sexta-feira, 22 de abril de 2022

POEMA: MEU TIO NÃO É BANDIDO - RICARDO AZEVEDO - COM GABARITO

 Poema: Meu tio não é bandido

            Ricardo Azevedo

O meu tio não é bandido
O meu tio não é mocinho
O meu tio não é herói
Não é índio, nem cowboy
Não luta com todo mundo
Não dá tiro nem pancada
Às vezes, de medo voa
Ele é só uma pessoa.

A casa de meu avô. São Paulo: Ática, s.d.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 108-9.

Entendendo o poema:

01 – Reescreva o poema em seu caderno, substituindo o substantivo tio por tia e fazendo as adaptações necessárias. Quando terminar, releia o texto e veja como ficou.​

      A minha tia não é bandida / A minha tia não é mocinha / A minha tia não é heroína / Não é índia, nem cowboy / Não luta com todo mundo / Não dá tiro nem pancada / Às vezes, de medo voa / Ela é só uma pessoa.

02 – Dê o sentido dos substantivos destacados nas frases a seguir, observando o gênero de cada um deles.

a)   O garotinho deu todo o dinheiro para o caixa, uma linda moça que, ao recebe-lo, colocou-o na caixa e deu-lhe o troco.

O caixa: funcionário encarregado de pagar ou receber dinheiro, cheques, etc.; a caixa: recipiente de madeira, papelão ou outro material, destinado a guardar objetos ou mercadorias.

b)   A guarda ficava de plantão na entrada do quartel, enquanto o guarda fazia ronda pelos edifícios.

A guarda: sentinela, serviço de vigilância desempenhado por uma ou mais pessoas; o guarda: vigia, homem encarregado de vigiar ou guardar alguma coisa.

03 – A palavra grama, no feminino, significa gramínea de jardim; no masculino, significa unidade de peso. Suponha que você vá à padaria comprar 300 gramas de presunto. Ao fazer seu pedido ao vendedor, o que você diria?

      Eu quero trezentos gramas de presunto.

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário