sábado, 10 de setembro de 2022

ROMANCE: ELES ERAM MUITOS CAVALOS - (FRAGMENTO) - LUIZ RUFFATO - COM GABARITO

 Romance: Eles eram muitos cavalos – Fragmento

                  Luiz Ruffato                 

        1. Cabeçalho

        São Paulo, 9 de maio de 2000.

        Terça-feira.

        2. O Tempo

        Hoje, na capital, o céu estará variando de nublado a parcialmente nublado.

        Temperatura – Mínima: 14°. Máxima: 23°.

        Qualidade do ar oscilando de regular a boa.

        O sol nasce às 6h42 e se põe às 17h27.

        A lua é crescente.

        3. Hagiologia

        Santa Catarina de Bolonha, nascida em Ferrara, na Itália, em 1413, foi abadessa de um mosteiro em Bolonha. No Natal de 1456 recebeu o Menino Jesus das mãos de Nossa Senhora. Dedicou sua vida à assistência aos necessitados e tinha como única preocupação cumprir a vontade de Deus. Morreu em 1463.

        [...]

        36. Leia o Salmo 38
              leia o salmo 38
              durante três dias seguidos
                     três vezes ao dia
              faça dois pedidos difíceis
                     e um impossível
              anuncie no terceiro dia
              observe o que acontecerá no quarto dia

        [...]

        41. Táxi

        O doutor tem algum itinerário de preferência? Não? Então vamos pelo caminho mais rápido. Que não é o mais curto, o senhor sabe. Aqui em São Paulo nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido. A essa hora... cinco e quinze... a essa hora a cidade já está parando... as marginais, as ruas paralelas, as transversais, as avenidas, as alamedas, as ruas, as vielas, tudo, tudo entupido de carros e buzinas. Sabe que uma vez sonhei que a cidade parou? Parou mesmo, totalmente. Um engarrafamento imenso, um congestionamento-monstro, como nunca antes visto, e ninguém conseguia andar um centímetro que fosse... Parece coisa de cinema, não é não? Pois eu gosto. Gosto muito de assistir filme. Mas prefiro os antigos. De vez em quando reprisa um na televisão. Tinha uns atores danados de bons, Tyrone Power, Burt Lancaster... O meu preferido é o Victor Mature, conhece? Ele fazia o papel de Maciste, lembra? Era bom mesmo... Tem um retrato dele na parede da sala lá de casa. Bom, não é retrato, é uma fotografia de revista que a patroa recortou e mandou emoldurar. O senhor entende como é mulher... Ela sabia que eu era fã do Victor Mature e então pensou em me agradar... Me deu no aniversário... bastantes anos já. Pendurou na parede da sala... E eu lá tenho coragem de tirar? Tenho nada. O senhor teria? [...]

        [...]


              RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. 2. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002. p. 11; 73; 84-85.

             Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 125-7.

Entendendo o romance:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Hagiologia: estudo, obra ou tratado a respeito da vida dos santos ou das coisas santas.

·        Maciste: antigo personagem do cinema italiano que representava um homem mitológico muito parecido com Hércules que utilizava sua descomunal força para realizar feitos heroicos.

02 – O que lhe sugere o título “Eles eram muitos cavalos”?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Com base nos trechos lidos, identifique:

a)   O tema;

O cotidiano de pessoas simples em um grande centro urbano.

b)   O tempo cronológico e o tempo histórico;

Tempo cronológico: o dia 9 de maio de 2000, terça-feira, conforme indicado no cabeçalho. Tempo histórico: século XXI.

c)   O cenário;

Urbano: a cidade de São Paulo.

d)   As personagens;

A cidade de São Paulo e as pessoas comuns que habitam a metrópole: um motorista de táxi, um passageiro que ouve o que ele diz.

e)   Os gêneros utilizados na construção das cenas lidas.

Cabeçalho de uma carta sem destinatário e remetente; dados biográficos de Santa Catarina, protetora dos pobres; uma corrente de oração com salmo; uma conversa em um táxi.

04 – Quais são os temas do trecho ou da cena “41. Táxi”?

      O congestionamento da cidade de São Paulo; o comentário do motorista sobre sua preferência por filmes antigos e sobre sua vida pessoal.

05 – Leia as informações a seguir:

        Zoomorfismo é um recurso de linguagem utilizado na arte, na religião, na literatura, por meio do qual são atribuídas características de animais a seres humanos. O título eles eram muitos cavalos foi extraído de um verso de Cecília Meireles, publicado na obra Romanceiro da Inconfidência, em que o recurso do zoomorfismo é usado para se referir tanto aos inconfidentes como a seus cavalos.

        Com base nos trechos do livro de Rufatto que você leu e nas informações que obteve por meio da leitura do boxe da página anterior, explique no caderno a relação entre cavalos e pessoas no título eles eram muitos cavalos.

      Essa comparação pode indicar a situação de desumanização e anonimato em que vivem as pessoas num grande centro urbano como São Paulo. A palavra cavalo, em sentido figurado, também pode ter os significados de pessoa rude, rústica; de indivíduo tolo, parvo, palerma, estúpido; ou de indivíduo que serve de escravo à outro ou que carrega o mundo nas costas, etc.

06 – As epígrafes costumam indicar o tema ou algum outro aspecto de uma obra. Além dos versos de Cecília Meireles, o livro de Ruffato apresenta outra epígrafe. Leia e explique esta segunda epígrafe: Até quando julgareis injustamente, sustentando a causa dos ímpios?

      Essa epígrafe questiona e acusa a justiça de não cumprir suas obrigações e estar sempre a favor dos mais fortes, dos ímpios. Pelo contexto de eles eram muitos cavalos, pode-se dizer que a epígrafe faz uma alusão ao dever de se fazer justiça e amparar as pessoas necessitadas, sem identidade e cidadania, que vivem em grandes centros urbanos como São Paulo.

Características estruturais de eles eram muitos cavalos:

        A obra eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, é um romance polifônico, isto é, apresenta várias diversas “vozes” que compõem o enredo, o cenário, e cada personagem funciona como um ser autônomo, com visão de mundo, voz e posições próprias.

        Assim, sua organização/estrutura se caracteriza por:

·        Não seguir a dos romances tradicionais, que narram uma sequência de ações em que há relação de causa e consequência entre elas.

·        Não apresentar os elementos da narrativa canônica, como enredo, conflito, complicações, clímax, suspense, desfecho etc.

·        Não apresentar uma trama ou fio condutor narrativo que conecta as ações e as personagens.

·        Apresentar cenas autônomas, que podem ser consideradas contos, minicontos ou microcontos.

07 – Identifique as vozes nas cenas ou trechos lidos.

      Nos trechos lidos, podemos identificar vozes de redator de carta, de redator/locutor de boletim meteorológico, de hagiológio (biografia de uma santa), de corrente de oração (salmo), de conversa de um motorista de táxi.

08 – Releia o trecho 36, em que o autor se apropria de uma oração religiosa, e explique o uso das formas verbais no modo imperativo: leia, faça, anuncie, observe.

      O modo imperativo orienta, ensina as ações que devem ser realizadas durante três dias para se alcançar a graça pedida.

09 – Releia a cena/trecho “41. Táxi” e responda:

a)   Quem é o locutor?

Um motorista de táxi.

b)   Nessa cena, há marcas de interlocução? Justifique.

Embora o interlocutor não se manifeste, o locutor se dirige a um passageiro: “O doutor tem algum itinerário de preferência? Não?”; “[...] o senhor sabe”; “Sabe que uma vez sonhei que a cidade parou”; “O meu preferido é o Victor Mature, conhece? Ele fazia o papel de Maciste, lembra?”.

c)   Por que se usou doutor e senhor, nos trechos a seguir?

·        doutor tem algum itinerário de preferência?

·        senhor entende como é mulher...

·        E eu lá tenho coragem de tirar? Tenho nada. O senhor teria?

Para revelar deferência, respeito e tratamento cerimonioso em relação ao passageiro.

d)   Qual é a linguagem empregada nesse trecho? Justifique sua resposta.

A linguagem coloquial, que reproduz a fala cotidiana (“Tinha uns atores danados de bons [...”), é marcada por repetições de palavras, interrupções indicadas pelas reticências (“A essa hora... cinco e quinze... a essa hora a cidade já está parando...”), por interrogações (recursos fáticos) para se certificar se o locutor está compreendendo (“Ele fazia o papel de Maciste, lembra?”), etc.

10 – Você sabia que a linguagem cinematográfica tem influenciado a Literatura brasileira? Essas marcas estão presentes nos trechos lidos? Justifique.

      Sim. A organização em cenas, como em um roteiro, apresentando flashs, com cortes rápidos, são marcas do cinema e da teledramaturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário