sábado, 10 de setembro de 2022

QUADRINHOS: MEUS BENS - FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ - COM GABARITO

 Quadrinhos: Meus bens

 Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimJfHN4Nr4FgoZzr-6DjgKZPo6RDqSqnPwXk6IbRzFRu5YBI1B9Lq8EZzkZtBFaK1xqUo8_fT8J1vSVDB3iS9cAhkFbXhUdOnAFj0QNpdwrNGIBP9q4bpiPjW8Ixk1CLA_EUNkzLF7w9yINWQRl5v14F1WmaifKGKbjBVNVhC-jzTh_MGpV-Rc-Qew/w346-h174/MOON.jpg

Fábio Moon e Gabriel Bá. www.10paezinhos.com.br

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 231.

Entendendo os quadrinhos:

01 – Com que tipo de narrativa a imagem e a fala do primeiro quadrinho dialogam?

      Dialogam com as tradicionais fábulas de valor moral.

02 – Que associação o leitor deve construir entre o quadrinho superior e os outros cinco?

      O quadrinho que ocupa a posição superior apresenta uma ordem de busca do que é mais precioso, cuja resposta é dada individualmente por cada um dos personagens dos quadros inferiores, sugerindo valores pessoais.

03 – Considerando a ordem dada ao pássaro, explique por que as respostas dos cinco personagens estão centradas em substantivos.

      A expressão o que, usada na ordem, cria a expectativa de uma resposta centrada na indicação de um ser ou objeto, função exercida pelos substantivos.

04 – Dos substantivos usados nos quadrinhos da parte inferior, qual deles não pode ser classificado como concreto? Por quê?

      Memória, porque é um termo que se refere à capacidade de lembrar e, portanto, manifesta-se por meio de um ser; não tem existência autônoma.

05 – O substantivo bróder é um empréstimo lexical. Escreva no caderno a palavra que lhe deu origem e a variedade linguística em que ele ocorre.

      Bróder, derivado do substantivo inglês brother, cujo significado é “irmão”, ocorre nas variedades linguísticas dos jovens, sobretudo das áreas urbanas.

06 – A que substantivo abstrato bróder remete?

      Ao substantivo abstrato amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário