sábado, 10 de setembro de 2022

ROMANCE: ELES ERAM MUITOS CAVALOS - (FRAGMENTO) - LUIZ RUFFATO - COM GABARITO

 Romance: Eles eram muitos cavalos – Fragmento

                  Luiz Ruffato                 

        1. Cabeçalho

        São Paulo, 9 de maio de 2000.

        Terça-feira.

        2. O Tempo

        Hoje, na capital, o céu estará variando de nublado a parcialmente nublado.

        Temperatura – Mínima: 14°. Máxima: 23°.

        Qualidade do ar oscilando de regular a boa.

        O sol nasce às 6h42 e se põe às 17h27.

        A lua é crescente.

        3. Hagiologia

        Santa Catarina de Bolonha, nascida em Ferrara, na Itália, em 1413, foi abadessa de um mosteiro em Bolonha. No Natal de 1456 recebeu o Menino Jesus das mãos de Nossa Senhora. Dedicou sua vida à assistência aos necessitados e tinha como única preocupação cumprir a vontade de Deus. Morreu em 1463.

        [...]

        36. Leia o Salmo 38
              leia o salmo 38
              durante três dias seguidos
                     três vezes ao dia
              faça dois pedidos difíceis
                     e um impossível
              anuncie no terceiro dia
              observe o que acontecerá no quarto dia

        [...]

        41. Táxi

        O doutor tem algum itinerário de preferência? Não? Então vamos pelo caminho mais rápido. Que não é o mais curto, o senhor sabe. Aqui em São Paulo nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido. A essa hora... cinco e quinze... a essa hora a cidade já está parando... as marginais, as ruas paralelas, as transversais, as avenidas, as alamedas, as ruas, as vielas, tudo, tudo entupido de carros e buzinas. Sabe que uma vez sonhei que a cidade parou? Parou mesmo, totalmente. Um engarrafamento imenso, um congestionamento-monstro, como nunca antes visto, e ninguém conseguia andar um centímetro que fosse... Parece coisa de cinema, não é não? Pois eu gosto. Gosto muito de assistir filme. Mas prefiro os antigos. De vez em quando reprisa um na televisão. Tinha uns atores danados de bons, Tyrone Power, Burt Lancaster... O meu preferido é o Victor Mature, conhece? Ele fazia o papel de Maciste, lembra? Era bom mesmo... Tem um retrato dele na parede da sala lá de casa. Bom, não é retrato, é uma fotografia de revista que a patroa recortou e mandou emoldurar. O senhor entende como é mulher... Ela sabia que eu era fã do Victor Mature e então pensou em me agradar... Me deu no aniversário... bastantes anos já. Pendurou na parede da sala... E eu lá tenho coragem de tirar? Tenho nada. O senhor teria? [...]

        [...]


              RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. 2. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002. p. 11; 73; 84-85.

             Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 125-7.

Entendendo o romance:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Hagiologia: estudo, obra ou tratado a respeito da vida dos santos ou das coisas santas.

·        Maciste: antigo personagem do cinema italiano que representava um homem mitológico muito parecido com Hércules que utilizava sua descomunal força para realizar feitos heroicos.

02 – O que lhe sugere o título “Eles eram muitos cavalos”?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Com base nos trechos lidos, identifique:

a)   O tema;

O cotidiano de pessoas simples em um grande centro urbano.

b)   O tempo cronológico e o tempo histórico;

Tempo cronológico: o dia 9 de maio de 2000, terça-feira, conforme indicado no cabeçalho. Tempo histórico: século XXI.

c)   O cenário;

Urbano: a cidade de São Paulo.

d)   As personagens;

A cidade de São Paulo e as pessoas comuns que habitam a metrópole: um motorista de táxi, um passageiro que ouve o que ele diz.

e)   Os gêneros utilizados na construção das cenas lidas.

Cabeçalho de uma carta sem destinatário e remetente; dados biográficos de Santa Catarina, protetora dos pobres; uma corrente de oração com salmo; uma conversa em um táxi.

04 – Quais são os temas do trecho ou da cena “41. Táxi”?

      O congestionamento da cidade de São Paulo; o comentário do motorista sobre sua preferência por filmes antigos e sobre sua vida pessoal.

05 – Leia as informações a seguir:

        Zoomorfismo é um recurso de linguagem utilizado na arte, na religião, na literatura, por meio do qual são atribuídas características de animais a seres humanos. O título eles eram muitos cavalos foi extraído de um verso de Cecília Meireles, publicado na obra Romanceiro da Inconfidência, em que o recurso do zoomorfismo é usado para se referir tanto aos inconfidentes como a seus cavalos.

        Com base nos trechos do livro de Rufatto que você leu e nas informações que obteve por meio da leitura do boxe da página anterior, explique no caderno a relação entre cavalos e pessoas no título eles eram muitos cavalos.

      Essa comparação pode indicar a situação de desumanização e anonimato em que vivem as pessoas num grande centro urbano como São Paulo. A palavra cavalo, em sentido figurado, também pode ter os significados de pessoa rude, rústica; de indivíduo tolo, parvo, palerma, estúpido; ou de indivíduo que serve de escravo à outro ou que carrega o mundo nas costas, etc.

06 – As epígrafes costumam indicar o tema ou algum outro aspecto de uma obra. Além dos versos de Cecília Meireles, o livro de Ruffato apresenta outra epígrafe. Leia e explique esta segunda epígrafe: Até quando julgareis injustamente, sustentando a causa dos ímpios?

      Essa epígrafe questiona e acusa a justiça de não cumprir suas obrigações e estar sempre a favor dos mais fortes, dos ímpios. Pelo contexto de eles eram muitos cavalos, pode-se dizer que a epígrafe faz uma alusão ao dever de se fazer justiça e amparar as pessoas necessitadas, sem identidade e cidadania, que vivem em grandes centros urbanos como São Paulo.

Características estruturais de eles eram muitos cavalos:

        A obra eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, é um romance polifônico, isto é, apresenta várias diversas “vozes” que compõem o enredo, o cenário, e cada personagem funciona como um ser autônomo, com visão de mundo, voz e posições próprias.

        Assim, sua organização/estrutura se caracteriza por:

·        Não seguir a dos romances tradicionais, que narram uma sequência de ações em que há relação de causa e consequência entre elas.

·        Não apresentar os elementos da narrativa canônica, como enredo, conflito, complicações, clímax, suspense, desfecho etc.

·        Não apresentar uma trama ou fio condutor narrativo que conecta as ações e as personagens.

·        Apresentar cenas autônomas, que podem ser consideradas contos, minicontos ou microcontos.

07 – Identifique as vozes nas cenas ou trechos lidos.

      Nos trechos lidos, podemos identificar vozes de redator de carta, de redator/locutor de boletim meteorológico, de hagiológio (biografia de uma santa), de corrente de oração (salmo), de conversa de um motorista de táxi.

08 – Releia o trecho 36, em que o autor se apropria de uma oração religiosa, e explique o uso das formas verbais no modo imperativo: leia, faça, anuncie, observe.

      O modo imperativo orienta, ensina as ações que devem ser realizadas durante três dias para se alcançar a graça pedida.

09 – Releia a cena/trecho “41. Táxi” e responda:

a)   Quem é o locutor?

Um motorista de táxi.

b)   Nessa cena, há marcas de interlocução? Justifique.

Embora o interlocutor não se manifeste, o locutor se dirige a um passageiro: “O doutor tem algum itinerário de preferência? Não?”; “[...] o senhor sabe”; “Sabe que uma vez sonhei que a cidade parou”; “O meu preferido é o Victor Mature, conhece? Ele fazia o papel de Maciste, lembra?”.

c)   Por que se usou doutor e senhor, nos trechos a seguir?

·        doutor tem algum itinerário de preferência?

·        senhor entende como é mulher...

·        E eu lá tenho coragem de tirar? Tenho nada. O senhor teria?

Para revelar deferência, respeito e tratamento cerimonioso em relação ao passageiro.

d)   Qual é a linguagem empregada nesse trecho? Justifique sua resposta.

A linguagem coloquial, que reproduz a fala cotidiana (“Tinha uns atores danados de bons [...”), é marcada por repetições de palavras, interrupções indicadas pelas reticências (“A essa hora... cinco e quinze... a essa hora a cidade já está parando...”), por interrogações (recursos fáticos) para se certificar se o locutor está compreendendo (“Ele fazia o papel de Maciste, lembra?”), etc.

10 – Você sabia que a linguagem cinematográfica tem influenciado a Literatura brasileira? Essas marcas estão presentes nos trechos lidos? Justifique.

      Sim. A organização em cenas, como em um roteiro, apresentando flashs, com cortes rápidos, são marcas do cinema e da teledramaturgia.

TIRINHA: NÍQUEL NÁUSEA DONISSAURO - FERNANDO GONSALES - NUMERAL - COM GABARITO

 Tirinha: Níquel Náusea dinossauro

 

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Fernando Gonsales. Níquel Náusea. Folhapress.

     Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 255-6.

Entendendo a tirinha:

01 – Que reação a interjeição ÊÊÊ expressa?

      Uma reação de felicidade, comemoração.

02 – O que justifica tal reação?

      O fato de que a extinção dos tiranossauros tornaria a vida dos demais dinossauros mais segura.

03 – O que significa a expressão meias verdades? Que relação existe entre esse sentido e o numeral presente na expressão?

      Meias verdades são verdades parciais. O numeral fracionário meia expressa a ideia de metade, portanto a expressão sugere que se trata de verdades incompletas.

04 – Justifique a forma de flexão desse numeral.

      O numeral está flexionado no gênero feminino e no número plural para concordar com o substantivo verdades, núcleo do sintagma.

05 – Por que esse numeral é o principal responsável pelo humor da tira?

      O numeral indica que o “dinossauro vidente” não contou a verdade inteira; no caso, a de que todos os dinossauros, não apenas os tiranossauros, seriam extintos, tornando ingênua a comemoração dos personagens.7

REPORTAGEM(FRAGMENTO): 20 COISAS INCRÍVEIS SOBRE O CORPO HUMANO - BRIAN CLEGG - COM GABARITO

Reportagem: 20 coisas incríveis sobre o corpo humano

                      Brian Clegg

        [...]

        17 – Idade real

        Assim como uma galinha, sua vida começou num ovo. Não uma coisa volumosa e com casca, mas mesmo assim um ovo – ou melhor, um óvulo. No entanto, há uma diferença significativa entre um óvulo humano e um ovo de galinha, com um efeito surpreendente sobre a sua idade. Os óvulos humanos são minúsculos. Eles são, afinal de contas, apenas uma única célula, e têm habitualmente em torno de 0,2 mm de diâmetro – mais ou menos o tamanho de um ponto-final impresso. Seu óvulo foi formado na sua mãe – mas o surpreendente é que ele foi formado quando ela era um embrião.

        A formação do seu óvulo, e da metade do seu DNA proveniente da sua mãe, pode ser considerada o primeiríssimo momento da sua existência. E isso aconteceu antes de a sua mãe nascer. Digamos que sua mãe tinha 30 anos quando teve você, então se pode dizer que no seu 18º aniversário você já tem mais de 48 anos de idade.

        [...]

CLEGG, Brian. Publicada em 1º fev. 2013. Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2013/02/1223642-20-coisas-incriveis-sobre-o-corpo-humano.shtml. Acesso em: 9 nov. 2015. (Fragmento).

      Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 255.

Entendendo a reportagem:

01 – Por que o conteúdo desse texto se encaixa em uma reportagem com o título “20 coisas incríveis sobre o corpo humano”?

      O texto apresenta uma informação desconhecida por muitos: o fato de que o ser humano potencialmente existe antes mesmo de sua mãe nascer.

02 – Qual é o único uso de um ou uma com função de numeral nesse texto?

      É numeral em uma única célula, em que se refere a quantidade.

03 – Com que objetivo o produtor do texto comparou o óvulo humano a um “ponto-final impresso”?

      A comparação ajuda o interlocutor a compreender a dimensão da medida 0,2 mm, de uso mais raro.

04 – Os numerais não costumam ter variação de grau. Qual deles, empregado no texto, foge dessa regra? Que sentido tal variação produziu?

      O numeral ordinal primeiro sofreu variação de grau em primeiríssimo, produzindo o sentido de ênfase. 

TIRINHA: MULHER DE 30 - CIBELE SANTOS - COM GABARITO

 Tirinha: Mulher de 30

 

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Cibele Santos. Mulher de 30. www.mulher30.com.br

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 250.

Entendendo a tirinha:      

01 – O que é contado nos quatro primeiros quadrinhos?

      O esforço da personagem para obter um belo visual.

02 – Que expectativa de reação do namorado uma mulher esperaria nesse contexto?

      Provavelmente um elogio.

03 – Que recursos linguísticos foram empregados para explicitar a irritação do rapaz diante da demora da moça?

      O alongamento da pronúncia de tanto (“taaaanto”), palavra que se refere a quantidade, e a pontuação expressiva (mais de um ponto de exclamação e de interrogação).

04 – Conforme essa HQ, que diferença existe na maneira como homens e mulheres encaram a preparação do visual para um evento social?

      Para a mulher, os eventos sociais exigiriam um visual muito caprichado e exigente, enquanto os homens ficariam satisfeitos com uma preparação menos trabalhosa. Para eles, acontecimentos como esses não seriam tão diferentes de outras situações do dia a dia.

05 – Na sua opinião, generalizações sobre os comportamentos masculino e feminino, como se vê na HQ, prejudicam a luta pela igualdade de gêneros? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ajude os alunos a compreender que o humor se vale, com frequência, dos estereótipos, que em alguns casos podem expressar preconceitos sociais e contribuir para naturalizar ideias equivocadas.

REPORTAGEM: CASARÃO DA AVENIDA PAULISTA - REGIS HUEDES/ABRIL COMUNICAÇÕES - COM GABARITO

 Reportagem: Casarão da Avenida Paulista (Avenida Paulista, 37 – Paraíso)

 

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Huedes Regis/Abril Comunicações S/A Latinstock e Coleção Particular (detalhe).

        [...]

        A construção é uma das muitas de autoria de Ramos de Azevedo, renomado arquiteto paulistano. A diferença é que a obra tem um valor sentimental: foi um presente de casamento para sua filha Lúcia e o genro Ernesto Dias de Castro. Quando tombado em 1985, o imóvel teve sua área dividida e o terreno com a residência passou a abrigar a Casa das Rosas. “Um terço da propriedade foi cedido para empreendimento imobiliário e dois terços para o centro cultural”, explica o professor Carlos Faggin. Feita com os melhores materiais – boa parte importada –, a casa até hoje conserva a boa estrutura e os traços do classicismo inglês, típicos dos projetos de Azevedo.

        [...]

OLIVEIRA, Anna Carolina. Publicada em: 13 jul. 2012. Atualizada em: 18 jan. 2013. Disponível em: http://vejasp.abril.com.br/materia/casaroes-tombados. Acesso em: 30 out. 2015. (Fragmento).

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 244-5.

Entendendo a reportagem:

01 – Que função pública tem atualmente essa antiga residência?

      A residência tornou-se um centro cultural: a Casa das Rosas.

02 – O substantivo construção pode ser classificado como concreto ou abstrato. Como ele foi empregado no texto? Justifique.

      Construção refere-se à casa e, portanto, é um substantivo concreto.

03 – A Casa das Rosas é um imóvel tombado. Pesquise o significado desse adjetivo. Escreva também o verbo e o substantivo cognatos dele.

      O adjetivo tombado significa que o imóvel foi colocado sob a guarda do Estado por seu valor artístico e histórico. Os termos cognatos são tombar e tombamento.

04 – A expressão renomado arquiteto paulistano tem por núcleo o substantivo arquiteto. Os adjetivos poderiam ter sua posição invertida sem prejuízo do sentido e da fluência da frase? Por quê?

      Não, porque os adjetivos pátrios sempre sucedem ao substantivo.

05 – Reescreva a expressão os traços do classicismo inglês, substituindo o substantivo classicismo por um adjetivo.

      Os traços clássicos ingleses; os traços classicistas ingleses.

06 – Por que a reelaboração exigiu o uso de inglês no plural?

      O plural (ingleses) foi exigido pela necessidade de concordância com traços, e não mais com classicismo, que antes era o núcleo da locução adjetiva.

 

 

TIRINHA: BICHINHOS DE JARDIM MUNDO DOIDO - CLARA GOMES - COM GABARITO

 Tirinha: Bichinhos de Jardim Mundo Doido

 

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Clara Gomes. Bichinhos de Jardim. Mundo doido.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 244.

Entendendo a tirinha:

01 – Qual é o núcleo do sintagma nominal o novo picolé de fruta naturalmente artificializado? Por quê?

      Picolé, porque é a palavra mais importante do sintagma.

02 – Por que o adjetivo artificializado tem a forma masculina?

      Para concordar com o núcleo do sintagma, picolé.

03 – Ao ouvir o comentário da Joaninha, no primeiro quadrinho, Mauro (o “minhoco”) expressa perplexidade. O que motiva esse espanto?

      A incoerência na expressão naturalmente artificializado.

04 – Na fala da Joaninha, no segundo quadrinho, ocorre paralelismo (isto é, semelhança) entre três expressões. Explique como esse recurso é construído e qual é seu efeito.

      As expressões um forno autolimpante, uma geladeira autodescongelante e uma televisão entediante são formadas por artigo + substantivo + adjetivo. O paralelismo dessas estruturas gramaticais iguala os três produtos, sugerindo sua desimportância.

05 – Também há paralelismo na fala do televisor. Que efeito é criado? Justifique.

      Em novos comerciais e antigos programas ocorre uma antítese que destaca o fato de não haver novidades na televisão, a qual se concentra no estímulo do consumismo.

06 – De que maneira o último quadrinho satiriza as propagandas de produtos de limpeza?

      Do ponto de vista dos fabricantes, os afixos acrescidos aos nomes dos produtos de limpeza veiculam valor positivo, ligado às ideias de eficácia e força, mas, nos substantivos criados, o exagero foi evidenciado, contribuindo para o tom de humor e crítica da tira.

TIRINHA: MALVADOS - ANDRÉ DAHMER - COM GABARITO

 Tirinha: Malvados     

 

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André Dahmer. Malvados. O homem que era fã das pessoas certas.

      Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 235-6.

Entendendo a tirinha:

01 – Cite um adjetivo que possa descrever a atitude do personagem que fotografa.

      Possibilidades: inusitada, inesperada, estranha, incomum, insólita, anormal.

02 – Dê um substantivo abstrato que descreva a reação do fotografado e explique o que a motiva.

      A reação pode ser descrita como estranhamento, espanto ou outros termos que marquem a surpresa do gari diante do pedido inusitado que lhe foi feito.

03 – As expressões pessoas certas e certas pessoas não são formadas do mesmo modo. Em qual delas certas é um adjetivo? Justifique.

      Na expressão original, pessoas certas, em que o adjetivo qualifica o substantivo pessoas.

04 – Na expressão original, qual é o sentido de certas?

      Certas tem o sentido de “merecedoras”; no caso, da admiração.

05 – A tira revela valores ideológicos de seu produtor. Quais são eles? Justifique sua resposta.

      A tira sugere a necessidade de valorizar pessoas honestas e trabalhadoras, tendo como contexto implícito o contraste com as situações de corrupção e desonestidade que caracterizam parte da sociedade a que habitualmente se dá maior prestígio.

TIRA: NO PRINCÍPIO 2 - CARLOS RUAS - COM GABARITO

 Tira: No princípio 2

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Carlos Ruas. No princípio 2.

     Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 235.

Entendendo a tira:

01 – A partir de qual quadrinho o leitor consegue identificar, com certeza, os objetos mostrados pelo personagem? Por quê?

      A partir do quarto quadrinho, quando aparece Saturno, facilmente reconhecido por seus anéis, o leitor passa a identificar como planetas as esferas antes apresentadas.

02 – Por que a classe dos adjetivos predomina nos cinco primeiros quadrinhos dessa tira?

      Os cinco primeiros quadrinhos apresentam avaliações por meio de características, função típica dos adjetivos.

03 – No quarto quadrinho, o produtor da HQ optou por usar outra classe gramatical. O que justifica essa preferência?

      O quadrinista empregou o substantivo frescura para evitar que o adjetivo fresco fosse entendido como referência a temperaturas amenas. O substantivo, nesse caso, expressa com mais clareza o sentido de “presunção”, “afetação”.

04 – Há, no último quadrinho, uma diferença entre as reações do personagem em cena e as daquele conhecido apenas por sua fala. Explique.

      A fala sugere que o personagem externo não foi atendido plenamente em suas expectativas, considerando a Terra apenas aceitável. Já o sorriso do personagem em cena dá a entender que ele ficou satisfeito com o resultado da escolha.

RESENHA: DOCUMENTÁRIO SOBRE ATIVIDADES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS - ELEONORA DE LUCENA - COM GABARITO

Resenha: Documentário sobre atividades de crianças brasileiras

                Eleonora de Lucena

                Documentário mostra crianças brasileiras que ainda brincam sem celular e eletrônicos

ARTE: MARCEL LISBOA/FOTOS: PIXABAY – CREATIVE COMMONS LICENSE – CC BY 4.0

        Tampinhas de garrafas, retalhos, pedras, cordas, galhos, barro. Tudo serve para criar e viajar na imaginação. É o que mostra “Território do brincar”, documentário de David Reeks e Renata Meirelles, em parceria com o Instituto Alana.

        Durante dois anos, os cineastas percorreram o Brasil para mostrar como brincam as crianças. Em grupos ou sozinhas, elas labutam: são cozinheiras, motoristas, engenheiras, caçadoras, construtoras, cuidadoras.

        Na tela, só meninos e meninas; adultos ficam de fora. A câmara acompanha a construção de caminhões com restos de madeira e corda. Jangadas são feitas de isopor e pano. Casas de lençol abrigam cozinhas de bolos de terra. Engenhocas surgem de peças achadas em entulhos.

        [...]

LUCENA, Eleonora de. Publicada em: 3 jun. 2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1637375-documentario-mostra-criancas-brasileiras-que-ainda-brincam-sem-celular-e-eletronicos.shtml?cmpid=facefolha. Acesso em: 23 out. 2015. (Fragmento).

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 232-3.

Entendendo a resenha:

01 – A primeira frase do texto é formada exclusivamente por substantivos concretos. Como o leitor deve entender a sequência dessas palavras?

      O leitor deve perceber que os substantivos concretos indicam os objetos usados pelas crianças mostradas no documentário para construir seus brinquedos.

02 – Escreva no caderno o substantivo abstrato que, associado a essa sequência, cria a possibilidade do brincar.

      Esse substantivo abstrato é imaginação.

03 – Como se classificam, quanto à formação, os substantivos que indicam profissões no segundo parágrafo?

      São substantivos derivados.

04 – O que as profissões indicadas sugerem sobre o universo de imaginação das crianças mostradas no documentário?

      As profissões sugerem um universo variado, já que envolvem trabalhos caracterizados por habilidades, graus de formação e prestígio social muito diferentes.

05 – Por meio de que recurso linguístico o verbo brincar se torna um substantivo no título do documentário?

      Pelo uso do artigo o (somado à preposição de), o qual permite que o verbo nomeie a ação de brincar, funcionando portanto como um substantivo.

06 – Como você interpreta o título “Território do brincar”?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É um espaço próprio, reservado, protegido, para a brincadeira e a aplicação da imaginação.

07 – Sua interpretação do título considerou o fato de que o documentário mostrou crianças de várias partes do Brasil? Caso não o tenha feito, produza outra interpretação.

      Território do brincar também poderia ser uma referência ao espaço brasileiro e aos vários tipos de brincadeira que ocorrem em cada região.

08 – Na sua opinião, que sentido tem o advérbio ainda presente no título? Ele expressa uma crítica dos autores à condição das crianças? Justifique.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os estudantes devem perceber que não há uma lamentação quanto à falta de acesso aos objetos eletrônicos; pelo contrário, valoriza-se a brincadeira realizada com objetos disponíveis usando a imaginação. O advérbio ainda estabelece uma relação temporal, sugerindo que há uma tendência de mudança para o futuro: nele é provável que as crianças brinquem também com itens eletrônicos.


QUADRINHOS: MEUS BENS - FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ - COM GABARITO

 Quadrinhos: Meus bens

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Fábio Moon e Gabriel Bá. www.10paezinhos.com.br

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 231.

Entendendo os quadrinhos:

01 – Com que tipo de narrativa a imagem e a fala do primeiro quadrinho dialogam?

      Dialogam com as tradicionais fábulas de valor moral.

02 – Que associação o leitor deve construir entre o quadrinho superior e os outros cinco?

      O quadrinho que ocupa a posição superior apresenta uma ordem de busca do que é mais precioso, cuja resposta é dada individualmente por cada um dos personagens dos quadros inferiores, sugerindo valores pessoais.

03 – Considerando a ordem dada ao pássaro, explique por que as respostas dos cinco personagens estão centradas em substantivos.

      A expressão o que, usada na ordem, cria a expectativa de uma resposta centrada na indicação de um ser ou objeto, função exercida pelos substantivos.

04 – Dos substantivos usados nos quadrinhos da parte inferior, qual deles não pode ser classificado como concreto? Por quê?

      Memória, porque é um termo que se refere à capacidade de lembrar e, portanto, manifesta-se por meio de um ser; não tem existência autônoma.

05 – O substantivo bróder é um empréstimo lexical. Escreva no caderno a palavra que lhe deu origem e a variedade linguística em que ele ocorre.

      Bróder, derivado do substantivo inglês brother, cujo significado é “irmão”, ocorre nas variedades linguísticas dos jovens, sobretudo das áreas urbanas.

06 – A que substantivo abstrato bróder remete?

      Ao substantivo abstrato amizade.

TIRINHA: DAIQUIRI - CACO GALHARDO/FOLHAPRESS - LINGUAGEM NÃO VERBAL -COM GABARITO

 Tirinha: Daiquiri

 

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CACO GALHARDO/FOLHAPRESS. Daiquiri.

      Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 228-9.

Entendendo a tirinha:

01 – Qual é o estado emocional da personagem Lili? De que maneira ele é explicitado pela linguagem não verbal?

      Lili está irritada, conforme sugerem os braços cruzados e a sobrancelha arqueada (primeiro quadrinho) e os braços erguidos, os olhos e a boca muito abertos, além dos traços sugestivos de voz alta (segundo quadrinho).

02 – O humor da tira se constrói sobre uma quebra de expectativa. Explique como isso é feito.

      Nos dois primeiros quadrinhos, a personagem parece muito irritada com os homens em geral, desejando afastar-se definitivamente de todos eles, mas o último quadrinho revela que essa decisão prevê um tempo de duração bastante curto.

03 – É possível dizer que o personagem Reginaldo tem um papel importante na vida de Lili? Por quê?

      Sim. Lili parece ser cortejada por vários rapazes, como sugere a expressão bando de homens, mas apenas um deles (Reginaldo) é nomeado de modo particularizado.