domingo, 2 de setembro de 2018

CRÔNICA: A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Crônica: A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA
        Hoje de manhã, enquanto levava meu filho para a escola, assisti a diversas cenas de desperdício. Rua após rua, homens e mulheres usavam mangueiras para lavar calçadas e carros com jorros e jorros de água potável.
        Nos primeiros casos cheguei a diminuir a velocidade do meu carro para sinalizar aos dissipadores que não deveriam estar fazendo aquilo. Mas eles olhavam, sem entender o que eu queria passar com os gestos... e continuavam com as torneiras abertas.
        Nos casos seguintes, desisti.
        Só olhava, desolado, toda aquela água preciosa escorrendo pela calçada, pelas sarjetas...
        Se voltar a percorrer o bairro nesta bela manhã de abril provavelmente vou surpreender mais dissipadores em ação. Talvez já lavando carros, mais pátios e calçadas. E vou, de novo, ficar triste com o desperdício escancarado, explícito, irresponsável.
        O que fazer para que nós, nossos filhos e os filhos de nossos filhos tenham água de boa qualidade e em quantidade no futuro?
        Acho que, para começar, falar com as crianças. Se os adultos dão lições de desperdício, as crianças podem, no tempo, reverter o processo. Enquanto crianças, podem entender melhor a necessidade de preservamos nossos recursos naturais. Água, inclusive.
        Quando crescerem vão substituir os adultos insensatos de hoje já com atitudes corretas no cuidado com o meio ambiente.
        Longe de mim a ideia de transformar quem quer que seja em vigilante, patrulheiro, inspetor de recursos naturais. Também seria insensato. Em alguns casos até perigoso. Tem gente que não aceita críticas.
        Mas se cada um de nós pudesse passar aos filhos, às crianças, em geral, propostas, ideias e conselhos para buscarem a economia, a racionalização do uso da água, teríamos um início de caminho já sinalizado.
        E enquanto crianças e jovens vão se conscientizando, vamos pensando, num modo de chegarmos até os dissipadores adultos com orientação e informações.
        Pra começar, à volta da escola, já vou falando sobre o assunto com meu filho.
        De novo, porque lá em casa o assunto já é velho e conhecido. Mas bons conselhos podem ser repetidos... e acumulados.
        E cuidados com nossos recursos naturais deveriam merecer até mesmo algum tipo de saudação. Assim, como dizemos bom dia, boa noite, até logo, poderíamos começar a dizer: Salvou água, hoje? Apagou a luz que não está usando? Salvou uma árvore? Pensou nas crianças que não têm água para beber? ...
        Pode parecer meio dramático. Mas antes um dramático falado do que sentido.
        Enquanto é tempo.
                                               Disponível em: www.google.com.br.
Acesso em: 03 fev. 2015.
Entendendo a crônica:

01 – Em sua opinião, qual a mensagem que o texto expressa.
      A falta de responsabilidade e consciência no uso da água potável.

02 – Pesquise e copie em seu caderno o significado das seguintes palavras:
a) Dissipar – gastar perdulariamente, esbanjar, dilapiar.
b) Escancarar – abrir-se de maneira ampla, aberto, exposto.
c) Explícito – que é claro, explicado sem ambiguidade.
d) Insensatez – falta de juízo, loucura, imprudência.
e) Racionalizar – tornar mais racional, coerente, reflexivo.
f) Desolado – ermo e triste, arrasado, arruinado.
g) Sarjeta – escoadouro para às águas das chuvas, beira do meio-fio das calçadas, valeta.
h) Reverter – retroceder, regressar, dar ou tornar direção contrária.
i) Escassez – característica ou condição de escasso.

03 – Copie os períodos e reescreva-os, substituindo as palavras ou expressões destacadas por sinônimos presentes no texto.
a) Se não houver melhor eficiência no uso da água, em um futuro próximo a carência desse líquido valioso será sentida e percebida abertamente aos nossos olhos.
     Se não houver melhor eficácia no uso da água, em um futuro próximo a falta desse líquido valioso será sentida e percebida abertamente aos nossos olhos.

b) Os esbanjadores de água agem como dementes e nos deixam muito tristes com sua atitude irresponsável.
      Os gastadores de água agem como desmiolados e nos deixam muito tristes com sua atitude irresponsável.

c) Á água que corre pela valeta daquela rua vem de uma casa em que a dona deixou a mangueira jorrando água e dedica-se a conversar com a vizinha.
      A água que corre pela pequena vala daquela rua vem de uma casa em que a dona deixou a mangueira golfando água e dedica-se a conversar com a vizinha.

d) É preciso voltar a situação, adotando políticas públicas sérias que tratem do uso consciente e responsável da água.
      É preciso voltar a situação, perfilhada políticas públicas sérias que tratem do uso consciente e responsável da água.

04 – Que elementos comprovam que o texto “A ÀGUA NOSSA DE CADA DIA” é uma crônica? Comente.
      Porque conta uma história verídica dos fatos. “Hoje de manhã, enquanto levava meu filho para a escola, assisti a diversas cenas de desperdício. Rua após rua, homens e mulheres usavam mangueiras para lavar calçadas e carros com jorros e jorros de água potável.”

05 – Leia com atenção as afirmativas abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas.
(   ) O narrador do texto é um narrador-observador; não participa dos acontecimentos.
(   ) O cronista convoca a todos para tornarem-se patrulheiros da água.
(   ) Os dissipadores de água são os que mais a defendem e lutam por sua preservação.
(X) O narrador do texto é um narrador-personagem; participa dos acontecimentos.
(   ) O cronista questiona o que pode ser feito para se resolver o grave problema da água.

06 – O que você faz ou pode fazer para evitar o desperdício da água em seu dia-a-dia?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Assinale com um X o significado da palavra em destaque em cada frases.
a)   ... homens e mulheres usavam mangueira para lavar calçada com jorros e jorros de água potável.
    ( ) barrenta
    ( ) contaminada
    (X) própria para ser bebida

b)   Nos casos seguintes desistia: só olhava desolado toda aquela água preciosa escorrendo pela calçada.
    (X) que tem muito valor
    ( ) sem nenhum valor
    ( ) vitaminada

c)   Quando crescerem, as crianças vão substituir esses adultos irresponsáveis.
    ( ) que agem corretamente.
    ( ) que sabem seguir as normas.
    (X) que agem sem pensar nas consequências.

d)   Se voltar a percorrer o bairro, vou surpreender mais pessoas que desperdiçam água.
    (X) deslocar, transportar-se ao longo de.
    ( ) ato ou efeito de perder-se.
    ( ) ato de superar obstáculos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário