Quadrinhos: Meus bens
Fábio Moon e Gabriel
Bá. www.10paezinhos.com.br
Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na
língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição
– São Paulo, 2016 – Moderna – p. 231.
Entendendo os quadrinhos:
01 – Com que tipo de
narrativa a imagem e a fala do primeiro quadrinho dialogam?
Dialogam com as tradicionais fábulas de
valor moral.
02 – Que associação o leitor
deve construir entre o quadrinho superior e os outros cinco?
O quadrinho que
ocupa a posição superior apresenta uma ordem de busca do que é mais
precioso, cuja resposta é dada individualmente por cada um dos personagens dos
quadros inferiores, sugerindo valores pessoais.
03 – Considerando a ordem
dada ao pássaro, explique por que as respostas dos cinco personagens estão
centradas em substantivos.
A expressão o que, usada na ordem, cria a
expectativa de uma resposta centrada na indicação de um ser ou objeto, função
exercida pelos substantivos.
04 – Dos substantivos usados
nos quadrinhos da parte inferior, qual deles não pode ser classificado
como concreto? Por quê?
Memória, porque é um termo
que se refere à capacidade de lembrar e, portanto, manifesta-se por meio
de um ser; não tem existência autônoma.
05 – O substantivo bróder é um empréstimo lexical.
Escreva no caderno a palavra que lhe deu origem e a variedade linguística em
que ele ocorre.
Bróder, derivado do
substantivo inglês brother,
cujo significado é “irmão”, ocorre
nas variedades linguísticas dos jovens, sobretudo das áreas urbanas.
06 – A que substantivo
abstrato bróder remete?
Ao substantivo abstrato amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário