domingo, 2 de setembro de 2018

FILME: WALL-E - ANDRE STANTON - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS


Filme: WALL-E
  
Data de lançamento 27 de junho de 2008 (1h 37min)
Direção: Andrew Stanton
Gêneros AnimaçãoAventura
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Entendendo o filme:

01 – É perceptível, desde o início do filme, a quantidade assustadora de lixo produzido por nós, seres humanos, na terra. Qual a forma encontrada pela empresa BNL, para fazer uma limpeza no planeta? E qual você propõe para substituí-la?
      Compactação e empilhamento do lixo através de robôs WALL-E, responsáveis por limpar o planeta Terra.

02 – Qual é o assunto, o tema principal do filme?
      A Preservação Ambiental.

03 – Alguns anúncios de jornal aparecem logo no início do filme, deixando sugestões acerca da não existência de seres humanos: lixo demais! Terra coberta. Wall-E – trabalhando para desentulhar você. Também é notável as sugestões sobre o nível ao qual chegou o Aquecimento Global no planeta, culminando na retirada dos seres humanos da Terra. Faça uma comparação entre as que são demonstradas no filme e atualidade.
      Compara-se a reciclagem de hoje em dia, com a do filme.

04 – Aproveitando a citação e o próprio nome do filme, o que significa WALL-E? A sigla em inglês e a sua tradução.
      Waste Allovation load lifters – Earth – Levantador de carga para alocação de lixo, classe terra.

05 – Por que você acha que uma grande produtora como Walt Disney preocupou-se em fazer um filme com esse tema?
      Para conscientizar a população do que pode vir a acontecer caso não cuidemos do nosso planeta.

06 – Você acha que o filme pode ser considerado infantil? Por quê?
      O filme pode ser considerado Livre para todos os públicos, de maneira que até as crianças entendam, que a preservação do nosso planeta é muito importante.

07 – O robozinho WALL-E não é capaz de falar, entretanto ele consegue transmitir alguns sons e aprende a palavra EVA. O que esta palavra representa pra ele?
      Significa uma companhia para ele.

08 – Alguns objetos não têm nenhum valor para nós, seres humanos, mais interessantes. Cite alguns desses objetos e uma passagem do filme que comprove isso.
      A fita cassete, a qual ele sempre assistia (em uma passagem do filme, ele mostra as pessoas do vídeo para Eva), talheres, isqueiros, lâmpadas, engrenagens, cubo mágico.

09 – Qual era o sentimento de WALL-E com relação aos humanos?
      De curiosidade.

10 – No início do filme Eva era programada apenas para seguir um comando de diretriz. Qual é a diretriz de WALL-E?
      Limpar todo o lixo do planeta Terra.

11 – Qual é o principal motivo que faz Eva deixar de seguir sua diretriz?
      Seus sentimentos que começam a aparecer.

12 - Os humanos viviam a bordo de uma nave chamada AXIOM. O que houve com a espécie humana a bordo dessa nave?
      Todos se tornaram dependentes da tecnologia, não fazendo mais nada, além de ficar sentados e comer, se tornando sedentários e obesos.

13 – Algo atrapalhava o retorno dos humanos para a Terra. O que era?
      O alto nível de coisas tóxicas e lixo no planeta Terra.

14 – WALL-E era um robô extremamente solitário no planeta, tendo apenas uma baratinha como amiga. Por que esta baratinha sobreviveu a tudo que aconteceu com ela?
      Porque a barata, é um dos seres mais resistentes que há.

15 – WALL-E assistia a um vídeo onde os humanos faziam algo simples, e o sonho do robozinho era repetir esse ato. Que ato era esse?
      Entrelaçar as mãos com alguém.

16 – Muito carismático, WALL-E conseguia transmitir diversas emoções apenas com o seu olhar. Você acha que ele “balançou” os sentimentos de Eva com essas emoções? Justifique.
      Sim, pois ela logo depois de ver como foi tratada por ele enquanto ela estava “desativada”, acaba se apaixonando por ele.

17 – Por que no planeta Terra do filme não havia vida?
      Por causa do nível de radiatividade e lixo, fazendo com que a vida não fosse sustentável.

18 – Dentre todas as formas de vida do planeta, a única restante foi uma pequena e, aparentemente frágil, barata. Sabe-se que, apesar de aparentemente insignificantes, esses seres são os mais resistentes, em diversas situações, incluindo no que se refere à radioatividade. Pesquise sobre as características desse tipo de inseto que os torna tão resistentes. Procure também encontrar se existe algum outro tipo de ser vivo que possa suportar tantas intempéries.
      A barata, vive em locais onde há lixo, sujos, quentes, úmidos, esgotos, e entre vários locais hostis, o que está relacionada a sua constituição; São organismos muito simples, com poucos genes sujeitos a mutação. São 20 vezes mais resistentes à radiação do que o homem. Um organismo que também é resistente a radiação é a bactéria Deinococcus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário