sábado, 10 de setembro de 2022

TIRA: NO PRINCÍPIO 2 - CARLOS RUAS - COM GABARITO

 Tira: No princípio 2

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3j5kGej5WI802dTBUnczjBsQC6hXYh-AiMJbMVgfYJqWF2TwzRjeewcTx58QtKGCuojjmEkvQYFTwctnfH_Bh5KPtLDxvo0-upUUIZ-X0IrwGgpxWbVxwjm9wlPCdJuQvpWkoKqeSmyeN-QrWseMvEJmvjzcJD994xBYYEPaKioXfx8MINJTj9XX8/w365-h208/principio.jpg

Carlos Ruas. No princípio 2.

     Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 235.

Entendendo a tira:

01 – A partir de qual quadrinho o leitor consegue identificar, com certeza, os objetos mostrados pelo personagem? Por quê?

      A partir do quarto quadrinho, quando aparece Saturno, facilmente reconhecido por seus anéis, o leitor passa a identificar como planetas as esferas antes apresentadas.

02 – Por que a classe dos adjetivos predomina nos cinco primeiros quadrinhos dessa tira?

      Os cinco primeiros quadrinhos apresentam avaliações por meio de características, função típica dos adjetivos.

03 – No quarto quadrinho, o produtor da HQ optou por usar outra classe gramatical. O que justifica essa preferência?

      O quadrinista empregou o substantivo frescura para evitar que o adjetivo fresco fosse entendido como referência a temperaturas amenas. O substantivo, nesse caso, expressa com mais clareza o sentido de “presunção”, “afetação”.

04 – Há, no último quadrinho, uma diferença entre as reações do personagem em cena e as daquele conhecido apenas por sua fala. Explique.

      A fala sugere que o personagem externo não foi atendido plenamente em suas expectativas, considerando a Terra apenas aceitável. Já o sorriso do personagem em cena dá a entender que ele ficou satisfeito com o resultado da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário