifique sua resposta.
Foi utilizada a linguagem mista, pois há
palavras (linguagem verbal) e desenhos (linguagem não verbal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário