sábado, 10 de setembro de 2022

RESENHA: DOCUMENTÁRIO SOBRE ATIVIDADES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS - ELEONORA DE LUCENA - COM GABARITO

Resenha: Documentário sobre atividades de crianças brasileiras

                Eleonora de Lucena

                Documentário mostra crianças brasileiras que ainda brincam sem celular e eletrônicos

ARTE: MARCEL LISBOA/FOTOS: PIXABAY – CREATIVE COMMONS LICENSE – CC BY 4.0

        Tampinhas de garrafas, retalhos, pedras, cordas, galhos, barro. Tudo serve para criar e viajar na imaginação. É o que mostra “Território do brincar”, documentário de David Reeks e Renata Meirelles, em parceria com o Instituto Alana.

        Durante dois anos, os cineastas percorreram o Brasil para mostrar como brincam as crianças. Em grupos ou sozinhas, elas labutam: são cozinheiras, motoristas, engenheiras, caçadoras, construtoras, cuidadoras.

        Na tela, só meninos e meninas; adultos ficam de fora. A câmara acompanha a construção de caminhões com restos de madeira e corda. Jangadas são feitas de isopor e pano. Casas de lençol abrigam cozinhas de bolos de terra. Engenhocas surgem de peças achadas em entulhos.

        [...]

LUCENA, Eleonora de. Publicada em: 3 jun. 2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1637375-documentario-mostra-criancas-brasileiras-que-ainda-brincam-sem-celular-e-eletronicos.shtml?cmpid=facefolha. Acesso em: 23 out. 2015. (Fragmento).

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 232-3.

Entendendo a resenha:

01 – A primeira frase do texto é formada exclusivamente por substantivos concretos. Como o leitor deve entender a sequência dessas palavras?

      O leitor deve perceber que os substantivos concretos indicam os objetos usados pelas crianças mostradas no documentário para construir seus brinquedos.

02 – Escreva no caderno o substantivo abstrato que, associado a essa sequência, cria a possibilidade do brincar.

      Esse substantivo abstrato é imaginação.

03 – Como se classificam, quanto à formação, os substantivos que indicam profissões no segundo parágrafo?

      São substantivos derivados.

04 – O que as profissões indicadas sugerem sobre o universo de imaginação das crianças mostradas no documentário?

      As profissões sugerem um universo variado, já que envolvem trabalhos caracterizados por habilidades, graus de formação e prestígio social muito diferentes.

05 – Por meio de que recurso linguístico o verbo brincar se torna um substantivo no título do documentário?

      Pelo uso do artigo o (somado à preposição de), o qual permite que o verbo nomeie a ação de brincar, funcionando portanto como um substantivo.

06 – Como você interpreta o título “Território do brincar”?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É um espaço próprio, reservado, protegido, para a brincadeira e a aplicação da imaginação.

07 – Sua interpretação do título considerou o fato de que o documentário mostrou crianças de várias partes do Brasil? Caso não o tenha feito, produza outra interpretação.

      Território do brincar também poderia ser uma referência ao espaço brasileiro e aos vários tipos de brincadeira que ocorrem em cada região.

08 – Na sua opinião, que sentido tem o advérbio ainda presente no título? Ele expressa uma crítica dos autores à condição das crianças? Justifique.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os estudantes devem perceber que não há uma lamentação quanto à falta de acesso aos objetos eletrônicos; pelo contrário, valoriza-se a brincadeira realizada com objetos disponíveis usando a imaginação. O advérbio ainda estabelece uma relação temporal, sugerindo que há uma tendência de mudança para o futuro: nele é provável que as crianças brinquem também com itens eletrônicos.


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