sábado, 10 de setembro de 2022

REPORTAGEM(FRAGMENTO): 20 COISAS INCRÍVEIS SOBRE O CORPO HUMANO - BRIAN CLEGG - COM GABARITO

Reportagem: 20 coisas incríveis sobre o corpo humano

                      Brian Clegg

        [...]

        17 – Idade real

        Assim como uma galinha, sua vida começou num ovo. Não uma coisa volumosa e com casca, mas mesmo assim um ovo – ou melhor, um óvulo. No entanto, há uma diferença significativa entre um óvulo humano e um ovo de galinha, com um efeito surpreendente sobre a sua idade. Os óvulos humanos são minúsculos. Eles são, afinal de contas, apenas uma única célula, e têm habitualmente em torno de 0,2 mm de diâmetro – mais ou menos o tamanho de um ponto-final impresso. Seu óvulo foi formado na sua mãe – mas o surpreendente é que ele foi formado quando ela era um embrião.

        A formação do seu óvulo, e da metade do seu DNA proveniente da sua mãe, pode ser considerada o primeiríssimo momento da sua existência. E isso aconteceu antes de a sua mãe nascer. Digamos que sua mãe tinha 30 anos quando teve você, então se pode dizer que no seu 18º aniversário você já tem mais de 48 anos de idade.

        [...]

CLEGG, Brian. Publicada em 1º fev. 2013. Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2013/02/1223642-20-coisas-incriveis-sobre-o-corpo-humano.shtml. Acesso em: 9 nov. 2015. (Fragmento).

      Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 255.

Entendendo a reportagem:

01 – Por que o conteúdo desse texto se encaixa em uma reportagem com o título “20 coisas incríveis sobre o corpo humano”?

      O texto apresenta uma informação desconhecida por muitos: o fato de que o ser humano potencialmente existe antes mesmo de sua mãe nascer.

02 – Qual é o único uso de um ou uma com função de numeral nesse texto?

      É numeral em uma única célula, em que se refere a quantidade.

03 – Com que objetivo o produtor do texto comparou o óvulo humano a um “ponto-final impresso”?

      A comparação ajuda o interlocutor a compreender a dimensão da medida 0,2 mm, de uso mais raro.

04 – Os numerais não costumam ter variação de grau. Qual deles, empregado no texto, foge dessa regra? Que sentido tal variação produziu?

      O numeral ordinal primeiro sofreu variação de grau em primeiríssimo, produzindo o sentido de ênfase. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário