Resenha: Documentário sobre
atividades de crianças brasileiras
Eleonora de Lucena
Documentário mostra crianças brasileiras que ainda brincam sem celular e eletrônicos
ARTE: MARCEL
LISBOA/FOTOS: PIXABAY – CREATIVE COMMONS LICENSE – CC BY 4.0
Tampinhas de garrafas,
retalhos, pedras, cordas, galhos, barro. Tudo serve para criar e viajar na
imaginação. É o que mostra “Território do brincar”, documentário de David
Reeks e Renata Meirelles, em parceria com o Instituto Alana.
Durante dois anos, os cineastas
percorreram o Brasil para mostrar como brincam as crianças. Em grupos ou
sozinhas, elas labutam: são cozinheiras, motoristas, engenheiras,
caçadoras, construtoras, cuidadoras.
Na tela, só meninos e meninas;
adultos ficam de fora. A câmara acompanha a construção de caminhões com restos
de madeira e corda. Jangadas são feitas de isopor e pano. Casas de lençol
abrigam cozinhas de bolos de terra. Engenhocas surgem de peças achadas em
entulhos.
[...]
LUCENA, Eleonora de.
Publicada em: 3 jun. 2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1637375-documentario-mostra-criancas-brasileiras-que-ainda-brincam-sem-celular-e-eletronicos.shtml?cmpid=facefolha. Acesso
em: 23 out. 2015. (Fragmento).
Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na
língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição
– São Paulo, 2016 – Moderna – p. 232-3.
Entendendo a resenha:
01 – A primeira frase do
texto é formada exclusivamente por substantivos concretos. Como o leitor deve
entender a sequência dessas palavras?
O leitor deve perceber que os
substantivos concretos indicam os objetos usados pelas crianças mostradas no
documentário para construir seus brinquedos.
02 – Escreva no caderno o
substantivo abstrato que, associado a essa sequência, cria a possibilidade do
brincar.
Esse substantivo
abstrato é imaginação.
03 – Como se classificam,
quanto à formação, os substantivos que indicam profissões no segundo parágrafo?
São substantivos derivados.
04 – O que as profissões
indicadas sugerem sobre o universo de imaginação das crianças mostradas no
documentário?
As profissões
sugerem um universo variado, já que envolvem trabalhos caracterizados por
habilidades, graus de formação e prestígio social muito diferentes.
05 – Por meio de que recurso
linguístico o verbo brincar se
torna um substantivo no título do documentário?
Pelo uso do
artigo o (somado à
preposição de), o qual permite
que o verbo nomeie a ação de brincar, funcionando portanto como um
substantivo.
06 – Como você interpreta o
título “Território do brincar”?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: É um espaço próprio, reservado, protegido, para a
brincadeira e a aplicação da imaginação.
07 – Sua interpretação do
título considerou o fato de que o documentário mostrou crianças de várias
partes do Brasil? Caso não o tenha feito, produza outra interpretação.
Território do brincar também
poderia ser uma referência ao espaço brasileiro e aos vários tipos de
brincadeira que ocorrem em cada região.
08 – Na sua opinião, que
sentido tem o advérbio ainda presente no título? Ele expressa uma
crítica dos autores à condição das crianças? Justifique.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os estudantes devem perceber que não há uma lamentação
quanto à falta de acesso aos objetos eletrônicos; pelo contrário, valoriza-se a
brincadeira realizada com objetos disponíveis usando a imaginação. O
advérbio ainda estabelece uma relação temporal, sugerindo que há
uma tendência de mudança para o futuro: nele é provável que as crianças brinquem
também com itens eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário