sábado, 10 de setembro de 2022

TIRINHA: MULHER DE 30 - CIBELE SANTOS - COM GABARITO

 Tirinha: Mulher de 30

 

Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilz6aEJCV1tPAcEm0xQTp-qerhJppC6xpY7jmVtUCnn5-OlEy3AP9o2p1jG5V1FfbdkgbTiHoxLJ-m__mGqHY6GLLBt3rgTBAEKxiFj-aW8TQORNh6QXhxGKSb1_gudafOloSpSp1_EV3hNrQdiJ3scsaXqPPctmLOUFLRopdpcol1Z0k9ID82tJ6Q/s1600/cibele.jpg

Cibele Santos. Mulher de 30. www.mulher30.com.br

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 250.

Entendendo a tirinha:      

01 – O que é contado nos quatro primeiros quadrinhos?

      O esforço da personagem para obter um belo visual.

02 – Que expectativa de reação do namorado uma mulher esperaria nesse contexto?

      Provavelmente um elogio.

03 – Que recursos linguísticos foram empregados para explicitar a irritação do rapaz diante da demora da moça?

      O alongamento da pronúncia de tanto (“taaaanto”), palavra que se refere a quantidade, e a pontuação expressiva (mais de um ponto de exclamação e de interrogação).

04 – Conforme essa HQ, que diferença existe na maneira como homens e mulheres encaram a preparação do visual para um evento social?

      Para a mulher, os eventos sociais exigiriam um visual muito caprichado e exigente, enquanto os homens ficariam satisfeitos com uma preparação menos trabalhosa. Para eles, acontecimentos como esses não seriam tão diferentes de outras situações do dia a dia.

05 – Na sua opinião, generalizações sobre os comportamentos masculino e feminino, como se vê na HQ, prejudicam a luta pela igualdade de gêneros? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ajude os alunos a compreender que o humor se vale, com frequência, dos estereótipos, que em alguns casos podem expressar preconceitos sociais e contribuir para naturalizar ideias equivocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário