sábado, 10 de setembro de 2022

TIRINHA: BICHINHOS DE JARDIM MUNDO DOIDO - CLARA GOMES - COM GABARITO

 Tirinha: Bichinhos de Jardim Mundo Doido

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnfI4yVr8f2Xf1pIp3TIxYLZ6GVFUvqINLbZZaGRWjVjsWaH4iM_igy2ElO4SEPzByqBl6W2JejY5BzdU_5K8j0jr2iDl5_-xhjejokSbfPPp586OQCNr-DKfC0xb1RYSiMJc2mgRPQdO0zKNh9tAYwzFA-RiahE5dEvAMXVSvTJbGKR3goiq5nCC7/s320/BICHINHOS.jpg

Clara Gomes. Bichinhos de Jardim. Mundo doido.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 244.

Entendendo a tirinha:

01 – Qual é o núcleo do sintagma nominal o novo picolé de fruta naturalmente artificializado? Por quê?

      Picolé, porque é a palavra mais importante do sintagma.

02 – Por que o adjetivo artificializado tem a forma masculina?

      Para concordar com o núcleo do sintagma, picolé.

03 – Ao ouvir o comentário da Joaninha, no primeiro quadrinho, Mauro (o “minhoco”) expressa perplexidade. O que motiva esse espanto?

      A incoerência na expressão naturalmente artificializado.

04 – Na fala da Joaninha, no segundo quadrinho, ocorre paralelismo (isto é, semelhança) entre três expressões. Explique como esse recurso é construído e qual é seu efeito.

      As expressões um forno autolimpante, uma geladeira autodescongelante e uma televisão entediante são formadas por artigo + substantivo + adjetivo. O paralelismo dessas estruturas gramaticais iguala os três produtos, sugerindo sua desimportância.

05 – Também há paralelismo na fala do televisor. Que efeito é criado? Justifique.

      Em novos comerciais e antigos programas ocorre uma antítese que destaca o fato de não haver novidades na televisão, a qual se concentra no estímulo do consumismo.

06 – De que maneira o último quadrinho satiriza as propagandas de produtos de limpeza?

      Do ponto de vista dos fabricantes, os afixos acrescidos aos nomes dos produtos de limpeza veiculam valor positivo, ligado às ideias de eficácia e força, mas, nos substantivos criados, o exagero foi evidenciado, contribuindo para o tom de humor e crítica da tira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário