Tira: No princípio 2
Carlos Ruas. No
princípio 2.
Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na
língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição
– São Paulo, 2016 – Moderna – p. 235.
Entendendo a tira:
01 – A partir de qual quadrinho o
leitor consegue identificar, com certeza, os objetos mostrados pelo personagem?
Por quê?
A partir do quarto quadrinho, quando
aparece Saturno, facilmente reconhecido por seus anéis, o leitor passa a
identificar como planetas as esferas antes apresentadas.
02 – Por que a classe dos
adjetivos predomina nos cinco primeiros quadrinhos dessa tira?
Os cinco primeiros quadrinhos apresentam
avaliações por meio de características, função típica dos adjetivos.
03 – No quarto quadrinho, o produtor
da HQ optou por usar outra classe gramatical. O que justifica essa preferência?
O quadrinista
empregou o substantivo frescura para evitar que o
adjetivo fresco fosse entendido como referência a temperaturas
amenas. O substantivo, nesse caso, expressa com mais clareza o sentido de
“presunção”, “afetação”.
04 – Há, no último
quadrinho, uma diferença entre as reações do personagem em cena e as daquele
conhecido apenas por sua fala. Explique.
A fala sugere que
o personagem externo não foi atendido plenamente em suas expectativas,
considerando a Terra apenas aceitável. Já o sorriso do personagem em cena dá a
entender que ele ficou satisfeito com o resultado da escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário