terça-feira, 15 de setembro de 2026

VÍCIOS DE LINGUAGEM - COM GABARITO

 VÍCIOS DE LINGUAGEM

 

        São chamados VÍCIOS DE LINGUAGEM os fenômenos linguísticos que se desviam da norma-culta padrão, muito comum na língua falada, mas acabam sendo, inconscientemente, levados ao registro escrito, como nas redações escolares. São classificados em:

1. AMBIGUIDADE

         Fenômeno que dá margem a mais de uma interpretação, pela maneira como se organizou a estrutura textual. Nesse caso, o leitor não sabe, ao certo, o teor da mensagem, por não existir clareza na comunicação.

1. A cachorra da minha sogra não sai de casa.

Possibilidade 1: A sogra tem uma cachorra que não sai de casa.
Possibilidade 2: Alguém chama a sogra de cachorra e diz que ela não sai de casa.

2. Maria pediu para Flora trazer a sua bolsa.

Possibilidade 1: Maria pediu para Flora trazer a bolsa de Maria.
Possibilidade 2: Maria pediu para Flora trazer a bolsa de Flora.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiL6rv7cxnM32X0RFIJD855Fd73CihJNAR4IakZhyBaSIqI7oXnhyyf1xzH6USfBq_AzwotWITAs3u3sVFCCajeQ5X6t_8CfaO00yxRgW4VAgOymAobgSKh6OfEIsIfbH0rZ5o1ElS12j5hu5GM2u61JviC4My_vSWxuyxZNGmQQoVEGP5KhvKb7NkY8A/s320/images.jpg



2. BARBARISMO


        Constitui a grafia ou pronúncia inadequada ao padrão culto da língua, pela troca, ausência ou excesso de sons/letras.

        Acho muito supérfulo esse negócio de carro de luxo.

(Escrita correta: supérfluo)

        Repercurtiu muito mal as suas colocações na TV. 

(Escrita correta: repercutiram)


3. CACÓFATO ou CACOFONIA


        Indica uma formação sonora desagradável, com palavrões ou repetição excessiva de uma estrutura fonética.

        Tudo aquilo que abunda sobra.

        A classificação deve ser por cada uma das modalidades.

        Sempre saio só no sábado.

        Eu apoio a sua ideia, só que assim você não conseguirá nada.


4. SOLECISMO


        Compreende qualquer falha de natureza sintática: concordância, regência, falta de sequência lógica.

        Responda ela no telefone. (Responda-lhe ao telefone)

        Todas as coisas é muito relativas. (...são muito relativas)

        Haviam trezentas pessoas no evento (Havia...)


5. REDUNDÂNCIA ou PLEONASMO VICIOSO


        É aquela repetição desnecessária, tendo em vista palavras já citadas ou subentendidas, provocando ruído ou entropia ao texto.

 

Entendendo o texto:

01 – Qual é o vício de linguagem presente na frase "O policial prendeu o suspeito em sua casa" e por que essa construção compromete a clareza da mensagem?

      O vício de linguagem presente é a Ambiguidade (ou anfibologia). A construção compromete a clareza porque o pronome possessivo "sua" gera duplo sentido, impedindo o leitor de saber se a prisão ocorreu na casa do próprio policial ou na casa do suspeito. Para eliminar o vício, a frase deveria ser reescrita usando expressões delimitadoras, como "na casa deste" ou "na residência do suspeito".

 

02 – Identifique e classifique os vícios de linguagem nas frases a seguir:

I. "Haviam muitos problemas na empresa."

II. "Vou subir lá em cima para pegar o casaco."

      Item I — Solecismo de Concordância: O verbo haver, no sentido de existir ou ocorrer, é impessoal e deve permanecer na 3ª pessoa do singular ("Havia muitos problemas...").

      Item II — Pleonasmo Vicioso (ou Redundância): O uso da expressão "lá em cima" junto ao verbo "subir" é uma repetição desnecessária de sentido, pois a ideia de movimento para cima já está contida no próprio verbo.

 

03 – Como se diferencia o Barbarismo do Solecismo no estudo dos vícios de linguagem?

      A diferença está no nível gramatical em que o erro ocorre:

      Barbarismo: Ocorre no nível ortográfico, fonético ou morfológico (grafia incorreta, pronúncia inadequada ou deslize na formação da palavra). Exemplo: "pobrema" ou "supérfulo".

      Solecismo: Ocorre no nível sintático, envolvendo erros de estruturação da frase, como falhas de concordância, de regência ou de colocação pronominal. Exemplo: "Assisti o filme" (regência) ou "Fazem dois anos" (concordância).

 

04 – Explique o que é a Cacofonia (ou Cacófato) e identifique o som desagradável gerado na frase "Vi ela caminhando no parque".

      A Cacofonia é o vício de linguagem em que a junção do som final de uma palavra com o som inicial da seguinte produz um efeito sonoro ridículo, desagradável ou involuntariamente obsceno. Na frase "Vi ela caminhando no parque", a junção de Vi + ela resulta no som "viela" (rua estreita), causando ruído na comunicação. A forma correta segundo o padrão culto seria "Vi-a caminhando no parque".

 

05 – Leia o trecho a seguir e aponte o vício de linguagem nele contido, justificando sua resposta:

        "É necessário encarar de frente os desafios do mercado de trabalho para planejar o futuro antecipadamente."

      O trecho contém dois casos de Pleonasmo Vicioso (Redundância):

      "Encarar de frente": O ato de encarar já pressupõe olhar ou colocar-se de frente.

      "Planejar antecipadamente": Todo planejamento, por definição, é feito com antecedência.

      A repetição dessas ideias subentendidas não acrescenta valor expressivo e polui o texto escrito.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário