sábado, 10 de setembro de 2022

TIRINHA: DAIQUIRI - CACO GALHARDO/FOLHAPRESS - LINGUAGEM NÃO VERBAL -COM GABARITO

 Tirinha: Daiquiri

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPxzbLCLMccu9wH2BX8optnwz489DuxApQH4HAifAv4qXCRkeyCJbjfH_Gur63jn9QGfMnrjaClItHCNdP4HQH46chYSgtH-U9oaQT5PAX9GRfFQQatKKEEZPTY2yg5aysazsAs6yxP4lXe4hglPvonmcDF3eVTpn4QokHc_U6t4_cpE4uQu7Qdj12/w320-h138/DAIQUIRI.jpg

CACO GALHARDO/FOLHAPRESS. Daiquiri.

      Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 228-9.

Entendendo a tirinha:

01 – Qual é o estado emocional da personagem Lili? De que maneira ele é explicitado pela linguagem não verbal?

      Lili está irritada, conforme sugerem os braços cruzados e a sobrancelha arqueada (primeiro quadrinho) e os braços erguidos, os olhos e a boca muito abertos, além dos traços sugestivos de voz alta (segundo quadrinho).

02 – O humor da tira se constrói sobre uma quebra de expectativa. Explique como isso é feito.

      Nos dois primeiros quadrinhos, a personagem parece muito irritada com os homens em geral, desejando afastar-se definitivamente de todos eles, mas o último quadrinho revela que essa decisão prevê um tempo de duração bastante curto.

03 – É possível dizer que o personagem Reginaldo tem um papel importante na vida de Lili? Por quê?

      Sim. Lili parece ser cortejada por vários rapazes, como sugere a expressão bando de homens, mas apenas um deles (Reginaldo) é nomeado de modo particularizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário